Prospecção de clientes: veja como os Corretores de Seguros podem aprimorar essa etapa!

Ed Tomaz
Prospecção de clientes: veja como os Corretores de Seguros podem aprimorar essa etapa!

Melhorar a prospecção de clientes é a missão de todo Corretor de Seguros, independentemente do porte e segmento do seu negócio. Entre as técnicas mais eficientes para aumentar a clientela, a captação continua sendo indispensável. Além disso, é válido cuidar de todo o fluxo operacional interno e otimizar a gestão da Corretora constantemente.

Para que sua marca conquiste a preferência do público, é importante que ela seja vista e lembrada. Logo, investir em conteúdos digitais e canais de contatos variados é ótimo para estreitar laços entre as duas partes e gerar fidelizações ao longo do caminho.

Grande parte das Corretoras estão no mesmo barco, disputando pela atenção das pessoas, que estão cada vez mais exigentes quanto às suas demandas e necessidades. Portanto, para melhorar a prospecção de clientes do seu empreendimento, reunimos diversas dicas e informações relevantes. Confira.

Estude seus clientes

Para aumentar o número de contratos, é preciso conhecer quem é seu público-alvo e oferecer serviços realmente benéficos e convenientes. O primeiro passo é compreender como seus clientes atuais foram prospectados até o momento, para, depois, analisar todo o processo. Dessa forma, você tem a chance de identificar problemas e falhas na retenção dos clientes, mapeando gargalos a fim de criar um plano de ação mais eficiente.

Além disso, é importante considerar o que é oferecido no Mercado de Seguros, analisando a estrutura familiar e a rotina das pessoas de modo a ofertar produtos que sejam compatíveis com a rotina deles. Afinal de contas, o papel de uma Corretora de Seguros é proteger sua clientela e o ideal é oferecer um catálogo variado de serviços.

Para isso, considere as dores, desejos e necessidades mais evidentes dos clientes, para criar as melhores soluções. Ao levantar essas referências, promova ações, personalizações (as pessoas amam exclusividade) e diferenciais para colocar seu negócio em evidência.

Invista em comunicação e diversificação

Uma comunicação atrativa é essencial para deixar o discurso encantador e persuasivo. É importante demonstrar empatia para despertar confiança e aumentar a captação de clientes para sua Corretora. Isso porque uma apólice de Seguro desperta dúvidas e a figura da equipe de Corretores e da marca são essenciais para transparecer credibilidade. Logo, garantir transparência na comunicação é indispensável para alavancar a venda de contratos.

Veja algumas recomendações para elaborar uma comunicação eficiente para seu negócio:

  • crie uma proposta de valor consistente;
  • demonstre confiança e segurança;
  • preze pela clareza e objetividade;
  • utilize frases curtas para facilitar o entendimento do público;
  • ofereça diversos canais de contato, como e-mail, telefone, mensagens instantâneas, chat online, redes sociais etc;
  • utilize recursos visuais chamativos;
  • convença seus clientes sobre a importância de estar seguro.

Estabeleça uma forte presença digital para aumentar o alcance

A presença digital é obrigatória para a maioria dos negócios, e o segmento de seguros também faz parte dessa realidade. O segredo está em criar páginas corporativas nas mídias sociais que fazem parte do cotidiano dos seus clientes, bem como um site responsivo para sua marca ser encontrada com facilidade nos mecanismos de buscas, como o Google e o Bing.

Ofereça conteúdos de qualidade com base nas pesquisas sobre o ramo de seguros. Elabore materiais (artigos de textos, infográficos, e-books, quiz, vídeos etc.) relevantes para o seu nicho de mercado, assim como abuse da criatividade para elaborar propagandas e ofertas. Essas são maneiras de prospectar clientes de forma orgânica e natural.

Outro destaque é o atendimento digital, que deve ser ágil e eficiente para tirar dúvidas, prestar suporte e fidelizar o público ao fim da jornada comercial. Por fim, é válido incluir formulários de contato para potencializar o processo de captação e oferecer cotações online — essas facilidades são muito bem-vistas pelas pessoas.

Acompanhe as novidades do marketing digital

Observar as tendências do mercado é essencial para antecipar as necessidades dos clientes. A ideia é oferecer soluções inovadoras para superar as investidas da concorrência. O segredo está em ter um termômetro para avaliar se as novidades de marketing digital são compatíveis com o seu modelo de negócio e público.

Não é necessário implantar todas as inovações que surgem, mas é preciso conhecê-las para não ser surpreendido se eventualmente um potencial cliente tocar no assunto. Conhecimento prévio favorece a credibilidade, pois gera uma reputação de Corretora antenada e que está pronta para oferecer os melhores serviços.

Tenha um planejamento e aposte na tecnologia

Se o seu objetivo é prospectar mais clientes para a sua Corretora de Seguros, essa conduta exige planejamento imediato. Imagine que o público chega até você, mas sua equipe de Corretores não consegue lidar com o aumento da demanda. Por isso é importante se planejar.

Além de plano de negócios atualizado e coerente, invista em um processo automatizado. Defina quais etapas operacionais serão informatizadas para facilitar a rotina do time. Considere tudo o que sua Corretora faz no dia a dia que precisa ser atualizado, como o uso de planilhas em Excel, as cotações individuais nos portais de cada Seguradora, suporte ao cliente somente via telefone e e-mail etc.

Aqui, a recomendação é investir em uma plataforma online para agilizar fluxos internos, ter ganho de produtividade e otimizar o tempo para focar nas atividades de prospecção a fim de conquistar uma posição de destaque no segmento. Não hesitar em apostar na tecnologia é a chave para o sucesso.

Invista em network

Sim, é muito importante investir em uma rede de contatos cheia de parcerias valiosas. A ideia é ser visto e reconhecido no seu meio. Para isso, promova eventos e palestras para divulgar a sua Corretora e parceiros de negócio. Mais uma vez, utilize as redes sociais para facilitar o processo. Agende lives ou webinars, convide seguidores e aborde temas relevantes para despertar o interesse dos clientes.

Durante a exibição desses eventos, ofereça uma lista para que os participantes informem seus dados para contato. E para potencializar a visibilidade e o network da empresa, marque presença em eventos relacionados ao setor. Embora você e sua equipe participem como ouvintes, é possível estabelecer novos contatos e divulgar seu empreendimento.

E então, o que achou das nossas dicas e recomendações sobre prospecção de clientes? Ao colocá-las em prática, aliada a um bom planejamento e execução estratégica, você terá grandes chances de obter os melhores resultados. Assim, sua Corretora de Seguros contará com um público cada vez maior e fidelizado, aumentando o número de indicações.

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