O que é MultiCálculo e quais suas vantagens para Corretoras de Seguros?

por
Omar Ajame
10 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Gestores de corretoras de grande porte passam por um grande dilema: conseguir gerenciar, entre os vários outros pontos da rotina de trabalho, as diversas cotações prospectadas por quem entra em contato. Processos manuais podem demandar bastante tempo, principalmente em períodos de alta procura de seguros para automóveis. Com isso, há muita demora na entrega da resposta para o segurado. Diante disso, ele poderá optar pelo concorrente. Mesmo que sua empresa tenha um melhor custo-benefício, muitas vezes a pessoa não deseja ou não pode esperar e, por isso, fecha a contratação com a empresa que respondeu mais rapidamente. Então, que tal descobrir o que é MultiCálculo e ver como ele pode ser útil para melhorar a atuação do seu negócio? Confira este post!

O que é MultiCálculo?

O MultiCálculo é um recurso que permite que diversas cotações sejam realizadas ao mesmo tempo nas Seguradoras. Em até 30 segundos é possível cotar um seguro em mais de 15 companhias, inclusive com mais de um tipo de franquia, e fazer uma proposta com valores de diferentes Seguradoras, pronta para enviar ao segurado. Isso é feito a partir do preenchimento de um único formulário, que pode ser preenchido pelo Corretor ou até mesmo pelo potencial cliente. A partir de algoritmos, o próprio sistema identifica as cotações de seguros condizentes com o preenchido e aponta os valores de diversas seguradoras. Assim, o Corretor poderá indicar rapidamente quais são as melhores opções para aquele que prospecta o seguro automotivo, permitindo que ele possa fazer a escolha ideal de aquisição.

Como ocorreu a evolução para o MultiCálculo?

Inicialmente, os cálculos de cotações eram realizados manualmente. Ou seja, o Corretor deveria prospectar uma a uma das Seguradoras com as informações oferecidas pelo cliente. Isso demandava um tempo enorme, que poderia ser melhor utilizado em outros setores. As primeiras automações surgiram com o MultiCálculo não homologado. Este representou um grande avanço: os robôs de automação puderam preencher automaticamente os dados dos clientes nos sites das Seguradoras. No entanto, essa opção passou a trazer transtornos. Qualquer erro no preenchimento comprometia toda a cotação e era necessário repassar todo o processo. Para garantir maior confiabilidade tanto para as Seguradoras quanto para o cliente final, a integração dos sistemas passou a ser homologada pelas seguradoras por meio do web service.

Quais as vantagens de sua aplicação para as Corretoras?

A implementação do MultiCálculo não é só desejável, como imprescindível — principalmente para as grandes Corretoras de Seguros. Independentemente do porte do negócio, é possível obter diversas vantagens em seu uso, tais como:

Automatização dos processos

O MultiCálculo é uma forma de automatizar os processos de cotação da sua Corretora. Assim, em vez de fazer a avaliação e a comparação manualmente, sua equipe conseguirá, em poucos cliques após o preenchimento, ter acesso à relação de todos os valores disponíveis e ao comparativo entre eles. De maneira rápida, simples e dinâmica, você conseguirá gerenciar diversas cotações ao mesmo tempo, já que o sistema fará tudo imediatamente. Sua Corretora ganhará agilidade e precisão, dado que terá os dados precisos de comparação diretamente em sua tela.Quando o MultiCálculo é integrado ao software de gestão, as vantagens são ainda maiores. Afinal, caso a cotação se converta em contratação, o próprio sistema já receberá os dados, os disponibilizará para a gestão da apólice e repassará os valores de comissão automaticamente na seção financeira.

Um sistema de gestão proporciona maior controle para os diretores, diminui a quantidade de tarefas a serem feitas manualmente, ajuda nas tomadas de decisões importantes e permite a análise objetiva do número de prospecções em relação às contratações efetivadas. Ou seja, ele oferece uma forma mais fácil de controlar a produtividade da equipe comercial, entre outros benefícios diretos e indiretos. Assim, a integração desse sistema com o MultiCálculo é fundamental para a melhoria dos processos e a otimização do trabalho na sua corretora.

Segurança dos dados

Um sistema de MultiCálculo integrado com sistema de gestão para Corretoras garante a segurança das informações da empresa e dos clientes. Para isso, eles são dotados de mecanismos de segurança em sua base, garantido por meio das seguintes características e tecnologias:

  • hospedagem segura;
  • servidores físicos e dedicados, hospedados em locais seguros;
  • garantia de precisão absoluta;
  • garantia de inviolabilidade de dados;
  • acordos de confidencialidade;
  • acordos de não concorrência;
  • segurança auditada por órgãos competentes;
  • selo de segurança de site blindado;
  • acesso criptografado ponta a ponta, com protocolos modernos e seguros;
  • certificados SSL que garantem proteção a ataques de pishing e roubos de dados.

Dessa forma, as informações da empresa e dos clientes estarão seguras, garantindo que nenhum dano causado por vazamento ou quebra de sigilo ocorra.

Redução de custos e aumento da produtividade

Toda tarefa otimizada auxilia no aumento da produtividade, permitindo direcionar os esforços dedicados a tarefas operacionais (como os cálculos de cotação) para questões mais analíticas e estratégicas. Pode-se também redirecionar os funcionários responsáveis por essa tarefa para outras funções ou outros departamentos e diminuir a necessidade de mais equipamentos para o cálculo — acarretando, com isso, redução dos custos e otimização do orçamento da empresa.

Transmissão direta pela ferramenta

Com a escolha da ferramenta certa, pode-se contar, ainda, com a agilidade da transmissão direta. Você consegue transmitir o cálculo sem precisar inserir novamente as informações do cálculo, item e cliente no site de cada Seguradora. Assim, além de ganhar agilidade e praticidade, a corretora diminui as chances de erros no envio das cotações.Também vale destacar como pontos positivos a melhoria da produtividade e a redução do tempo dedicado a essa tarefa operacional.

Velocidade na resposta para o cliente e fidelização

Quem está procurando um seguro quer agilidade nas respostas para resolver suas questões rapidamente. Com o MulticCálculo você consegue uma redução de 90% do tempo médio para cotação. Ou seja, consegue atender mais clientes em menos tempo, sem perder qualidade nesse processo. Diante do bom atendimento, a pessoa que está prospectando sentirá uma maior confiança e terá maior chances de procurar a sua Corretora no ato da renovaçãogerando sua fidelização.

Possibilidade de comparação entre as Seguradoras

A partir das informações oferecidas pelo MultiCálculo, você tem a possibilidade de realizar uma comparação objetiva e segura entre as seguradoras.Dessa forma, você conseguirá oferecer as melhores opções para o seu cliente e, com isso, encantá-lo.Com maior confiança, as possibilidades de efetivação da venda são bem maiores e, com isso, as chances de fidelização e de indicação são potencializadas.Ou seja, agora que você sabe o que é MultiCálculo, pode avaliar o quanto ele é fundamental para a sua corretora e o quanto ele pode agregar positivamente para as rotinas do seu escritório.

É seguro contar com o MultiCálculo?

A resposta é: sim! Além de o software automatizar o que você e seus funcionários fariam manualmente, ele transfere os dados automaticamente para a gestão a fim de otimizar as rotinas do seu negócio, tornando-o mais competitivo e eficiente!


O que achou deste conteúdo? Interessante? Então, que tal receber mais artigos sobre a área de seguros diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!