Aprenda a ter a confiança e a agilidade do Flash para ser um Super Corretor de Seguros

por
Pedro London
9 min

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Quando eu olhava o super-herói Flash, sempre me perguntava quem gostava dele, afinal ele não tinha nada de mais além da super velocidade. Não era forte, não tinha super armas e não tinha uma história de grande superação como os outros heróis.

Quando lançou o novo seriado dele, demorei para querer assistir porque achei que ia ser mais do mesmo. Claro que minha visão do Flash era a de muitos anos atrás.

Em um almoço de família, uma prima de 14 anos começou a falar que estava adorando assistir e eu perguntei o motivo. Ela então me respondeu: “O Flash é legal, ele ajuda as pessoas e é forte”. Fiquei pensando que não era bem aquele Flash que eu conhecia e resolvi dar uma chance à nova versão.

O seriado em si não me chamou muito a atenção, mas o Flash está muito diferente, além da velocidade ele ganhou um componente que muda complementa o roteiro de seu personagem: a confiança. Essa é sua força. Ele se tornou realmente o personagem central da trama, estando com sua identidade secreta ou não.

Assim como o super-herói Flash, o Corretor de Seguros precisa de agilidade e confiança.


Mas qual a relação do Flash com o mercado de seguros?

O mundo novo chegou para o corretor: a desburocratização e descentralização está evidente, só não vê quem não quer. Hoje o corretor precisa imprimir velocidade para não perder a venda e precisa mostrar confiança no seu produto.

O Corretor passou de um papel de coadjuvante na relação entre seguradora e segurado para ser o astro. Mas precisa se portar como um consultor para assumir o protagonismo completo.

Um consultor precisa ter as respostas certas e na hora, senão ele perde seu super poder

Converso com muitos corretores que não querem “gastar” com ferramentas de gestão e controle e que sempre me falam: “Nós sempre fizemos assim e deu certo”.

Esses corretores são o Flash em sua primeira versão: estagnados em vendas, com a falsa sensação de velocidade, mas sem crescimento; só fazem troca da carteira e gastam muito tempo com isso.

Para ser o novo Flash, ágil e confiante, resolvi trazer várias dicas para você corretor vender mais.

1. Tenha a ferramenta de MultiCálculo certa e atualizada - Ela vai te poupar tempo e dinheiro

Hoje a forma mais rápida e assertiva de você atuar no mercado é contando com as ferramentas adequadas. A principal delas é o MultiCálculo. Ele permite que você entregue as cotações aos seus clientes e feche negócios mais rapidamente, além de fazer a gestão completa da sua Corretora e muito mais.

O mundo mudou e sua corretora deve mudar também. Um MultiCálculo permite que você tenha uma gestão das suas vendas, performance e garanta muita agilidade no dia a dia.

2. Invista em gestão: de pessoas e de tempo - Pessoas vão fazer seu negócio ir mais longe. Tempo fará sua corretora chegar mais rápido

Quando o corretor de seguros inicia no mercado, ele costuma fazer tudo sozinho para ter um respiro financeiro maior e cai em uma armadilha que acha que pode sempre fazer isso.

Um corretor de seguros deve focar na utilização de um sistema de gestão sempre para focar no que realmente importa.

Varias empresas do mercado atualizam softwares diariamente com cada vez mais funcionalidades para deixar o empresário com mais tempo para gerir a inteligência do seu negócio.

3. Tenha os números na mão

Um bom CRM muda tudo, tenha controle total dos dados da sua empresa. "Quem não controla não gere”.
As melhores tomadas de decisões são baseadas em dados. Os dados podem ser coletados a todo momento, mas se não souber por onde começar, inicie pelo seu comercial. Entenda:

Taxa de conversão – Números de clientes prospectados x quantos fazem negócio. Esse número precisa aumentar a cada dia.

Churn (retenção) – Porcentagem de clientes que cancelam. Se essa taxa for alta e subir significa que seu pós-venda está ruim.

Taxa de comissão – Você precisa ter uma comissão média por ramo, se ela estiver baixando, significa que você está trabalhando mais e ganhando menos.

Com um CRM completo você terá todos os esses dados e muito mais, mas lembre-se que algumas vezes é preciso que uma pessoa insira os dados no sistema, então crie essa cultura desde o início da sua empresa.

4. Tenha presença digital. Quem não é visto não é lembrado

Os clientes querem comodidade e praticidade no dia a dia e se você não oferecer isso, estará perdido. A internet já é realidade e está em mais de 80% dos lares do Brasil.

A presença digital significa lembrança na mente do cliente e agilidade no atendimento. Quais são as ferramentas que você deve ter?


Site - Ter um site da sua corretores é imprescindível. O seu site que irá te ranquear bem no google. Você sabia que de acordo a SEMrush o Google recebe 4 bilhões de visitas por mês? Imagina o cliente te procurar e não te encontrar.

Importante atentar-se e deixar claro a área de cotação para dar mais praticidade a vida do cliente.

Instagram – Uma das primeiras redes onde seu cliente vai te procurar. Lugar para você mostrar os seus serviços. Nela evite falar de assuntos polêmicos e polarizadores, como política, por exemplo. A sua intenção no Instagram da sua Corretora é mostrar que possui conteúdo e tem serviços que podem interessar ao seus seguidores.

Linktr.ee – Use a ferramentas para gerar tráfego para os seus serviços. Ele deve ser plugado no Instagram e todos os produtos que você oferece podem estar lá. Com um link para a área de cotação do seu site o seu cliente conseguirá cotar em poucos cliques.

WhatsApp – Ferramenta rápida e o cliente está sempre conectado. Possibilita criação de uma conta comercial, envio de mensagens automáticas para contatos simultâneos e automação de resposta. Além, claro, de humanizar o atendimento.

E-mail marketing – Principalmente para ter relacionamento com o cliente atual, ferramenta que possibilita a automação de e-mails e mensagens. Aproveite para enviar notícias e ofertas para seus clientes.

LinkedIn – Ela é uma ferramenta de exposição profissional, normalmente quando pessoas procuram seu nome no google, a primeira página que aparece é seu LinkedIn. Aproveite e utilize mais essa frente da melhor forma possível.

Comunidades – Participe de comunidades que possuem o mesmo interesse que você. Elas possuem conteúdos riquíssimos e vão te ajudar a ter uma corretora melhor sempre.


Os corretores que investem e usam ferramentas para melhorar seu negócio são os novos Flash: ágeis e confiantes.
Cotações rápidas e com certeza levando o melhor para seu cliente.

Então, por favor, corretores: Sejam o novo Flash!