Saiba como estruturar uma sólida gestão comercial e de vendas em sua corretora

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A garantia do sucesso de uma Corretora de Seguros, assim como a sustentabilidade dela, reside sobretudo em sua adequada gestão comercial e de vendas. Como gestor, você deve estruturar muito bem essas áreas da organização, pois elas constituem o ponto chave do sucesso dos negócios.

Nesse sentido, algumas dicas podem ser de grande auxílio, facilitando as coisas para você. Para esse fim, elaboramos esse post.

Continue a leitura e saiba como estruturar uma sólida gestão comercial e de vendas em sua Corretora de Seguros!

Realize um diagnóstico completo

Todo aprimoramento, em qualquer segmento profissional, começa por conhecer o que se tem, ou seja, saber como os diversos processos da gestão têm sido conduzidos. Assim, é indispensável realizar um diagnóstico completo, a fim de identificar e corrigir possíveis gargalos existentes na condução dos negócios.

Esse diagnóstico deve ser realizado periodicamente, permitindo se antecipar a futuros problemas em razão de alguma falha de gestão. De modo geral, os principais entraves que se costuma encontrar se relacionam às posturas pessoais, à rotina implementada e às ferramentas de gestão utilizadas na empresa.

Tenha um bom planejamento de vendas estruturado

Um bom planejamento de vendas estruturado é a melhor maneira de se estar sempre próximo das previsões de negócios a serem concretizadas. Trata-se, principalmente, de definir como os trabalhos serão conduzidos, identificando as metas a serem atingidas, evitando-se os improvisos e amadorismos dispensáveis em uma gestão comercial sólida.

Para esse fim, dois passos são essenciais: o diagnóstico da situação, já visto no item anterior, e o conhecimento do cliente. Este, por sua vez, é um processo muito parecido com o utilizado no marketing digital: a identificação da persona para a qual você dirigirá seus trabalhos comerciais e, portanto, deverá orientar seu planejamento.

Invista na capacitação de sua equipe

A alma de uma empresa é sua equipe e, para que ela seja eficiente, precisa ser permanentemente capacitada, assim como devidamente motivada. Esse é um aspecto que o gestor não pode deixar de lado, pois é essencial para o bom desempenho de sua Corretora de Seguros.

Leve em conta que o planejamento realizado deverá ser do conhecimento de toda a equipe, para que os diversos processos envolvidos sejam adequadamente conduzidos. Assim, não se esqueça de que existe uma demanda interna de capacitação para envolvimento dos colaboradores com a estratégia planejada.

Aplique e analise indicadores de desempenho

Indicadores constituem ferramentas indispensáveis para a boa gestão, a fim de se saber o que está acontecendo, como está a produtividade e se as metas planejadas estão sendo alcançadas. O seu planejamento vai mostrar quais indicadores serão mais importantes para monitorar o desempenho dos negócios na sua Corretora.

Considere, ainda, que você pode fazer uso de indicadores para avaliar o seu pessoal individualmente. Com isso, é possível mensurar a contribuição de cada colaborador, isto é, quanto cada um tem contribuído dentro do que se espera para o sucesso dos negócios.

Como você pode ver, a gestão comercial e de vendas de sua Corretora de Seguros pode ser bem estruturada e seus resultados acompanhados por meio do emprego de indicadores. As dicas aqui apresentadas podem ser de grande auxílio na ampliação das taxas de conversão dos negócios.

Mantenha-se atualizado assinando nossa newsletter. Assim, você não perde as dicas mais importantes para o sucesso de sua Corretora!