Saiba mais sobre o seguro contra intempéries e suas aplicações

por
Ed Tomaz
7 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

O seguro contra intempéries pode ser oferecido principalmente para veículos automotivos, residências e empresas. A proteção que confere a esses bens é cada vez mais necessária, observando-se em algumas cidades a ocorrência de sinistros certos e sucessivos na temporada das chuvas.

É importante o Corretor ressaltar para o cliente essa demanda, que pode não ter sido percebida. Existem coberturas inseridas no pacote básico, assim como na forma de adicionais, dependendo do bem a ser segurado, o que deve ser orientado ao interessado.

Continue a leitura e saiba mais sobre o seguro contra intempéries e suas aplicações.

O que é o seguro contra intempéries e qual a sua importância?

Intempéries são situações climáticas cuja intensidade pode trazer danos ao patrimônio móvel e imóvel. Assim, um seguro contra intempéries visa oferecer amparo ao Segurado na ocorrência de sinistros oriundos da natureza que afetem bens patrimoniais como veículos, residências ou empresas, entre outros.

Nesse sentido, os principais fenômenos climáticos e suas consequências, para os quais as Seguradoras costumam oferecer coberturas, podem ser assim relacionados, entre outros:

  • raio;
  • granizo;
  • vendaval, ciclone e furacão;
  • queda de árvore;
  • deslizamento de terra;
  • terremoto;
  • alagamento, enchente e inundação.
  • Importância das diversas coberturas

    Em um país tropical como o Brasil, eventos da natureza, como ventos fortes e chuvas intensas, são comuns em boa parte do nosso território. Em muitas cidades, a queda de árvores provocada por vendavais, assim como as enchentes e alagamentos, costumam trazer sérios prejuízos ao patrimônio das pessoas.

    Essas e outras ocorrências não constituem eventos raros. Ao contrário, se tornaram quase que uma regra em muitas cidades onde são observados sempre que o período de chuvas chega. Mas, não se trata apenas de chuva: eventos como tempestades de areia, embora não sejam comuns, foram registrados recentemente com estragos significativos.

    Assim, proteger-se contra tais eventos constitui uma responsabilidade da qual não se pode fugir, sobretudo com relação à proteção de veículos. Para esse fim, o seguro com coberturas contra intempéries é a solução para o cliente se resguardar de prejuízos vultosos, protegendo seu automóvel, sua casa ou sua empresa.

    Considere, ainda, que seguros residenciais e empresariais são produtos relativamente baratos. Assim, é importante o Corretor orientar, por exemplo, para a inclusão da cobertura adicional que protege contra vendaval, furacão, ciclone e tornado, eventos que têm se mostrado cada vez mais presentes.

    O que deve ser observado antes de oferecer esse seguro?

    Alguns aspectos devem ser levados em conta e precisam fazer parte da orientação dada pelo Corretor ao oferecer proteção para os eventos mostrados. Assim, considere, em especial, as observações seguintes e esteja pronto para orientar com precisão.

    Esse seguro é uma importante oportunidade para o Corretor esclarecer dúvidas sobre as estatísticas da incidência de sinistros relacionados a fenômenos da natureza. Da mesma forma, alerta para a relação custo-benefício muito favorável que apresenta.

    A proteção é diferente para os diferentes seguros

    Os seguros mais diretamente relacionados com os efeitos de fenômenos da natureza são o automotivo, o residencial e o empresarial. No entanto, cada um apresenta coberturas em condições diferenciadas.

    É preciso explicar ao cliente que os bens são afetados de formas diferentes na ocorrência de um mesmo sinistro. Por essa razão, também os pacotes de coberturas diferem conforme o objeto do seguro.

    Coberturas básicas e coberturas adicionais

    De modo geral, o seguro para veículos automotivos oferece na própria cobertura básica a proteção contra danos de acidentes envolvendo a natureza. Assim, por exemplo, a queda de uma árvore sobre um veículo, ou o estrago provocado em um automóvel por ação das águas de uma enchente, fazem parte da cobertura padrão.

    Por sua vez, no seguro residencial esses casos não estão no pacote básico de garantias mínimas. Para que essa proteção seja oferecida, o cliente deve contratar essa e outras como coberturas adicionais.

    Situações não cobertas

    Um aspecto importante a ser observado na contratação de seguro contra intempéries diz respeito às situações não cobertas. Assim, por exemplo, se um veículo estacionado na rua for alcançado pelas águas do extravasamento de um córrego e for inundado, o seguro garantirá a indenização devida.

    No entanto, é preciso deixar claro que, embora no seguro auto a proteção contra enchente seja básica, não será sustentada se o condutor do veículo, por exemplo, agir com imprudência diante das águas. Desse modo, tentar atravessar uma avenida totalmente inundada enquanto todos retornam afasta a garantia de indenização.

    Procedimentos no caso de sinistros

    Esse é um cuidado que deve ser orientado ao cliente especialmente no caso de seguro auto. Na ocorrência de um sinistro, o Segurado deve entrar em contato com o corretor ou com a central de atendimento da Seguradora, informar o ocorrido e solicitar um guincho.

    Esclarecer que pode ser utilizada a oficina de sua preferência. No entanto, não pode ser dada a autorização para execução dos serviços, uma vez que essa liberação é feita por técnico da Seguradora que fará uma avaliação antes.

    Quais as vantagens de ofertar aos clientes esse tipo de seguro?

    O seguro contra intempéries, muitas vezes, não é considerado pelo cliente, embora as incidências de sinistros dessa natureza sejam cada vez mais frequentes. Assim, existem algumas vantagens em oferecer esse tipo de seguro na abordagem do corretor. Acompanhe.

    Alerta o cliente para demandas de proteção necessárias

    Ao esclarecer sobre o número crescente de ocorrências com eventos da natureza e os prejuízos resultantes, o corretor alerta o cliente para demandas de proteção necessárias que, muitas vezes, não são consideradas. Desse modo, auxilia o interessado a levar em conta sua própria realidade, que pode ser de grande suscetibilidade.

    Amplia o nicho de mercado

    O oferecimento do seguro contra intempéries amplia o nicho de Mercado do Corretor, assim como de suas relações futuras com esse cliente. É também uma oportunidade de oferecer coberturas adicionais, conforme seja o objeto segurado, em função dos padrões adotados pelas Seguradoras.

    Como você pode ver, o seguro contra intempéries alcança uma diversidade de situações resultantes de fenômenos da natureza e se aplica principalmente a veículos, residências e empresas, constituindo um bom segmento para o Corretor de Seguros e ampliação de sua carteira.

    Gostou do artigo? Então mantenha-se em dia com a informação e garanta seu aprimoramento assinando nossa newsletter.