Descubra como melhorar a taxa de renovação da sua Corretora de Seguros

Omar Ajame
Descubra como melhorar a taxa de renovação da sua Corretora de Seguros

Uma forma importante de mensurar os resultados da sua Corretora de Seguros é definindo métricas que devem ser acompanhadas constantemente. A partir da análise delas é possível saber se houve crescimento real, se é necessário realizar readequação de algum setor, promover realinhamento de estratégias, entre outras.

Melhorar a taxa de renovação é uma das maiores preocupações entre os gestores de corretora de seguros. Otimizar essa taxa permite a mensuração e gestão da capacidade de fidelização dos clientes. Você, como gestor, analisou os resultados do seu negócio e acha que ainda é possível melhorar a performance? Então, descubra 6 dicas para melhorar a taxa de renovação e ajude a sua corretora a potencializar a retenção de clientes.

1. Ofereça novos produtos

Um ponto importante para melhorar a taxa de renovação é estar sempre acompanhando o que as Seguradoras estão oferecendo de melhor e novidades para seus clientes. Isso porque muitas delas oferecem coberturas e serviços novos que poderão ser úteis na hora de conquistar uma venda para sua Corretora. Para isso, além de conhecer esses novos produtos e serviços, é essencial que também conheça a rotina de quem está realizando a cotação, a fim de oferecer serviços adicionais que serão realmente úteis para ele. Isso é essencial porque, imagine a seguinte situação: a pessoa está prospectando seguros com a sua empresa e com um concorrente. Ao receber as cotações, ela percebe que você não ofereceu um serviço que poderia ser de interesse dela. Provavelmente, neste caso, ela fechará o contrato com a outra empresa e você perderá a venda. Por isso atualize-se constantemente e, principalmente, busque compreender como essas novas opções se enquadram na rotina do cliente para que possa persuadi-lo a realizar a aquisição.

2. Invista na estratégia da venda cruzada

A venda cruzada (ou cross selling) é uma estratégia bem interessante para a fidelização do cliente. Uma dos principais motivações para isso é a facilidade e a comodidade para o cliente de ter todos os seus seguros gerenciados por um único corretor. Em caso de problemas ou mesmo no momento da renovação, essa concentração de produtos e serviços geralmente agiliza o processo, visto que será necessário entrar em contato apenas com um único corretor para resolver a situação. Assim, é importante oferecer soluções complementares que conquistem a atenção de quem está realizando a cotação. Também é importante demonstrar que a sua empresa dispõe de profissionais preparados e especialistas que auxiliarão o cliente em todas as questões relacionadas com o negócio dos seguros, passando-lhe segurança. Essa estratégia também é útil para aumentar o faturamento médio, já que mais serviços serão contratados ao mesmo tempo.

3. Cultive o relacionamento com o cliente

Um dos pontos-chave para a fidelização do cliente é o desenvolvimento de um bom relacionamento com ele. Se o seu consumidor está satisfeito, torna-se muito mais fácil retê-lo em sua empresa e fidelizá-lo ao seu negócio. Algumas práticas são essenciais para o fortalecimento da relação com o cliente, como:

  • Ouvir e compreender quais são os problemas e expectativas do cliente, para identificar o que realmente pode fazer diferença no dia a dia dele;
  • Ser atencioso no atendimento;
  • Estar sempre disponível para esclarecer dúvidas, bem como informá-lo adequadamente de detalhes relacionados com o seu negócio;
  • Manter contato constante, enviando novidades e atualizações de novos seguros e serviços que possam ser de interesse dele;
  • Marcar presença em datas importantes, como aniversário do cliente, Natal, Páscoa e outras datas comemorativas;
  • Monitorar constantemente o status do seguro e avisar o cliente sobre a proximidade do encerramento da vigência, deixando-o a par das vantagens de renovar o contrato.

Um bom relacionamento gera confiança, estreita laços e faz com que a pessoa se sinta confortável e satisfeita com o serviço oferecido, optando pela continuidade dos negócios com a empresa. Estabelecer esse vínculo ajuda a melhorar a taxa de renovação.

4. Construa uma boa imagem da sua empresa

Além de um bom relacionamento, criar uma boa imagem da sua empresa é fundamental para atrair e reter a atenção dos seus clientes, além de conquistar novos consumidores. Por isso, é essencial que os setores de publicidade, marketing, Relações Públicas e comunicação em geral trabalhem de forma estratégica para conquistar a confiança não só de novos contratantes, mas também para manter a atenção daqueles que já realizaram a contratação.

Estão no rol de atividades estratégicas a serem realizadas:

  • Envio de e-mails e newsletter (sempre com o consentimento do cliente), informando sobre novidades da corretora, atualizações e informações importantes sobre os seguros;
  • Utilização de estratégias de Inbound Marketing, vendarketing e Social Media, direcionadas também para quem já é cliente;
  • Realização de pesquisas de satisfação para saber se a pessoa está satisfeita com o serviço prestado e se tem algum posicionamento que possa contribuir para a melhoria do atendimento e suporte da corretora.

5. Invista em sistemas de agendamento automatizado

Muitas vezes, a pessoa que está prospectando o seguro realiza a cotação, mas não fecha com a corretora. A possibilidade de agendamento automatizado permite que, ao fim do prazo de vigência do seguro cotado no ano anterior, os produtores possam ser avisados sobre essa janela de oportunidade para, assim, fazer nova tentativa de efetivar a contratação nessa época. O sistema pode retomar um cálculo com base nas informações preenchidas anteriormente e abre a possibilidade de nova negociação com o segurado. O agendamento automatizado também minimiza o risco de o cliente buscar novas cotações com os seus concorrentes e amplia a chance de contratação de seguros com a sua corretora.

6. Utilize software de gestão específico para a sua atividade

Como já apontado, a automatização de processos é importante aliada para melhorar a taxa de renovação da corretora de seguros. E adotar um sistema específico de gestão para essa finalidade garantirá o acesso a recursos importantes, tais como:

  • Renovação automática: cria automaticamente um cálculo com todas as informações preenchidas, pronto para negociar com o segurado;
  • Envio de avisos por e-mail e SMS sobre a proximidade do fim do período de vigência do seguro para aqueles que não optaram pela renovação automatizada;
  • Agilização na comunicação com o cliente;
  • Envio de propostas mais interessantes de contratação com base na ferramenta MultiCálculo.

Essas são apenas algumas vantagens estratégicas da automatização para melhorar a taxa de renovação na sua Corretora. O uso desse sistema ainda contribui para o aumento da produtividade, diminui o índice de retrabalho, agiliza os cálculos de cotação, entre outras praticidades.

Conclusão

Gostou das nossas dicas? Viu como a decisão de melhorar a taxa de renovação da sua corretora de seguros está diretamente relacionada à fidelização do cliente e como o processo é longo, mas possível? Que tal agora aprender o encantar e reter esse cliente com uma boa proposta!

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