O que você precisa para ser corretor de seguros de sucesso? Confira aqui!

por
Omar Ajame
6 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Se você chegou até este artigo procurando saber o que precisa para ser um corretor de seguros, já deve ter se deparado com informações que mostram como essa profissão exige motivação, disciplina e técnicas de persuasão, correto? Pois bem, a corretagem de seguros, de fato, é uma soma de postura otimista com capacidade de conduzir vendas, refutando objeções dos clientes.Para sobreviver nesse mercado, o corretor deve atuar como um profissional de vendas, moderno e solucionador de problemas. Sua função é auxiliar o consumidor a encontrar o que ele realmente precisa. Ou seja, a tomar a melhor decisão de compra possível, com base em seus perfis e necessidades.Quer entender mais sobre o que precisa para ser corretor de seguros? Então, acompanhe a leitura do artigo para conferir!

O que faz um corretor de seguros?

O corretor de seguros é quem faz a intermediação do processo de aquisição entre uma seguradora e um determinado seguro para uma pessoa (física ou jurídica). Conhecemos como apólice o contrato celebrado entre as partes e é nele que constam todas as garantias e cláusulas que o cliente tem ao adquirir o seguro em questão.Se durante o período de validade do seguro o consumidor precisar acioná-lo, é o corretor quem entrará em contato com a seguradora, facilitando o cumprimento das cláusulas do contrato e tomando as providências necessárias.

De forma simplificada, essa é a função do corretor de seguros. No entanto, para exercer essa atividade, o profissional deve atentar-se para algumas exigências legais e estar devidamente habilitado pela Escola Nacional de Seguros (ENS/FUNENSEG), que emite o Certificado de Habilitação Técnico Profissional, comprovando que a pessoa tem o curso completo e estabelecendo a aprovação e regularmente inscrito no IBRACOR.

O que precisa para ser um corretor de seguros?

Ter entusiasmo

Como todo vendedor experiente, o corretor de seguros precisa transmitir entusiasmo para a sua base de contatos, pois isso motiva os clientes a adquirem os serviços.

Visão de mercado

O corretor de seguros precisa ter algo que está além da experiência. Digamos, que ele precisa ter uma certa intuição sobre como o mercado se comporta diante de mudanças socioeconômicas e políticas. Cada cenário é uma nova oportunidade, não importa se pareça favorável ou não.

Aparência

Por mais que pareça um detalhe superficial, o corretor é a sua própria "vitrine". Isto é, a forma como ele se veste e sua higiene pessoal transmitem confiança para o cliente e, consequentemente, ajudam a fechar negócios.

Técnicas de vendas

Nem todo mundo é um vendedor nato, mas isso não significa que as habilidades de vendas não podem ser adquiridas e desenvolvidas por meio de cursos e capacitações especiais.

Fé no seu próprio produto

Todo bom vendedor é aquele que acredita no que vende aos seus clientes, independentemente de qual seja o serviço ou produto oferecido. Como corretor de seguros, para demonstrar confiança aos consumidores, é fundamental acreditar no que você está oferecendo.

Investimento na própria carreira

Cursos, livros, palestras e horas de investimento em estudos para entender o produto que vende são tarefas que devem fazer parte da rotina do profissional de corretagem.

Como adquirir conhecimentos para se tornar um corretor de seguros?

Se você se identificou com as características citadas no tópico anterior, agora é a hora de se habilitar para exercer a profissão legalmente. Além disso, devido ao cenário complexo que estamos vivendo, é preciso ir além do convencional e aderir a algumas estratégias para se diferenciar competitivamente na carreira.Para adquirir os conhecimentos para se tornar um corretor, considere:

  • comprometer-se a abordar novos clientes potenciais todos os dias. Afinal, as oportunidades não aparecem sozinhas;
  • invista em cursos e capacitações para aprimorar seus conhecimentos e habilidades;
  • tenha um plano de carreira com metas e objetivos definidos;
  • faça campanhas de marketing digital para promover seu negócio e garantir uma presença nas redes sociais;
  • utilize a tecnologia a seu favor, como um CRM para gerenciar o relacionamento com os contatos ativos.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre o que precisa para se tornar corretor de seguros, essa profissão exige dedicação, investimento de tempo e estudos constantes sobre o comportamento do mercado e do consumidor.Agora que você já conhece as melhores práticas para se tornar um corretor de seguros, não deixe de conferir também o nosso post sobre as principais técnicas de argumentação para venda de seguros!