Como desenvolver o perfil do profissional do futuro na corretagem?

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Nos últimos anos, o tipo de profissional que o mercado busca vem mudando drasticamente. Se, por muito tempo, a prioridade era dada a profissionais que seguiam regras e protocolos à risca, o perfil profissional do futuro é muito mais dinâmico, seguindo as exigências do mercado atual. E, para garantir sua efetividade e destaque, é necessário que sua corretagem de seguros também se adapte a esse contexto.

Para que esse perfil profissional cresça em seu negócio, você mesmo precisa investir em seu desenvolvimento. Afinal, sem a participação direta da gestão, nenhum grupo consegue ganhar o espaço necessário para gerar valor para a empresa.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o perfil profissional do futuro e como você pode cultivá-lo em sua Corretora de Seguros. Acompanhe!

Quais são as principais habilidades do profissional do futuro?

O ponto de partida é saber quais características profissionais são valorizadas hoje em dia. Algumas das principais que podemos destacar são:

  • autogestão: capacidade de gerir o próprio tempo e tarefas;
  • empatia: entender os sentimentos e desejos dos outros;
  • liderança: argumentar e orientar terceiros;
  • organização: manter uma agenda consistente e alinhada;
  • comunicação interpessoal: saber expressar seus pensamentos de forma clara;
  • flexibilidade: se adaptar a diferentes situações de acordo com a necessidade;
  • criatividade e inovação: buscar novas soluções e procedimentos.

Como promover o perfil profissional do futuro em sua Corretora?

Como já deve ter notado, boa parte das características citadas são subjetivas, qualidades que não são sempre apreendidas pelo estudo, mas que ainda podem ser desenvolvidas pela prática. Algumas atitudes que você, como gestor, pode tomar para promovê-las estão a seguir.

Incentive o autoconhecimento

Muitas das qualidades do profissional do futuro, como liderança, empatia e comunicação, dependem de um entendimento esclarecido de si mesmo e dos próprios sentimentos. Só assim pode-se falar com honestidade e alcançar outras pessoas quando necessário.

Por meio de programas internos de treinamento e interação, é possível incentivar os colaboradores em suas introspecções, o que eventualmente leva ao desenvolvimento de melhores qualidades interpessoais e individuais.

Invista na atualização e na ampliação de conhecimentos

Curiosidade e empenho fazem uma grande diferença na capacidade diária de muitos colaboradores. Por isso que, para garantir que eles continuem crescendo e desenvolvam o perfil profissional do futuro, você também deve investir nisso. Cursos de capacitação, materiais informativos, até mesmo extensões na formação acadêmica podem ser usados para promover o aprimoramento dos colaboradores.

Busque desafios para engajar a equipe

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que o desafio é uma forma de motivação para quase todos os indivíduos. O importante é encontrar um equilíbrio entre algo que seja alcançável em tempo hábil, mas não tão fácil a ponto de ser entediante. Quanto mais próximo desse ponto ideal você chegar, mais seus corretores estarão empenhados no próprio aprimoramento.

Com essas informações, você já pode começar a promover o perfil profissional do futuro no Mercado de Seguros. Desde que saiba como direcionar seus esforços, com certeza sua equipe vai acompanhar.

Quer mais dicas para ampliar sua Corretora de Seguros? Então, veja também nosso artigo sobre as oportunidades de negócio na área e como você deve se atualizar a respeito.

Se você gostou deste post, continue conosco na leitura de outros artigos aqui no Blog da TEx.