Descubra quais os fatores que interferem no crescimento da Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
9 min

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Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a margem de erro precisa ser mínima, afinal, estamos lidando com concorrentes qualificados. O Corretor de Seguros, para sobressair em seu setor, precisa lidar com uma série de variáveis, que vão da estruturação dos processos internos, até o contato direto com cliente, que exige boas estratégias de marketing e vendas.

Nesse cenário, é importante absorver a experiência de empresas que passaram por momentos difíceis e que cometeram erros capitais para chegar a essa situação. A partir desses erros mais comuns, você poderá mapear a sua empresa e analisar o que pode estar caminhando mal, para corrigir antes que se torne um grande entrave para seu negócio.

Para ajudar nessa missão, neste post, apresentamos os erros que interferem no crescimento da Corretora de Seguros e que você deve evitar. Confira!

Não conhecer a fundo o negócio

Por mais corrido que seja o dia a dia de uma Corretora, dedicar parte do tempo ao planejamento é de suma importância. Isso porque não é possível mensurar eventuais perdas e ganhos intangíveis e tangíveis sem esse planejamento. Entre os pontos cruciais para esse planejamento podemos destacar dois: a organização e a criação de metas tangíveis.

Em relação à organização, o ponto principal é que o gestor deve conhecer bem o seu negócio. É importante entender quem são os seus clientes, como andam as comissões, os vencimentos, as negociações, a produtividade etc. É fundamental saber para quem você está vendendo e a maneira como você vende. Faça um mapeamento sobre os processos internos e identifique os seus pontos fracos e fortes.

Outro ponto importante é a criação de metas tangíveis, ou seja, que sejam arrojadas, mas que os colaboradores saibam que é possível alcançar, com as suas devidas recompensas. Dessa maneira, você aumenta a motivação dos corretores, que trabalham sempre com um norte a seguir.

Falta de investimento em marketing

Foi o tempo em que o investimento em marketing digital era um diferencial para as empresas mais ligadas à tecnologia. Com a popularização das ferramentas digitais, com os clientes conectados 24 horas, investir em marketing digital se tornou uma necessidade das empresas que desejam se manter competitivas.

É importante que a sua Corretora de Seguros marque presença nas redes sociais, com a criação de bons conteúdos que gerem engajamento — ou seja, precisam entregar algum valor para o cliente ou lead, solucionando problemas reais deles.

As redes sociais podem ser utilizadas também para a criação de conteúdos promocionais e educativos, que desmitifiquem as principais dúvidas sobre os seguros utilizando uma linguagem que o seu público entenda.

Os blogs também fazem parte das estratégias de marketing digital e devem ser utilizados para atrair público com conteúdos mais aprofundados. Já o e-mail marketing contribui para estreitar laços entre a empresa e o cliente, seja via newsletter ou conteúdos educativos.

Não se relacionar com o cliente de forma adequada

O cliente é a razão de vida de uma empresa e saber como se relacionar com ele é crucial para o crescimento da Corretora de Seguros. Um erro recorrente que prejudica esse tipo de relacionamento é a falta de personalização. É importante que as propostas sejam personalizadas, com a avaliação do perfil do cliente.

Quando o corretor apresenta uma proposta personalizada, ele demonstra que entende a necessidade do cliente e propõe uma solução que entregue exatamente o que ele precisa, gerando uma identificação por empatia.

Outro ponto crucial em relação à comunicação é a falta de clareza, que impede que o cliente saiba exatamente o que está contratando. Além de ajustar a comunicação, é importante permitir que ele leia a apólice e ser o mais claro possível se houver dúvidas. Perguntas são importantes nesse processo para evitar todo tipo de mal-entendido.

Não esqueça o pós-venda, pois, ao contrário do que alguns Corretores de Seguro fazem, o processo de venda não termina na assinatura da apólice e das renovações. Para a fidelização, é importante que o profissional se mostre prestativo, pronto para resolver questões posteriormente.

Falta de preparo da equipe

Como falamos acima, o relacionamento com o cliente é primordial para o crescimento de uma Corretora de Seguros e é impossível criar essa relação sem a ajuda de uma equipe qualificada. Identificar o perfil de cada um, entendendo suas demandas é fundamental, mas tão essencial quanto isso é a maneira como essas informações são utilizadas.

Uma equipe despreparada jamais conseguirá atingir o seu pleno potencial de vendas, em muitos casos poderá gerar atrasos e prejuízos para a Corretora. Nesse cenário, além de caprichar na escolha dos profissionais que farão parte de sua Corretora, é importante investir na qualificação desses profissionais.

O investimento em qualificação da equipe, além de contribuir para aumentar as chances de negócios, contribuirá para a fidelização dos clientes, que se tornarão divulgadores espontâneos de sua empresa.

Não utilizar a tecnologia como impulsionadora do negócio

No século XXI, ainda há Corretoras de Seguros que não utilizam a tecnologia como impulsionadora de seus processos. Mesmo as pequenas Corretoras, aquelas que começam com 2 ou 3 colaboradores, mas que crescem mantendo os métodos antigos, podem utilizar a tecnologia, pois o acesso está muito mais simples e barato nos dias atuais.

O erro acontece quando, ao se acostumar aos métodos analógicos, o gestor passa a acreditar que o investimento em tecnologia seria um gasto desnecessário. A verdade é que esse tipo de pensamento é fatal para o crescimento da Corretora de Seguros, afinal, enquanto você segue fazendo a gestão de forma manual, os seus principais concorrentes estão adotando sistemas de gestão voltados para o setor.

Dessa maneira, eles conseguem automatizar tarefas repetitivas, aumentando a produtividade, ao mesmo tempo que reduzem custos, ou seja, passam a fazer mais com menos. O resultado é que, em pouco tempo eles terão a capacidade de atrair mais e mais clientes e poderão até levar alguns dos seus.

Já há vários softwares de gestão desenvolvidos especificamente para o mercado de seguros que são acessíveis e que podem contribuir para o crescimento de sua empresa. Você pode, por exemplo, ter uma máquina de vendas integrada ao seu site, o que aumentará ainda mais o seu alcance.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido quais são os erros que impedem o crescimento da Corretora de Seguros e como impedi-los. Quanto mais cedo o gestor tomar as atitudes para corrigir esses erros, mais rápido conseguirá responder às demandas de mercado.

Nesse cenário, a tecnologia aparece como balizadora para a correção de todos os erros citados neste artigo, pois facilita o planejamento, contribui para as estratégias de marketing, facilita a análise de dados para o bom atendimento do processo e dos clientes e otimiza a atuação da equipe.

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