Organograma de Corretora de Seguros: veja como deve funcionar

Omar Ajame
Organograma de Corretora de Seguros: veja como deve funcionar

Dentro de uma Corretora de Seguros, é importante manter a organização não apenas dos processos, mas da empresa como um todo. Há inúmeras tarefas que precisam ser realizadas todos os dias, o que requer uma estrutura para manter o controle. Para isso serve um organograma de Corretora de Seguros.Apesar de sua importância, existem diversas Corretoras que não dedicam algum tempo a construção de um bom organograma, o que restringe um pouco sua efetividade. Para ajudar a evitar esse erro, vamos falar um pouco sobre o que é esse organograma, sua importância e como ele deve ser estruturado. Acompanhe!

Organograma de Corretora de Seguros: veja como deve funcionar

O que é um organograma e qual sua importância para sua Corretora de Seguros?

De forma simples, um organograma é um esquema que define como uma organização é estruturada, seja do ponto de vista hierárquico ou de seus processos. Dentro da sua Corretora, ele representa as diferentes tarefas, cargos e níveis de importância relativos entre elas.Pequenas Corretoras têm apenas uma ou duas pessoas, o que significa que muitas dessas funções serão acumuladas. Porém, ter essa estrutura bem clara ainda será útil para organizar seu dia a dia.

Como deve funcionar um organograma de Corretora de Seguros?

Há várias formas de elaborar seu organograma dependendo de como seu trabalho funciona. Porém, se quiser um ponto de partida, vale seguir estes níveis.

Organograma de Corretora de Seguros: veja como deve funcionar

Gestores, corretores e diretoria

No topo, sempre estarão os tomadores de decisões, aqueles que têm maior responsabilidade pelo desempenho da empresa em geral. Sendo assim, essas pessoas devem não só ter bastante conhecimento, como também serem um exemplo do que a Corretora busca.

Gestão financeira e administração

Esses são dois aspectos fundamentais desse segmento, os quais têm grande destaque no organograma de Corretora de Seguros. O primeiro faz o controle da movimentação de caixa e mantém a saúde financeira, enquanto o segundo cuida das apólices e mantém toda a documentação em dia.

Vendas

Aqui estão os corretores que atuam diretamente com o cliente. São aqueles que passam mais tempo em campo e discutindo com potenciais consumidores, garantindo que essas conversas sejam transformadas em vendas e contratos que tragam mais rentabilidade para a Corretora.

Sinistros

No organograma de Corretoras de Seguros, a área de sinistros deve receber uma atenção especial. É ela quem lidará com o atendimento ao cliente que teve que acionar o seguro, garantindo que ele receba a cobertura pela qual pagou. Se essa parte não funcionar, então será bem difícil manter a sua base de clientes.

Renovação

Quando uma apólice de seguro está próxima do vencimento, alguém deve entrar em contato com o cliente para solicitar uma renovação. Isso aumenta suas chances de retê-lo por mais tempo.

Marketing

Por fim, mas não menos importante, também deve haver uma área dedicada à divulgação da sua Corretora, administrando site e redes sociais, por exemplo. Sem isso, atrair novos clientes pode ser mais desafiador.Agora, com a leitura deste artigo, você é capaz de entender melhor o que é um organograma de Corretora de Seguros, sua importância para a empresa e alguns de seus principais pontos fundamentais. É um investimento de planejamento que vai poupar uma série de problemas.Se tiver qualquer dúvida sobre o tema, que tal deixar seu comentário? Vamos ajudar você a entender ainda mais sobre como atuar em uma Corretora de Seguros!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags