Descubra como não errar na qualificação de leads pelo site da corretora

por
Ed Tomaz
4 min

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Leads são elementos essenciais na estratégia de qualquer negócio. A eficiência da captação de potenciais clientes para a corretora está diretamente relacionada à qualificação de leads que o site consegue promover.

Nesse sentido, algumas medidas devem ser tomadas para intensificar esse processo e trazer o resultado esperado. Para operacionalizar uma estratégia de sucesso, considere as dicas apresentadas neste post.

Continue a leitura e descubra como não errar na qualificação de leads pelo site da corretora.

Esteja atento às origens de cada lead

O primeiro passo na qualificação de leads é conhecer a sua origem, ou seja, onde se deu a primeira conversão de cada um. Assim, é importante que você saiba o que estavam buscando quando chegaram até o seu site.

Do mesmo modo, é essencial descobrir em que tipos de conteúdo navegavam antes de chegarem à sua landing page, por exemplo. Afinal, conhecer as origens permite identificar aquelas que oferecem maior resultado em sua campanha.

Entenda as necessidades do lead

Aqui, se trata, na verdade, de tentar descobrir se o lead tem de fato uma necessidade real. No caso de uma corretora, você precisa descobrir se há realmente uma demanda por aquisição ou por locação que o lead está buscando resolver.

Conhecer essa necessidade evita investidas com ofertas de solução para uma necessidade que ainda não está presente ou, pelo menos, não se mostrou. É como se resguardar para a hora mais propícia na relação.

Adote o lead scoring

O lead scoring é a técnica que faz uso de um sistema de pontuação. Em outras palavras, é um indicador para o nível de engajamento dos leads.

Com o lead scoring é possível, entre outras coisas, identificar potenciais clientes em posição avançada no funil de vendas. Assim, por exemplo, já poderiam receber uma oferta com maiores possibilidades de resultados positivos.

Tenha equipes de marketing e vendas bem integradas

A qualificação de leads é conduzida pela equipe de marketing e, uma vez qualificados, o pessoal de vendas de sua corretora estará a postos para agir. As duas equipes precisam estar em perfeita comunicação e sintonia.

Nesse sentido, cada uma com sua experiência, mas a estratégia e o foco devem ser os mesmos. Para que tudo ande em harmonia e o funil seja bem conduzido até o final, é indispensável a integração dessas equipes.

Mostre agilidade nas respostas

No ambiente virtual, há uma percepção do tempo diferente daquela que temos na vida real. Tudo precisa ser mais ágil e mais dinâmico. Assim, por exemplo, quando há uma indagação ou uma dúvida de um lead, é preciso pegar carona nesse momento e fortalecer a conexão.

Por outro lado, deixar de apresentar uma pronta resposta pode significar a perda desse potencial cliente. O tempo de espera aceito no mundo digital é muito curto, sobretudo em função da imensa disponibilidade de outros profissionais e corretoras para atendê-lo.

Como você pode ver, a qualificação de leads é um processo estratégico que requer entrosamento das equipes envolvidas e cuidados próprios da gestão desse importante personagem do marketing para sua corretora.

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