Veja como fazer o marketing comercial da sua Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
8 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Uma Corretora de Seguros deve se manter atualizada e, além disso, precisa desenvolver diferenciais capazes de lhe dar visibilidade no mercado. As estratégias do marketing comercial podem suprir essas demandas necessárias ao crescimento dos negócios.

É preciso, no entanto, que faça parte das diretrizes da empresa e componha a gestão da Corretora como um de seus pilares principais. Quando bem aplicado, as respostas logo se mostram.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja como fazer o marketing comercial da sua Corretora de Seguros.

O que é marketing comercial e qual a sua importância?

Uma empresa comercial é criada principalmente para gerar lucro. Com esse fim, adota diferentes medidas estrategicamente planejadas, de modo a conquistar receitas maiores, com despesas proporcionalmente menores. Uma das mais importantes estratégias para isso é o marketing comercial.

Trata-se de uma abordagem direcionada ao público-alvo dos negócios da empresa, com o fim de promover de forma lucrativa os produtos e serviços da organização. É um dos principais instrumentos para oferecer um diferencial e superar a competitividade do mercado.

Assim, sua Corretora de Seguros quando adota o marketing comercial consegue conhecer ainda melhor esse mercado e entender suas principais métricas. Desse modo, você identifica aspectos e situações onde poderá desenvolver estratégias apropriadas para conferir maior visibilidade ao negócio.

Importância do marketing comercial

Além de sua natureza estratégica na promoção dos negócios, o marketing comercial traz benefícios que nenhuma organização pode dispensar. Nesse sentido, são comuns, entre outros:

  • obtenção de informações reais sobre seus produtos e serviços;
  • reconhecimento e consolidação da marca da empresa no mercado;
  • promoção da fidelização de seus clientes;
  • melhores resultados comerciais.

Como fazer marketing comercial em sua Corretora?

Não importa se você está começando agora ou se a sua Corretora já possui uma história escrita. Leve em conta, no entanto, que o mundo está se digitalizando cada vez mais e, nesse sentido, as estratégias de marketing digital ganham grande importância nesse esforço.

Assim, o marketing comercial de sua Corretora de Seguros pode ser implementado seguindo as iniciativas mostradas a seguir. Acompanhe!

Defina e conheça o público-alvo do seu negócio

O primeiro passo é definir o seu público-alvo e conhecê-lo, de modo a saber quais são os problemas que o seu produto ou serviço ajudará a resolver. Isso é essencial, pois todos os esforços serão direcionados para esse perfil definido.

Você precisa conhecer as preferências e as necessidades, assim como o que motiva esse público-alvo e como ele se comporta. Com isso, você consegue direcionar sua comunicação com essa persona representativa de maneira mais harmônica e de modo a fazê-la considerar as soluções que sua Corretora oferece.

Saiba como está o mercado onde atua

A realização de uma boa pesquisa de mercado é indispensável para conhecer com melhor precisão o que a concorrência está oferecendo e, sobretudo, onde existe maior demanda. Esse conhecimento da realidade do mercado, juntamente da identificação de seu público-alvo, é essencial e deve anteceder qualquer ação de marketing.

Existem diferentes ferramentas e metodologias para esse trabalho. Uma boa análise pode ser conduzida por meio da técnica da Matriz SWOT, que avalia as forças e fraquezas e identifica oportunidades e ameaças.

Uma boa iniciativa é procurar informações junto ao site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A instituição oferece diferentes pesquisas a respeito do mercado brasileiro.

Considere os objetivos e metas da empresa

Você já sabe para onde quer levar o seu negócio? Os objetivos e metas que conduzem sua Corretora de Seguros definirão o direcionamento e a aplicação dos recursos de modo a obter os melhores resultados.

Aqui será preciso estar atento ao mercado. Lembra da pesquisa apontada no item anterior? Os resultados obtidos vão ser de grande auxílio para que você defina metas alcançáveis em função do que o mercado deseja obter.

Defina suas estratégias

Agora é a hora da definição das estratégias propriamente que serão adotadas. Elabore um bom plano de ação com um cronograma realista bem definido e os investimentos necessários.

Saiba escolher as pessoas certas para esse fim. Elas deverão estar bem afinadas com o que já foi desenvolvido até aqui. Não deixe de considerar a necessidade de atuar dentro (marketing digital) e fora (marketing promocional) do mundo online.

Faça o controle dos resultados

Após a implementação das estratégias definidas, você precisa realizar o controle de toda essa tarefa. Trata-se de avaliar os resultados alcançados e verificar a necessidade de algum ajuste.

Um bom elenco de indicadores de desempenho cumprem muito bem esse papel de acompanhamento. Ao mesmo tempo, monitore o mercado e as tendências que porventura apresentar, a fim de atualizar os resultados de sua pesquisa anterior. Afinal, é preciso estar sintonizado sempre.

Por que a tecnologia é importante na gestão de uma Corretora de Seguros?

O resultado alcançado por qualquer negócio será tão melhor quanto mais adequada for a gestão que o conduz. E a grande parceira da gestão é a tecnologia. No caso de uma Corretora de Seguros, ainda mais.

O seguro não é um produto que a pessoa olha, gosta e compra, mas, para contratá-lo, pesquisa, solicita orçamentos, avalia as coberturas, para então decidir. E todas essas tarefas podem ser facilitadas por meio da tecnologia.

Uma plataforma de gestão permite que os Corretores tenham um acompanhamento direto dos interesses dos clientes. Além disso, permite prover respostas em pouco tempo, enquanto coloca todo o sistema nas mãos do gestor.

Assim, cotações imediatas integradas a inúmeras Seguradoras disponibiliza as melhores opções do mercado para a escolha do cliente. Um sistema MultiCálculo integrado se torna um grande facilitador. Em resumo, um bom sistema de gestão para Corretora de Seguros oferece, entre outros benefícios:

  • venda online de seguros;
  • MultiCálculo integrado à gestão;
  • inteligência de mercado;
  • previsão rápida do seguro auto.

Como você pôde ver, o marketing comercial é uma estratégia de negócios indispensável para a Corretora de Seguros desenvolver diferenciais e se posicionar no mercado. Requer algumas medidas essenciais e que devem ser adotadas de modo bastante profissional para enfrentar a competitividade existente. Entre essas medidas, se destaca o emprego da tecnologia de gestão para Corretoras de Seguros.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.