Fidelização de clientes: entenda o conceito e como trabalhá-la em sua corretora

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A fidelização de clientes é essencial em qualquer negócio, mas particularmente naqueles em que existe a renovação contratual, como no caso dos seguros. Dessa forma, uma Corretora de Seguros deve se debruçar sobre o tema e implementar um verdadeiro programa de fidelização.

Vale a pena, pois fica tudo mais fácil para o cliente, para a corretora e a seguradora. Algumas iniciativas, no entanto, precisam ser tomadas.

Continue a leitura, entenda o conceito e como trabalhar a fidelização de clientes em sua corretora.

O que é a fidelização de clientes?

Em uma visão idealista, fidelizar é fazer com que seu serviço, produto ou atendimento consigam maravilhar seu cliente. Mas, fazê-lo de modo que ele não considere a hipótese de utilizar qualquer outra corretora que não a sua.

Assim, um cliente fiel deve ser visto como o resultado do trabalho desenvolvido pela Corretora de Seguros. Da parte do cliente, trata-se muito mais de uma reação à forma como você conduz as relações nos negócios.

Portanto, fidelizar o cliente é fazer bem feito de modo a ser o preferido da clientela sempre que houver demanda. Mais que isso: a fidelização é um excelente instrumento de marketing, pois sua Corretora de Seguros passará a ser indicada pelos próprios segurados. E essa é a melhor referência!

Qual a sua importância?

De maneira geral, os negócios devem tender a uma condição de continuidade que pode ser fortemente atendida em grande parte pelos próprios clientes com contratos já vigentes. Dessa forma, no vencimento, se procederá a uma atualização com as sucessivas renovações que, na verdade, são características dos seguros.

Com isso, a conquista de novos clientes significa de fato a ampliação de sua carteira, e não a simples substituição com manutenção dos mesmos números. Portanto, o crescimento do negócio pode ser fruto da fidelização dos clientes segurados com contratos conduzidos pela corretora.

Quais as principais métricas utilizadas?

Saber da existência ou não de clientes fiéis e como esse contingente flutua é peça importante na gestão da Corretora de Seguros. Conheça algumas das principais métricas utilizadas para esse fim.

NPS

NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica que avalia o grau de satisfação e de lealdade dos clientes com determinada marca. Existem fórmulas simples para calcular o NPS adotado pelas maiores empresas do mundo. Afinal, fidelizar o cliente é do interesse de qualquer negócio.

Churn Rate ou Taxa de Rotatividade

A Taxa de Rotatividade mede a quantidade de clientes que deixaram sua corretora dentro de um determinado período. A taxa é medida em porcentagem, facilitando o conhecimento de uma realidade que mostra quando alguma coisa precisa ser feita.

Custo de retenção do cliente

Essa métrica é conhecida por sua sigla CRC e indica quanto está investido com vistas a manter o cliente. Também é indispensável, pois não se trata de fidelização a qualquer custo, ou poderá não haver benefício.

Quais as principais dicas para sua adoção?

Promover a fidelização dos clientes é um trabalho que requer iniciativas às vezes estratégicas e que constituem as boas práticas da atividade. Veja a seguir as mais importantes e que devem ser adotadas:

  • decidir-se por um bom atendimento;
  • conhecer os clientes;
  • mostrar proatividade nas iniciativas;
  • dar respostas com presteza;
  • usar a tecnologia a seu favor (plataforma de gestão);
  • ser o melhor assessor do início ao fim em uma ocorrência de sinistro.

Enfim, faça seu cliente saber por meio de suas atitudes que sua Corretora de Seguros é a melhor parceira com a qual pode contar. Nisso consiste a fidelização.

Como você pôde ver, a fidelização de clientes é construída por meio de ações estratégicas, mas que devem caracterizar seu trabalho a fim de que o cliente queira continuar com você.

O que você achou deste post? Registre aqui seu comentário.