Saiba agora como otimizar o relacionamento com cliente em sua corretora

por
Omar Ajame
5 min

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O relacionamento com cliente deve ser uma das preocupações centrais de uma corretora de seguros. Afinal, o seu setor é procurado em momentos muito delicados de uma pessoa. Quando alguém contrata esse tipo de serviço, está com receio de que alguma ocorrência negativa possa prejudicar seu patrimônio ou sua família. Assim, deseja receber a segurança de que esses riscos estão cobertos.

Quando há algum sinistro, possivelmente o cliente também pode estar diante de emoções muito fortes, como raiva, tristeza e preocupação. Então, um atendimento bem feito será o principal responsável pela satisfação final. Isso traz a fidelização do cliente e uma marketing boca a boca muito positivo. Mas como é possível melhorá-lo de ponta a ponta? Entenda a seguir!

Conheça o seu cliente

Esse é o primeiro passo para ter sucesso na estratégia de relacionamento com cliente. Ao compreender melhor seu público-alvo, é possível:

  • escolher os melhores estímulos para a venda;
  • utilizar a linguagem e a mensagem certa nas comunicações;
  • montar programas de relacionamento focados nas demandas reais dos clientes etc.

No entanto, conhecer o cliente não é uma tarefa simples. Ela envolve a coleta de muitos dados! Para isso, investir em tecnologia é imprescindível. Nos sistemas virtuais, é possível colher dados de identificação, relatórios de atendimento, histórico, etc. Assim, há uma visibilidade das dores e do comportamento da sua carteira.

Ofereça resolutividade e agilidade

Entretanto, há um ponto que agrada todo e qualquer cliente: um atendimento rápido e que resolve a demanda. No setor de seguros, isso é ainda mais crítico.

Na hora de fazer uma cotação, o segurado quer encontrar a cobertura que melhor atende a suas necessidades pelo preço mais justo e o papel do corretor de seguros é fundamental nesse processo. O corretor não é responsável apenas pela venda do seguro, ele faz um papel consultivo, oferecendo os melhores caminhos na área de seguros.

O corretor de seguros não deve apresentar uma lista com o máximo de Seguradoras e coberturas possíveis, ele deve indicar o seguro mais adequado ao perfil e necessidades do segurado. O ideal é que o Corretor apresente três propostas organizadas de forma simples, visual e comparativa.

Além disso, ao comunicar um sinistro, não há dúvidas de que seu cliente possivelmente está precisando resolver uma urgência. Se ele ficar dezenas de minutos e, até mesmo, várias horas no telefone, mesmo que o problema seja resolvido, ele vai ficar com uma impressão negativa.

Atenção: também não adianta ser rápido, mas pouco resolutivo. Caso ele tenha de passar por vários redirecionamentos e novos contatos até resolver a demanda, a insatisfação também é certa. Aqui, a tecnologia também auxilia bastante.

Invista em um programa de relacionamento

Os programas de relacionamento são uma estratégia excelente de marketing. Com ele, você oferece benefícios para aqueles clientes que se mostraram mais fiéis e que contrataram mais serviços da sua corretora. Além de incentivar a recorrência das vendas, é também muito lucrativo. Afinal, o cliente se fideliza e indica seus serviços para os colegas.

As ações aqui apresentam um excelente retorno, pois são mais baratas que atrair um cliente totalmente novo e são mais efetivas.

Com essas medidas, você pode melhorar o seu relacionamento com o cliente e conquistar uma imagem corporativa invejável. O setor de seguros deve ver o customer sucess como uma prioridade e, para isso, investir em capacitação da equipe e implementação de tecnologia.

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