5 dicas para aumentar a produtividade do Corretor de Seguros

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A produtividade do Corretor de Seguros pode estar diretamente relacionada às suas iniciativas de planejamento e organização do trabalho. Na verdade, não há competitividade quando não se levam em conta abordagens mais profissionais na realização das atividades do Corretor.

Nesse sentido, além de planejar, é preciso definir metas, tirar proveito da tecnologia disponível e se aperfeiçoar constantemente, entre outras iniciativas. São medidas dessa natureza que propiciam incremento na produtividade.

Continue a leitura e conheça 5 dicas para aumentar a produtividade do Corretor de Seguros.

1. Priorize tarefas mais importantes

Tarefas mais importantes precisam ser realizadas, isto é, por terem algum significado maior que as demais, não podem ficar para trás nas funções do Corretor de Seguros. Portanto, garanta que elas sejam realizadas priorizando-as quando organizar sua agenda.

Esse é um cuidado de médio prazo para o seu planejamento, mas é também uma estratégia operacional para a agenda diária. Tenha o cuidado de definir bem o que é importante, ainda que não seja a tarefa mais agradável ou a sua preferida: o que vale aqui é o grau de importância.

2. Defina metas e tenha foco

Na elaboração de seu planejamento diário, semanal, mensal ou anual, estabeleça metas alcançáveis, sobretudo, para aquelas tarefas que você priorizou. Lembre-se que metas envolvem o prazo e a dimensão do que será realizado, ou seja, quando e quanto.

Uma vez que as metas estejam estabelecidas e como elas estão mirando as tarefas prioritárias, é hora de manter o foco. Isso significa que você já sabe onde quer chegar, quando deverá estar lá e que não vai permitir desvios dessa rota. Isso é manter o foco ou não dispersar.

3. Utilize ferramentas de produtividade

A ciência da administração e a tecnologia trazem muitas facilidades para o trabalho do Corretor, que não deve se furtar a conhecer essas ferramentas. Em muito casos, são de uma simplicidade inacreditável, mas de resultados muito bons.

É o caso, por exemplo, da Técnica Pomodoro, que otimiza o tempo trabalhado viabilizando pequenos intervalos de descanso para não saturar a mente. Assim, um pequeno aplicativo divide o seu tempo de trabalho em blocos de 25 minutos, intercalados por intervalos de 5 minutos.

Durante o trabalho, nada deve interromper o foco: celular, pessoas, e-mails, entre outras distrações. Com isso, consegue-se rendimentos muito bons e maior aproveitamento do tempo.

4. Seja organizado

A organização pode eliminar obstáculos na eficiência do trabalho quando coloca as coisas em seu devido lugar. Desse modo, permite que facilmente possam ser encontradas, sejam elas instrumentos ou ferramentas, documentos ou arquivos digitais.

A organização dos processos de trabalho, por sua vez, também aprimora a produtividade e o desempenho do Corretor de Seguros. Permite perseguir de modo mais preciso e eficiente as metas anteriormente traçadas para a realização em especial das tarefas prioritárias.

5. Avalie seu desempenho

Uma vez que você tenha definido suas metas, estabeleça indicadores para avaliar os resultados alcançados. Dessa forma, você consegue perceber como foi seu desempenho e procurar gargalos quando seus indicadores mostrarem que as coisas poderiam estar melhor.

Nesse sentido, considere investir em capacitação, de modo a aprimorar permanentemente as potencialidades, avançar e crescer. O conhecimento de novas experiências, de tecnologias disponíveis e de processos mais organizados são indispensáveis para aumentar a produtividade.

Como você pôde ver, a produtividade do Corretor de Seguros pode ser aprimorada a partir de iniciativas simples, voltadas para o planejamento e a organização das atividades, de modo a se alcançar um desempenho profissional, focado e impulsionado por metas.

Aproveite para completar essas dicas conhecendo 7 livros de gestão ideais para melhorar os processos da empresa.