Quais os principais erros que impedem a renovação de seguros

Ed Tomaz
Quais os principais erros que impedem a renovação de seguros

É fundamental para qualquer Corretora de Seguros encontrar formas de fidelizar clientes. Ou seja, o melhor jeito de evitar a perda de renovação de seguros é fazendo uma boa gestão da carteira de clientes. Além disso, ela ainda provoca novas possibilidades de negócios com quem já é segurado.

No entanto, uma das formas de fazer uma boa gestão dos clientes é identificando erros e encontrando soluções para que eles não se repitam e evite a perda de renovação de seguros. Por isso, preparamos este artigo para você, com os maiores erros feitos por profissionais que impedem a renovação de seguros. Confira!

Qual a importância da fidelização dos clientes em uma renovação de seguros?

Uma clientela fiel significa redução de custos, tempo e esforços. Outra vantagem fundamental de você continuar com o cliente em sua carteira é a possibilidade de receber indicações. Afinal de contas, ele não teria renovado o contrato com a sua Corretora de Seguros se não tivesse aprovado o serviço.

Além disso, você terá um espaço muito maior para melhorar seu relacionamento com o cliente, que optou por renovar o contrato e, consequentemente, estabelecer uma parceria mais benéfica e de longa data para todos.

Quais são os maiores erros cometidos por Corretores que impedem a renovação de seguros?

Para que você consiga a fidelidade dos clientes e, consequentemente, a renovação de seguros, é fundamental prestar atenção para não cometer alguns erros. A seguir, listamos alguns. Acompanhe a leitura!

Não reunir informações dos clientes

É fundamental reunir as informações que você anotar de seu cliente na hora de realizar o contrato. Ou seja, quanto mais informações juntadas e organizadas você tiver sobre ele, mais facilidade você terá no momento de renovar o contrato.

Portanto, não anote somente informações contratuais, registre características relevantes que você observou durante as reuniões e que poderão ajudar melhor a compreender quem é o seu cliente. Dessa forma, ao reunir esses dados, ficará mais fácil para se relacionar e manter contato com a clientela.

Não se mostrar presente

Uma ótima dica que pode parecer irrelevante, é se mostrar presente. Fique sempre atento às datas especiais, como o aniversário do cliente, por exemplo, e mande mensagem ou e-mail parabenizando-o por nesta data tão importante. Dessa forma, você estará demonstrando que está próximo, e o deixará mais seguro, sabendo que pode confiar em você.

Não ter conhecimento do público

Uma Corretora de Seguros qualificada, sempre considera a opinião do público, e quando o cliente é de longa data, fica muito mais fácil de realizar esse trabalho. Não há problema algum em se tornar amigo do segurado, é dessa forma que você conseguirá saber quais são os seus problemas.

Porém, para que seja possível descobrir quais são as dificuldades do seu cliente, será necessário resolver outro problema, que é o de não saber escutar. Ou seja, o corretor que não sabe ouvir, acaba perdendo oportunidades no momento da renovação de seguros.

Dessa forma, até mesmo quando o cliente tem dúvidas ou perguntas que podem ser consideradas irrelevantes. É fundamental saber ouvi-lo. Sabemos que não é todo dia que você está com disposição de ouvir todas as informações que chegam, mas acredite, isso é essencial.

Em outras palavras, são por meio dessas conversas que você extrai informações úteis, que auxiliarão a conhecer de fato as dificuldades de seu cliente e desse modo, adequar a forma como você se comunica com ele e, consequentemente, aumentando o número de renovação de contratos.

Não entender a personalização

Deixe seu cliente satisfeito personalizando as propostas. Sabemos que muitas vezes não é fácil, mas se você deseja renovar mais contratos de seguros, será necessário fazer isso. Dessa maneira, para deixá-lo mais contente, você deve personalizar suas propostas.

Não atender o cliente no tempo adequado

Ninguém gosta de ficar aguardando para ter alguma informação. Independentemente se for uma informação de menos importância ou a resolução de um problema sério. Quanto mais rápido temos a resposta, mais satisfeitos nós ficamos. Entre o Corretor de Seguros e cliente, não é diferente.

Apesar disso, é normal os Corretores permitirem que os clientes esperem uma retorno em relação ao sinistro ou uma cotação, e não prestarem a devida atenção ao assunto em questão.

Ou seja, quando o cliente fica muito tempo aguardando sem nenhum tipo de posicionamento ou até mesmo um prazo para resposta, ele passa por uma situação desagradável. Por meio disso, poderá ser determinante para ele deixar de renovar o contrato de seguros com você.

Não se importar com o pós-venda

É fundamental que o cliente seja bem atendido quando ele procura a solução para um problema depois de fechar o contrato do seguro. A trajetória de compra do seu segurado não termina quando você informa a proposta e a apólice é emitida.

É justamente no momento do pedido de um serviço de assistência 24 horas ou de um sinistro que o cliente vai provar o produto e, caso não seja bem atendido, tem grande chance de não renovar a apólice com a sua Corretora de Seguros.

Não resolver o problema do cliente

Procure solucionar o problema do seu cliente o mais rápido que conseguir e cumpra o que foi acordado no contrato do seguro. Pois a não resolução de problemas e o mau atendimento são os principais motivos na perda de segurados de uma Corretora de Seguros.

Caso já tenha acontecido, se for possível, corrija o problema para que não aconteça de novo. Se desculpe com o seu cliente, se colocando à disposição. Geralmente, quando uma empresa consegue resolver o problema do cliente, ele perdoa, continuando ao seu lado. Mesmo assim, tente sempre conquistar a sua confiança.

Não se preocupar em entrar em contato

Um dos equívocos feito pelas corretoras é esquecer do segurado depois de concretizar a venda, entrando em contato somente na hora da renovação do seguro.

É fundamental manter contato com segurado durante toda a vigência da apólice, para que assim, você crie um ligação mais próxima com o seu cliente, fazendo com que ele fique mais distante da concorrência.

Dessa maneira, você acompanhou neste artigo os maiores erros cometidos por corretores que impedem a renovação de seguros. No entanto, podemos dizer que, corrigindo esses erros, a sua Corretora conquistará diversos resultados positivos como geração de oportunidades de vendas e ganho de produtividade. Com isso, avalie o que precisa melhorar e siga em frente.

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