Plataforma White Label: o que é e como escolher a melhor solução?

Ed Tomaz
Plataforma White Label: o que é e como escolher a melhor solução?

Gerir uma Corretora de Seguros, sem o apoio da tecnologia, em pleno 2021, é inviável. Ao mesmo tempo, nem todos os corretores têm condições de desenvolver, ou contratar um desenvolvedor, para a construção de uma solução tecnológica específica para o nosso setor, com todas as funcionalidades necessárias para a venda de seguros.

É nesse cenário que surgem as plataformas White Label, que permitem que a Corretora adquira uma solução tecnológica robusta para vender seguros e que possa personalizá-la com a sua identidade visual, de acordo com as funcionalidades que mais necessita.

Mas, o que é plataforma White Label? Para que serve e como encontrar uma? Neste post, tiramos essas e outras dúvidas. Confira!

O que é uma plataforma white label?

Podemos definir uma plataforma White Label como uma solução tecnológica pronta, que uma empresa pode adquirir, sem investir dinheiro em seu desenvolvimento — contratando equipes e desenvolvendo projetos —, como se estivesse aderindo a um serviço.

Com isso, a empresa contratante tem total liberdade para personalizar a solução, deixando-a com a sua “cara”, além de incluir a identidade visual que deseja. Daí vem o nome White Label, ou etiqueta branca, em português.

A companhia desenvolvedora foca na construção de uma plataforma específica para um marcado, como o de venda de seguros, e disponibiliza essa solução para que a empresa que contratou se transforme em uma solução própria.

Em suma, podemos dizer que, com a utilização de uma plataforma White Label, todos saem ganhando, pois:

  • a empresa desenvolvedora aumenta as suas vendas e tem a possibilidade de reinvestir nas soluções atuais e novos produtos;
  • a contratante pode focar em seu core business e economizar em uma área que não é o seu domínio;
  • O cliente recebe uma solução desenvolvida por especialistas para cumprir seus objetivos dentro da aplicação, aumentando o seu vínculo de relacionamento com a empresa.

Por que as empresas estão investindo em plataformas White Label?

Agora que já entendemos o conceito da plataforma White Label, é hora de vermos os motivos que estão levando cada vez mais empresas a investir nesse modelo de aplicação. Veja abaixo os principais.

Ajuda a reduzir custos

Desenvolver uma solução tecnológica do zero não é fácil, rápido e nem barato. Para o desenvolvimento de um motor digital de vendas para uma Corretora de Seguros, por exemplo, seria necessário a contratação de profissionais especializados e a criação de um projeto em que essa aplicação web atenda especificamente ao mercado de seguros.

Ao optar pela plataforma White Label, desenvolvida para a venda de seguros, a sua única preocupação será com as customizações simples de identidade visual e com o pagamento da mensalidade.

Além disso, essas soluções são, na maioria das vezes, desenvolvidas em nuvem, ou seja, a sua empresa não precisará arcar com servidores e manutenção, e ganhará em acessibilidade.

Possibilita a otimização de processos

O grande objetivo das empresas ao adotarem uma plataforma White Label para vender seguros, é ganhar em produtividade, automatizar processos e facilitar a vida dos clientes — que poderão comprar de forma autônoma e proativa. É a oportunidade que a sua empresa espera para potencializar a sua capacidade de vendas, atingindo um público bem maior.

Maior agilidade na implementação

Como falamos acima, o desenvolvimento de um sistema para venda de seguros pode demorar anos. A plataforma White Label está pronta para uso, ou seja, se escolher o provedor de qualidade, você estará inserido nesse mercado em pouquíssimo tempo, podendo aproveitar toda a dinâmica que a internet oferece.

Sem falar que também pode integrar a plataforma com o seu sistema de gestão, o que simplifica os seus processos, torna a coleta e tratamento de dados mais precisos e gera insights que proporcionam uma tomada de decisão cada vez mais refinada.

O que considerar para escolher a melhor solução White Label?

Como vimos acima, a plataforma White Label pode trazer uma série de benefícios para as Corretoras de Seguros, porém, para que esses benefícios sejam alcançados, é importante que a escolha do desenvolvedor seja feita de forma criteriosa. Veja abaixo algumas dicas para fazer uma boa escolha.

Verifique se a empresa entende o seu mercado de atuação

O primeiro ponto não poderia ser outro: se você quer uma ferramentas desenvolvida para Corretora de Seguros, a empresa que desenvolve deverá ter o conhecimento desse mercado. Por isso, certifique-se de que ela tem o know-how necessário no setor.

Para isso, verifique a cartela de cliente e se as funcionalidades oferecidas pelo sistema realmente se encaixam nas realidades de uma Corretora de Seguros.

Pesquise sobre a reputação da empresa

Pesquisar a reputação da empresa é de suma importância, pois, mais do que um simples fornecedor de tecnologia, você está escolhendo um parceiro, que vai fazer parte de seu projeto de negócios.

As suas vendas passam, necessariamente, pela capacidade deles de oferecer uma aplicação funcional e intuitiva. Por isso, não abra mão de consultar sites de reclamação, redes sociais e conversar com outros clientes que utilizam a mesma solução.

Confira o SLA

Como é uma parceria de negócios, é importante que o SLA seja bem elaborado, trazendo todos os detalhes possíveis sobre o serviço, com os parâmetros mínimos que o desenvolvedor deve entregar para o contratado — bem como as obrigações do contratante em relação a pagamentos e solicitações.

Escolha uma ferramenta que seja integrável

Quanto mais integrável for a plataforma escolhida, mais rápida será a sua implementação. Isso porque, é possível aproveitar a estrutura existente para que os processos se mantenham. Um bom exemplo de plataforma desenvolvida para corretores de seguro, que se adapta a todo tipo de site, é o Nimble, desenvolvido pela TEx Tecnologia.

Com essa ferramenta integrada ao seu site, você pode vender seguros online, de maneira ágil e intuitiva, receber contratações ininterruptas e oferecer para os seus clientes a melhor ferramenta MultiCálculo do mercado, para que eles possam fazer cotações e comparações, e fechar a venda de forma autônoma.

A implementação do Nimble em seu site é feita de forma simples, com a inserção de apenas uma linha de código — ou seja, o seu site fica pronto para vender em tempo recorde. Você também pode fazer a integração com um sistema de gestão próprio para corretores, como o TELEPORT Pro, o mais completo do mercado.

Como vimos neste post, a plataforma White Label pode ser a solução que a sua Corretora estava esperando para entrar de vez na transformação digital. Essa é a sua chance de contar com uma solução de alto nível, desenvolvida por especialistas, sem ter que arcar com grandes custos — além de ter uma implementação muito rápida.

Gostou do post? Quer saber como contar com o Nimble para aumentar as suas vendas de seguros? Visite o nosso site e conheça essa solução!

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