Saiba quando contratar um sistema para a Corretora de Seguros

por
Omar Ajame
10 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Em qualquer tipo de negócio, é muito importante encontrar soluções e alternativas para melhorar o fluxo de trabalho, o atendimento e a produtividade. No caso de uma Corretora de Seguros, isso não é diferente.

No entanto, muitos profissionais da área ainda não perceberam os diversos benefícios que a tecnologia e um sistema para Corretora de Seguros podem trazer. Estamos falando de softwares que servem, principalmente, para otimizar o tempo do Corretor.

Leve em conta que, entre outras coisas, esses sistemas ajudam a resolver as pendências e controlar melhor a equipe, além de auxiliar nas gestões financeira e administrativa. Assim, os profissionais do setor ganham tempo para focar ainda mais nas vendas e no aumento de suas comissões.

Neste post, falaremos sobre qual é o momento certo de contratar um Sistema para Corretora de Seguros. Explicaremos seu conceito, finalidade e como funciona.

Além disso, serão abordadas as principais ferramentas, assim como os indícios de que essa solução precisa ser implantada o quanto antes em uma Corretora. Continue a leitura e confira!

O que é e para que serve um sistema para Corretora de Seguros?

As verdadeiras soluções online para o Mercado Segurador são aquelas que integram e otimizam o relacionamento entre Corretoras, Seguradoras e Segurados. Sistemas para Corretora de Seguros são capazes de disponibilizar todas as informações necessárias para analisar resultados e tomar decisões baseadas em dados, gráficos e métricas.

Eles ajudam a definir processos automáticos, a fim de organizar todos os documentos importantes em um só lugar. Da mesma forma, auxiliam na produtividade da equipe, além de melhorar a gestão da carteira e da área financeira da Corretora.

Entre os melhores sistemas disponíveis no mercado, destaca-se o TELEPORT, com integração via WebService com as principais Seguradoras do mercado que operam com seguro de automóvel e residencial. Desse modo, o Corretor pode obter precisão absoluta nos cálculos.

Um dos principais diferenciais do MultiCálculo do TELEPORT é a transmissão integrada, ou seja, o Corretor não precisa sair da plataforma para realizar a transmissão para a Seguradora, todo processo é realizado dentro do TELEPORT. Além disso, é possível aplicar os descontos especiais e contratar coberturas adicionais diretamente pelo sistema, evitando retrabalhos.

Como funciona e quais as principais ferramentas desse sistema?

O sistema de Gestão e MultiCálculo para as Corretoras de Seguros oferece mais produtividade, eficiência e segurança. Dessa forma, viabiliza mais tempo livre para vender.

Isso porque os processos acontecem com mais agilidade, uma vez que a plataforma se integra diretamente ao site da Seguradora, no caso dos sistemas via WebService. Entre as principais ferramentas desse sistema, podemos relacionar:

  • cotação de seguro on-line com consulta automática às tabelas de preços das Seguradoras (MultiCálculo);
  • comparação de coberturas e valores das opções disponíveis;
  • organização de documentos importantes em apenas um lugar;
  • métricas internas e externas de performance da Corretora;
  • gestão completa;
  • agendamento de cálculos perdidos;
  • recálculo automático de agendamentos e renovações;
  • cálculo automático de comissões a receber, considerando o cálculo de cada Seguradora;
  • geração de repasses de comissão para os membros da equipe comercial, entre outras.

Quais são os indícios de que um sistema para Corretora de Seguros precisa ser contratado?

Agora que você já sabe o conceito, como funciona e as principais ferramentas desse tipo de software, perceba os sinais que deixam bem claro que já passou da hora de contratar um sistema para sua Corretora de Seguros.

Difícil acesso a documentos importantes

Uma das funcionalidades mais básicas de um sistema é oferecer o armazenamento digital de todos os documentos da Corretora de Seguros e eliminar de vez os impressos. Nesse sentido, ele mantém os arquivos registrados com total segurança e permite fácil acesso.

Além de otimizar o tempo de trabalho e o espaço, a gestão eletrônica de documentos elimina também o risco de perder documentos importantes em papel.

Morosidade no fechamento de contratos

Já pensou em ter a chance de centralizar o processo de negociação em apenas um software? E, que tal receber as cotações das Seguradoras em poucos minutos, diretamente em seu computador?

Isso é perfeitamente possível por meio de um sistema que oferece integração com um MultiCálculo. Além dessa facilidade, o sistema MultiCálculo integrado oferece a função de efetivação das propostas diretamente a partir do software. Desse modo, você não precisa perder seu tempo digitando novamente todos os dados.

Desempenho da equipe prejudicado

Ninguém quer ter em sua equipe Corretores de Seguros chateados e desmotivados em função da desorganização no controle e repasse das comissões — tanto as já recebidas quanto aquelas a receber. A verdade é que situações desagradáveis devido a aspectos como esse prejudicam bastante o desempenho dos profissionais e atrapalham também os resultados do negócio.

Na verdade, o ideal é ter à disposição um software que faça o controle adequado dessas comissões e que administre corretamente os prêmios devidos.

Mau atendimento

Atualmente, com tanta facilidade em obter produtos ou serviços, ninguém mais aceita atendimentos demorados e ineficientes. Na prática, é fácil perceber o quanto um sistema para Corretora de Seguros auxilia em um bom relacionamento com os parceiros, e consequentemente, também na expansão das vendas.

Assim sendo, Corretores que não fazem uso dessa funcionalidade podem criar barreiras para seu crescimento, e, desse modo, reduzir o faturamento do negócio. Já pensou o quanto é ruim ficar esperando um Corretor de Seguros fazer a comparação manual de valores e coberturas de todas as opções disponíveis?

Com o apoio de um software, tudo isso é feito de maneira rápida e simples, após o preenchimento de apenas um formulário com os dados do Segurado e o produto desejado. Muitas vezes, a tecnologia como instrumento facilitador no relacionamento com um parceiro é bem mais importante até que para a própria gestão interna da Corretora.

Isso reforça a importância de melhorar o atendimento por meio de um sistema que atenda todas as necessidades do setor com mais agilidade e eficiência.

Por fim, se em seu dia a dia você tem enfrentado todos esses desafios na gestão, tenha em mente que a hora de contratar um sistema para Corretora de Seguros é agora. Além disso, trata-se da grande oportunidade que você terá de deixar seus concorrentes para trás.

O TELEPORT é uma solução totalmente online, desenhado para atender às necessidades de Corretoras de todos os tamanhos, centralizando toda a gestão dos seus negócios, além do melhor e mais funcional MultiCálculo para seguro de automóveis do mercado. Vale destacar que sua plataforma está disponível para todos, a partir de um usuário apenas.

O que considerar antes de escolher o sistema de gestão para sua Corretora?

Ao escolher um sistema de gestão para sua Corretora de Seguros é essencial considerar alguns aspectos que, de maneira geral, se aplicam a todas as plataformas de gestão. Mas, são indispensáveis, para não haver falhas significativas na aquisição. Veja a seguir os principais quesitos para se levar em conta.

Segurança de dados

A proteção dos dados utilizados por uma Corretora de Seguros é indispensável e não pode haver qualquer tipo de risco, uma vez que se trata de um elenco confidencial, de milhares de pessoas. Assim, procure ter certeza da segurança dos dados uma vez lançados no sistema.

Da mesma forma, se informe sobre o sistema empregado para garantir a proteção dos dados e se há garantia especializada. Faça contato com clientes da empresa fornecedora da plataforma e se informe das experiências com segurança.

Usabilidade

A usabilidade pode ser traduzida como a facilidade para um usuário não muito experiente fazer uso de um determinado sistema. Isso significa que ela é tanto maior quanto mais fácil e intuitivo for operar o sistema avaliado.

É óbvio que se espera usabilidade elevada de um sistema de gestão para uma Corretora de Seguros. Portanto, não deixe passar esse quesito e desconfie de sistemas muito complicados. Afinal, a gestão precisa ser objetiva e eficaz e o sistema deve ser um facilitador e nunca um complicador da gestão.

Funcionalidades que se adaptam à realidade do negócio

Uma plataforma para gestão deve ser robusta o suficiente para se adaptar e atender às necessidades do seu negócio. Portanto, relacione todas as possibilidades oferecidas e compare com as suas demandas de gestão de seguros.

Essa avaliação é muito séria, pois você não poderá ficar na dependência de retrabalhos ou ter que fazer uma parte da operação na plataforma e, ao mesmo tempo, manter uma planilha eletrônica em paralelo. Plataformas são para realizar a gestão completa. Podem sobrar funcionalidades que não serão utilizadas agora, mas não pode haver faltas.

Suporte

Verifique se existe suporte para o usuário e quais são os caminhos para obtê-lo efetivamente. Procure saber como é dado o suporte para o cliente que necessitar de orientação, tiver dúvidas ou enfrentar situações técnicas de manejo.

Em especial, considere o tipo de treinamento que é oferecido quando você tiver o primeiro acesso ao sistema e der os primeiros passos na sua utilização. Também aqui é importante fazer contato com usuários do sistema e obter informações dessa natureza. Não se descuide desse quesito.

Como você pode ver, um sistema para a Corretora de Seguros tem características de gestão específicas, mas muito similares a outras atividades. No entanto, sua aquisição deve ser precedida de alguns cuidados para que você esteja seguro de que se trata de um sistema adequado para o seu negócio. Além disso, haverá capacitação e treinamentos suficientes para os usuários finais e suporte para qualquer eventualidade.

Para conhecer melhor a solução TELEPORT e todos os seus benefícios, entre em contato conosco agora mesmo. Será incrível ter a chance de formarmos uma parceria de sucesso com você!

Quer receber mais dicas? Assina nossa Newsletter e acelere a sua Corretora!