Entenda o que é internet das coisas e a sua relação com o mercado de seguros

por
Omar Ajame
4 min

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Você sabe o que é Internet das Coisas? Embora pareça algo distante, já é algo presente na nossa vida cotidiana. O conceito é de pequenos itens que funcionam conectados à internet para que funcionem corretamente e tragam facilidades para os usuários. Alguns exemplos de Internet das Coisas são smartwatches — que otimizam as funções do celular e veículos autônomos — e sensores industriais, que gerenciam o funcionamento de máquinas. Para entender melhor o que significa e como impacta o mercado de seguros, continue a leitura!

Como a IoT pode afetar o Mercado de Seguros?

O Mercado de Seguros também é influenciado pela Internet das Coisas, embora ainda não haja um investimento consistente nessa tecnologia dentro do setor. Algumas empresas já utilizam, por exemplo, os serviços na nuvem para armazenar as informações dos clientes com segurança, mas outros recursos, como o uso do Analytics para otimizar as ofertas e aumentar a compreensão das necessidades do consumidor, ainda não são aproveitadas em todo seu potencial.

Além disso, ainda não há um uso maciço de dispositivos ligados à tecnologia dentro do mercado de seguros, como monitorar veículos para otimizar pacotes de seguro, oferecer uma proposta de valor para o cliente e avaliar riscos.

Quais os principais desafios da IoT no Mercado de Seguros?

Embora pareça algo promissor, nem tudo são flores quando falamos da IoT no Mercado de Seguros. O setor ainda enfrenta alguns desafios que devem ser contornados para que essa tecnologia possa ser aplicada de maneira positiva. Um deles é o gerenciamento de dados, já que os números atuais vêm em volume muito maior e devem ser processados em tempo hábil para os negócios.

Além disso, são levantados questionamentos sobre a propriedade desses dados ― afinal, as seguradoras podem usar essas informações ou elas pertencem aos clientes? A segurança dessas informações também é um fator extremamente importante e que pode colocar a seguradora em uma posição desfavorável, caso ocorram vazamentos desses dados.

Quais tecnologias estão a favor do Mercado de Seguros?

Apesar desses obstáculos, há diversas tecnologias que vão ajudar o Mercado de Seguros a trabalhar com maior alinhamento e até mesmo a conseguir manter a sua relevância diante de concorrentes que surgem no setor, como a Amazon e a Google, que começam a posicionar nesse nicho.

A Inteligência Artificial é uma dessas ferramentas, possibilitando o uso de programas de manutenção preditiva, de recuperação de veículos roubados e de prevenção de acidentes entre outros aspectos importantes para a seguradora.

Outra tecnologia importante é o atendimento omnichannel, que eleva a qualidade do serviço prestado ao consumidor e permite que ele seja ofertado 24/7 — o que traz mais segurança para ocorrências durante a madrugada ou em meio a feriados, por exemplo. A IoT pode promover uma melhor atuação do Mercado de Seguros, que compreenderá o que o seu cliente precisa, e poderá estruturar pacotes e ofertas que realmente proporcionem um bom custo-benefício aos clientes.

Saber o que é Internet das Coisas e como ela pode ajudar pode ser a chave para acompanhar a evolução do setor e manter-se relevante no mercado.

E você? Já trabalha com esse tipo de tecnologia na sua empresa? Como acha que ela pode ajudar?