Entenda como aplicar o inbound marketing para segmento de seguros

por
Ed Tomaz
5 min

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Graças às redes sociais, o marketing digital voltado para o ramo de seguros vem se apresentando como uma grande tendência. Nesse sentido, uma das ferramentas mais utilizadas para atingir os clientes certos na hora certa é o Inbound Marketing para seguros, que permite uma comunicação mais direta e efetiva com os consumidores do seu serviço.

Mas o que é Inbound Marketing? Também chamado de marketing de atração, é um conjunto de estratégias que tem como foco a atração do seu público-alvo e a transformação de leads em clientes. É um processo que faz o oposto do marketing considerado tradicional, em que a empresa vai até os clientes e apresenta os seus produtos. No Inbound, o seu conteúdo deve ser encontrado pelo cliente.

Neste post, vamos entender quais são os pilares para aplicação dessa ferramenta no seu negócio. Confira!

Aplique as estratégias de atração

Um dos princípios do marketing de atração, não é a quantidade, mas a qualidade. Isso significa que, o seu foco não deve ser atrair muitos visitantes, mas os visitantes certos, que aumentarão as suas chances de vendas no futuro. Entre as ferramentas que você pode utilizar, estão:

  • blog — essa deve ser a principal ferramenta de produção de conteúdo rico em uma estratégia de Inbound Marketing, por permitir uma maior profundidade e personalização dos conteúdos;
  • site — se o foco do blog é “vender” o conteúdo, o site é a sua vitrine, onde você venderá o seu produto e dará informações sobre a sua empresa;
  • mídias sociais — é por meio das redes sociais que o seu conteúdo será divulgado, criando um engajamento e fortalecendo a sua empresa com o seu público;
  • SEO — outro ponto importante de uma estratégia de atração é o posicionamento de seu site nas buscas do Google, com foco na criação de tráfego orgânico.

Entenda quais são as estratégias de conversão

Atrair o cliente é importante, mas é preciso criar estratégias que transformem essa entrada de visitantes em seus canais de atração em conversão. Por isso, dentro do Inbound Marketing, é necessário aplicar algumas estratégias como:

  • landing pages — as páginas de conversão devem ser elaboradas para que o corretor de seguros crie uma base de dados com os leads, oferecendo um material rico em troca desses dados;
  • formulários — a elaboração de bons formulários é de suma importância para uma boa estratégia de Inbound Marketing, afinal, nenhum cliente gosta de burocracias;
  • call to action (CTA) — é o local onde o corretor finalmente chamará o lead para a realizar uma ação e o convida para interagir com o seu conteúdo;
  • sistema de gestão — para elaborar e gerenciar todas essas estratégias, é de suma importância que você conte com um bom sistema de gestão.

Aplicando o Inbound Marketing para alavancar as vendas

Depois da atração e da conversão dos visitantes em leads qualificados, é hora de ir para a estratégia mais desafiadora, que é transformar esses leads em clientes. Para isso, algumas ferramentas de Inbound Marketing poderão ser utilizadas, como:

  • automação de marketing — as ferramentas de automação permitem que você torne o processos de relacionamento e condução dos leads mais fluidos, mesmo em grande escala;
  • e-mail marketing — desperta o interesse dos leads com uma maior personalização e proximidade;
  • nutrição de leads — é a sequência de e-mails criadas para guiar o lead rumo a compra, de forma fluida e consistente;
  • lead scoring — o lead scoring é um sistema de pontuação que permite saber quais dos seus leads merecem prioridade do time de vendas.

Como vimos, uma estratégia de Inbound Marketing para seguros envolve uma série de processos e ferramentas, que trabalham de forma conjunta para alcançar o objetivo final. Para que tudo isso seja possível, é necessário que a sua empresa conte com boas ferramentas digitais, como um site, plataformas de vendas online, sistema de gestão e presença nas redes sociais.

Gostou do post? Quer melhorar as suas ações de marketing? Veja o passo a passo para fazer um planejamento estratégico de marketing!