Sua corretora já oferece seguro Pay Per Use?

por
Omar Ajame
4 min

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A pandemia está mudando os hábitos das pessoas, seja em razão do isolamento social e da prevenção, seja por conta do encolhimento da economia. Além de estarem saindo menos de carro, elas não estão dispostas a gastar com seguro para ficar com o veículo parado, afinal, o orçamento tende a encurtar. Nesse cenário, cabe às seguradoras criarem alternativas para não perder esse cliente, e uma das soluções é o seguro Pay Per Use — pago de acordo com o uso.

Esse modelo de contratação desembarcou no Brasil em um projeto 100% digital que tornou a solução alinhada aos novos tempos. Se estamos buscando maneiras de reduzir os impactos ambientais, ao romper as barreiras geográficas, inovar e se adequar aos novos tempos, o Pay Per Use pode ser a solução para sua seguradora

Neste post, vamos entender o que é Pay Per Use e suas características. Confira!

Como está a aceitação do Pay Per Use?

O seguro Pay Per Use começou a ser implementado no Brasil em 2019, a partir do momento em que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) autorizou a customização de planos de seguros com vigência reduzida de contrato com a possibilidade do período intermitente. O objetivo era adequar os seguros aos serviços que utilizamos em nosso dia a dia e pagamos conforme usamos.

Estamos falando de um processo que está acontecendo no mundo todo, como confirma a pesquisa World Insurance Report 2020, que mostra crescimento de 35% para 51% na contratação de seguros “usage-based”. A pesquisa mostrou que 50% dos entrevistados, cerca de 4 mil usuários de seguros, preferem o modelo com cálculos baseados no uso.

Como é calculado o valor desse seguro?

No modelo implementado no Brasil, a tarifa parte de R$ 25, com variações de acordo com o preço do veículo, comportamento do motorista e valor do quilômetro. O seguro que está sendo aplicado no Brasil aceita veículos com o valor mínimo de R$ 20 mil, até o valor máximo de R$ 300 mil, de acordo com a tabela Fipe.

São analisados, também, todos os riscos aos quais o motorista estará exposto, mesmo isso não sendo o fator principal na determinação do preço. Até porque, com o objetivo de simplificar o acesso e a burocracia, a análise do perfil do cliente é breve e com poucas questões.

A avaliação do desempenho pode ser feita por meio de um app instalado no telefone do usuário, que monitora o comportamento dele. Quanto mais cauteloso, maior será a pontuação e menor o valor cobrado. Seguindo o modelo moderno e alinhado aos novos tempos, o ideal é que a contratação e o cancelamento sejam feitos de forma 100% online. O cliente pode escolher entre um seguro completo, que abranja furtos, roubos, desastres e colisões, ou ser personalizado de acordo com as necessidades individuais.

Como vimos, o modelo de seguro Pay Per Use veio para ficar e abre um novo mercado para as seguradoras. Sua aplicação requer a adoção de sistemas inteligentes, que identificam o comportamento do motorista e permitem toda a operação de forma online.

Gostou do post? Então, continue com a gente e veja como um sistema de gestão para corretoras pode facilitar seu dia a dia.