4 desafios da profissão de corretor de seguros e como superá-los!

por
Ed Tomaz
6 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Atualmente, a profissão de Corretor de Seguros, assim como tantas outras, passa por mudanças, desafios e adaptações, ainda sentindo reverberar os efeitos da pandemia. Vale lembrar que esse foi um período em que muitas pessoas trocaram de profissões e encontraram nas vendas de seguros meios de se encaixar no mercado de trabalho.

Podemos dizer que muitos são os desafios, e acompanhar as movimentações e atualizações do mercado é essencial para alcançar o sucesso profissional. Portanto, investir em conhecimento e estar conectado sobre o que acontece no mundo é fundamental para o êxito na carreira.

Não podemos deixar de falar das pessoas que decidiram empreender e investir na abertura de uma Corretora. Para esses, além dos desafios profissionais, ainda há o da gestão de equipe e administrativas do negócio.

Pensando em ambos os casos, criamos este conteúdo para falar sobre os principais desafios da profissão de Corretor de Seguros e como superá-los. Boa leitura!

A profissão de Corretor de Seguros está em crescimento?

Primeiramente, é preciso entender sobre as movimentações do setor de corretagem de seguros. Nos últimos anos, mesmo com os cenários de incertezas que a pandemia promoveu, o volume de cadastros na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) não para de crescer.

Sendo assim, a profissão de Corretor de Seguros é uma das mais promissoras para os próximos anos, visto que com a COVID-19 muitas pessoas sentiram a importância e necessidade de um plano de saúde ou seguro de vida para momentos delicados, como foi a pandemia.

Outro ponto que chama muito a atenção das pessoas são as remunerações atrativas. A partir de uma carteira de clientes em potencial bem prospectada e nos nichos certos é possível alcançar boas comissões, bonificações e participações que garantem um bom padrão de vida.

Quais os desafios da profissão de Corretor de Seguros?

Sempre que observamos um crescimento acentuado em determinada profissão, em seguida percebemos os desafios que surgem. Sendo assim, separamos 4 desafios que a profissão de Corretor de Seguros traz para você conhecer. Confira!

1. Entender o produto comercializado

Atualmente, o mercado conta com diferentes formatos de seguro, tais como os para eletrônicos, residenciais, saúde e viagens, por exemplo. Sendo assim, conhecer o produto oferecido para o cliente é um dos grandes desafios da profissão de Corretor de Seguros.

Portanto, pesquise sobre o que será oferecido aos clientes. Quanto mais você entende sobre o produto, maior a segurança e autoridade transmitida para o cliente. Com isso, a probabilidade de fechamento de um contrato aumenta consideravelmente.

2. Conhecer o comportamento do cliente

Um dos grandes desafios, não só da profissão de Corretor de Seguros, mas de muitas atividades profissionais é conhecer e prever o comportamento do consumidor. Muitos são os fatores que precisam ser analisados.

Como as pessoas interagem com produtos e serviços mudou muito, tornando os clientes mais exigentes, esse desafio pode ser uma grande carta na manga. Por isso, pesquise sobre quem você quer atingir. Atualmente, existem inúmeras tecnologias que proporcionam um estudo mais embasado sobre o cliente.

3. Desenvolver o networking

O grande segredo para quem inicia a jornada na profissão de Corretor de Seguros é o desenvolvimento de uma rede de contatos. À partir do momento que uma rede é bem-estruturada, ela garante bons retornos em recomendações de novos potenciais clientes.

Todavia, não podemos esquecer que esse é um desafio constante para pessoas que trabalham com corretagem de seguros. Por isso, estabeleça uma boa relação com a sua rede de contatos, sempre informando sobre novos produtos e tendências de mercado, por exemplo. Quando o cliente percebe que o profissional é ativo na área aumenta a confiança e chances de fechamento de um contrato.

4. Usar tecnologia como aliada

A transformação digital é algo tão presente na vida das pessoas que é impossível não abordar a tecnologia e impactos na sociedade, o que inclui uma profissão. Esse desafio surge tanto para o Corretor de Seguros quanto para a Corretora.

Em outras palavras, pesquise e conheça sobre as tecnologias utilizadas pelo setor. Visto que o aumento de contratos, fechados de forma online, cresceu muito nos últimos tempos. Além disso, ao utilizar a tecnologia a favor podemos analisar melhor o cliente e aumentar nossa produtividade.

Por fim, com tanto acesso à tecnologia e constantes mudanças no mundo, para as pessoas será mais fácil analisar e contratar serviços de seguro. Portanto, um dos maiores desafios da profissão de Corretor de Seguros é acompanhar e se adaptar a todas as mudanças futuras.

Este conteúdo fez sentido para você? Se a resposta foi afirmativa, aproveite para nos seguir no Facebook, Instagram e LinkedIn.