Simular seguro online: como funciona a cotação de seguro online?

por
Omar Ajame
12 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A cotação de seguros online é uma inovação importante para as Corretoras de Seguro e contribui para facilitar a captação de clientes. Trata-se de um fator que permite fazer simulações e otimizar o tempo, o que é um grande diferencial mercadológico.

Nesse contexto, disponibilizar recursos para simular seguro online na Corretora é um aspecto que faz toda a diferença na relação com o cliente. Por isso, é algo que deve ser considerado para se destacar no mercado e manter resultados satisfatórios.

Para implementar a simulação de seguro online, é fundamental se preparar, conhecer os benefícios e identificar as melhores formas de fazer esse tipo de cotação. Pensando nisso, veja neste post pontos relevantes sobre o assunto! Boa leitura!

Como as Corretoras de Seguros devem se preparar para a cotação de seguro online?

As transformações digitais exigem que as empresas, dos mais diferentes segmentos, passem a introduzir tecnologias que auxiliem nas rotinas internas da organização. Inclusive, que tragam uma nova experiência para o cliente, agilizando seus processos de decisão de compra ou contratação de serviços.

Dessa forma, para as Corretoras de Seguros, é fundamental contar atualmente com a cotação de seguro online. Sem isso, o negócio pode perder espaço para concorrentes e deixar de oferecer o melhor serviço possível para eles.

Nesse sentido, para que as Corretoras de Seguros possam implementar a cotação de seguro online é preciso, em primeiro lugar, ter maturidade tecnológica o suficiente. Sobretudo, para garantir atendimentos de qualidade e livre de transtornos ao cliente.

Isso significa, que a estrutura do negócio e os colaboradores devem se familiarizar com as tecnologias e soluções existentes no mercado. Caso contrário, a implementação poderá ser falha e trazer mais problemas do que realmente benefícios.

Para isso, é fundamental fazer reuniões e treinamentos com seus funcionários para que eles possam se habituar a esse novo cenário e consigam lidar com as novas soluções e tecnologias que serão implementadas na empresa.

Esse tipo de operação deve ser feita com o apoio e respaldo da empresa que implementará a solução em seu negócio. Assim, todas as orientações serão feitas de acordo com as metodologias aplicadas pela empresa terceirizada, de forma alinhada.

‍Perfeito, não é mesmo? Além disso, é preciso que haja um canal aberto entre as duas organizações.

Em caso de dúvidas dos colaboradores ou dos gestores, a empresa responsável pela solução deve estar atenta para sanar as questões e resolver possíveis problemas que possam comprometer o funcionamento da solução em sua empresa.

Quais os benefícios de simular seguro online?

A simulação de seguro online proporciona vantagens importantes para a Corretora e os clientes. Além de simplificar os processos, contribui para melhorar a relação com o público e facilitar o processo de conversão, o que é importante para os resultados.

Sendo assim, há uma série de benefícios para as Corretoras em permitir a simulação de seguro online para seus clientes, veja a seguir quais são!

Agilidade para seu cliente

Com a possibilidade de cotar pela internet, o cliente tem agilidade para ter acesso a dados centralizados e facilitar a tomada de decisões. Afinal, ele recebe os valores de cotação das principais Seguradoras rapidamente, fazendo com que possa decidir, de forma mais ágil, qual é a melhor opção.

Processos automatizados

Todas as cotações podem ser feitas de forma automatizada, por meio de um software específico para esse fim (tal como o MultiCálculo), garantindo maior agilidade e precisão internamente em seu negócio, além de reduzir o tempo e os custos.

Aumento da produtividade

Ao contar com a automatização de processos, a Corretora também terá um aumento de produtividade, já que há uma redução de 90% do tempo de realização das cotações por meio de sistemas automatizados, ou seja, sem a intervenção humana.

Diferencial competitivo

A simulação de seguro online é um diferencial no mercado, conseguindo oferecer as melhores respostas para seus clientes, com menor índice de papeladas e burocracias, colocando seu negócio à frente dos concorrentes, o que vai refletir nos resultados.

Digitalização de processos

Sua Corretora pode passar a atuar 100% online, desde o momento da cotação até o fechamento do contrato, incluindo até mesmo a automação do repasse de comissão para as equipes;

  • maior precisão no ato de cálculo;
  • assinatura Eletrônica da Proposta;
  • melhor gestão de tempo;
  • maior conforto para seu cliente, que pode realizar todo o processo em sua casa;
  • maior satisfação do cliente;
  • possibilidade de incluir a renovação automática por meio do sistema;
  • geração e envio de boletos de forma automática, facilitando o processo tanto para o cliente quanto para os colaboradores do seu negócio.

O que deve ser analisado na hora de implementar a cotação de seguro online?

‍Alguns pontos devem ser observados para que a cotação de seguro online traga, de fato, tudo que falamos acima. Acima de tudo, a empresa que fará a implementação deve ser responsável, séria e com credibilidade no mercado.

Sua solução deve ser eficiente e realizar um serviço ágil, preciso e de qualidade. Caso contrário, todos os resultados poderão ir por água abaixo. Além disso, é preciso verificar se a solução consegue se integrar aos sites das principais Seguradoras do país.

Afinal, seu cliente quer poder contar com a opção de contratar os melhores serviços existentes no país nesse quesito (mesmo que a melhor cotação possa ser com outras empresas do ramo).

Outro ponto é que a organização responsável deve manter contato direto com a gestão da corretora. Afinal, qualquer tipo de dúvida ou problema deve ser sanado previamente, para que se possa continuar as atividades da melhor forma possível.

Qual a melhor forma de fazer essa cotação?

Mas como deve ser feita a cotação, de forma a conseguir atender às expectativas do seu cliente? Essas questões são comuns a muitas Corretoras e esclarecer todas as dúvidas é fundamental para conseguir ter sucesso e oferecer o melhor ao cliente.

Para isso, alguns passos devem ser seguidos, tal como veremos a seguir:

  • O cliente deverá preencher um formulário simplificado, no qual há as informações básicas necessárias para a realização de uma cotação para qualquer Corretora;
  • Os dados são enviados para um software de realização de MultiCálculo, que passará as informações para os diversos sites de Seguradoras, e devolverá as informações com o cálculo simulado;
  • O software indica qual é a melhor proposta, que deve ser repassada para o cliente, de acordo com o perfil dele;
  • A partir disso, o Corretor mantém contato com o cliente para adequar as coberturas necessárias e realizar as negociações para fechar o contrato.

Como fazer uma cotação de seguro online?

Os processos digitais chegaram para desburocratizar os serviços, inclusive a cotação de seguros online. Nesse sentido, para cotar o seguro pela internet é muito simples e intuitivo, com informações claras durante todo o processo, no entanto, é importante considerar alguns fatores.

Veja quais são!

Compare os valores

Para encontrar condições compatíveis com o seu planejamento financeiro, é muito importante comparar os resultados após a simulação. Dessa forma, procure mais opções e compare não apenas os valores, mas os serviços e benefícios oferecidos.

Não tenha pressa

A pressa ao fazer cotações sempre leva a erros que podem causar prejuízos ou insatisfações. Portanto, procure alternativas no mercado com calma, para tomar decisões adequadas e que vão atender todas as suas expectativas.

Cote com o maior número possível

O mercado é diversificado e conta com inúmeras possibilidades para encontrar as soluções que deseja. Diante disso, cote com o maior número possível de fornecedores para entender melhor o mercado e identificar a melhor opção para o seu planejamento.

‍Qual a importância de oferecer a possibilidade de simular seguro online?

‍Como falamos, a nova era tecnológica não perdoa aqueles que se recusem a aderir às novas soluções em seu negócio. Sem isso, provavelmente sua organização ficará aquém das concorrentes no mercado e perderá espaço continuamente.

Afinal, como conseguir melhores resultados se você não aproveita as oportunidades de crescimento que estão à sua frente?

As consequências podem ser severas, fazendo com que a perda de prestígio e de mercado leve ao fechamento precoce da sua Corretora. Por isso é fundamental que sua empresa passe a oferecer essa possibilidade de simular o seguro online.

Afinal, quanto mais ágil e prático para o cliente, melhor. Ele não quer demorar uma semana, por exemplo, para conseguir fechar o contrato de um serviço — se ele puder reduzir esse tempo consideravelmente, certamente o fará. Isso é, consequentemente, muito melhor para a sua empresa.

Por isso a cotação de seguro online deve ser aplicada em seu negócio o quanto antes. Você pode contar, nesse caso, com o TELEPORT, solução da TEx! Que é a melhor opção para inovar e oferecer os melhores serviços aos seus futuros clientes.

Gostou deste post sobre simular seguro online? Agora que você viu informações relevantes sobre o assunto, o que acha de conhecer melhor as soluções da TEx? Não perca tempo e saiba mais sobre o TELEPORT!