Sistema MultiCálculo de Seguros: o que é e quais as vantagens?

por
Omar Ajame
13 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Até alguns anos atrás, boa parte do tempo dos Corretores de Seguros era tomado para fazer o gerenciamento de cotações para clientes. Os processos manuais demandavam um tempo precioso, mas com a transformação digital, surgiram ferramentas capazes de transformar esse cenário e ajudar na produtividade: o Sistema MultiCálculo de Seguros. Com o auxílio de uma plataforma MultiCálculo, é possível fazer diversas cotações ao mesmo tempo. Assim, ao preencher um único formulário com as informações necessárias, o sistema trabalha com base em algoritmos. Quando termina a análise, a ferramenta aponta quais os valores em cada Seguradora. Dessa maneira, os Corretores têm um trabalho mais ágil e preciso, apontando a melhor alternativa para seus clientes em questão de segundos. Se estiver em dúvida se a plataforma é realmente uma boa opção, confira alguns benefícios de utilizá-la a seguir.

O que é o sistema de MultiCálculo?

Como já mencionamos, trata-se de uma ferramenta usada por Corretoras de Seguros para fazer o cálculo de cotação de possíveis contratos de Seguro, tomando como base múltiplos fatores que possam afetar o serviço e o risco para a empresa. Nele, há um formulário que pode ser preenchido pelo Corretor ou pelo contratante, o qual pede informações relativas ao serviço e ao perfil do cliente. Cruzando estas informações com um banco de dados amplo e o uso de um algoritmo para analisá-los, o sistema apresenta uma cotação ideal para o serviço da Seguradora, tomando como base a demanda do cliente e os riscos externos.

Essa ferramenta é especialmente útil para os profissionais responsáveis pela gestão de cotações. Antigamente, esta tarefa tinha que ser feita manualmente, desde a pesquisa e prospecção até o seu cálculo repetidamente em diversos portais das Seguradoras. Hoje, com a ajuda desse sistema, não há tanta dificuldade, o que permite aos profissionais prestarem um melhor atendimento a seus clientes.

Quais são os benefícios da plataforma MultiCálculo?

Tanto para o Corretor quanto para o cliente, o uso desse tipo de sistema é muito útil para seu desempenho. Em muitos casos, é graças a ele que algumas Corretoras encontraram novas oportunidades de crescimento. Alguns dos principais benefícios dessa ferramenta para sua Corretora de Seguros são:

Automatização dos processos

A praticidade de contar com uma ferramenta que seja rápida é fundamental para qualquer Corretor de Seguros. Por isso, automatizar os processos é uma vantagem que deve ser observada sempre que possível. Afinal, é um grande benefício contar com sistemas que possam aprimorar processos mediante a execução de tarefas operacionais e, mais que isso, rotinas repetitivas. Assim, a energia poderá ser voltada para soluções mais criativas, uma vez que, com a automatização, pode-se lançar mão de ferramentas que atribuirão mais eficiência e precisão, desde que se tenha um fornecedor de acordo com cada necessidade das empresas. Então, esses sistemas automatizados vão otimizar o tempo do Corretor no dia a dia, que pode dedicar esforços ao que realmente importa: as vendas.

Com a automatização dos processos, o Corretor não precisa entrar no site de cada uma das Seguradoras e preencher diversas vezes a mesma informação para levantar as cotações. O MultiCálculo é responsável por realizar a cotação em diversas Seguradoras simultaneamente, a partir do preenchimento de um único formulário. A automatização proporciona a cotação de apólices diversificadas em poucos segundos, o que era impossível de ser feito de forma manual e sem o auxílio de uma plataforma. Desse modo, as Corretoras ganham tempo hábil e podem avaliar mais apólices em menos tempo.

Segurança dos dados

Outro ponto forte que deve ser analisado ao optar por um Sistema MultiCálculo de Seguros é a segurança. Por serem inseridas informações de clientes e de empresas, esse quesito merece atenção especial. Opte por plataformas que assegurem a proteção de informações. Afinal, segundo a pesquisa anual realizada pela Unisys, aqui no Brasil, ainda são elevados os índices que mostram a falta de confiança nas empresas quanto à segurança de dados. Por exemplo, 71% dos respondentes informaram não crer que os dados de clientes são bem protegidos na nuvem quando armazenados pelas organizações.

Além disso, a pesquisa também aponta que o nosso país apresenta preocupação crescente com segurança em relação às demais nações. Busque por sistemas que tenham a segurança auditada pelos órgãos competentes e que contem com selos de segurança. Outros aspectos a considerar são o acesso criptografado, proteção contra-ataques e roubos de dados e a hospedagem de servidores em locais seguros. É necessário ter garantias de que a ferramenta está realmente protegida, pois qualquer falha pode acarretar prejuízos financeiros consideráveis além de outros danos. Observar as chances de os dados serem violados, a confidencialidade e demais fatores de segurança são essenciais.

Redução de custos

Se ainda restam dúvidas de que o uso de um software de gestão MultiCálculo é vantajoso, saiba que é possível reduzir alguns custos com ele. A otimização ao usar a ferramenta no dia a dia será capaz de diminuir os gastos de recursos e, principalmente, o desperdício. Com as indicações da plataforma, os Corretores que a utilizam passam a dedicar seus esforços para questões mais específicas. Assim, os Corretores conseguem administrar suas tarefas e demandas, auxiliando os clientes na escolha da melhor apólice com mais precisão. Erros de atendimento e nos processos de definição do seguro são evitados ao utilizar o software, o que também resulta em um orçamento mais eficiente e personalizado, voltado para o que é realmente necessário. Mais ainda, existirá um a diminuição no retrabalho, fator que atrapalha — e muito — tanto as rotinas dos Corretores quanto a qualidade dos resultados, o que pode gerar insatisfação em todos os envolvidos no processo.

A tecnologia se tornou uma grande ajuda no setor ao trazer soluções inteligentes como o MultiCálculo. Além de fazer a cotação online e em tempo real, diminui a burocracia e papelada. A longo prazo, os resultados são mais expressivos e a satisfação dos clientes cresce ainda mais.

Aumento da produtividade

Para que os Corretores tenham uma alta produtividade, todo o ambiente em que estão precisa ser favorável. Um dos pontos que merece destaque é justamente o uso de ferramentas que possibilitam a agilidade, em que os Corretores consigam realizar seus trabalhos de forma eficiente e sem atrasos. Adotando uma ferramenta online, a automatização aumenta o rendimento e possibilita a ativação de mais clientes.

Os clientes não querem passar horas para escolher um seguro que seja adequado às suas necessidades, assim como os Corretores não têm tempo a perder, já que poderiam fechar mais vendas. Nesse sentido, a plataforma é uma excelente maneira de fazer propostas mais personalizadas com mais chances de serem aceitas. Com a integração de sistema, os processos são mais controlados e todos acessam dados e informações de forma instantânea. Com isso, o retrabalho é reduzido e toda a equipe fica mais alinhada. Toda essa produtividade reflete para o cliente no momento em que procura um orçamento, pois ele percebe a confiabilidade e compreende que não estará apenas adquirindo um seguro, mas também o valor dos serviços prestados.

Transmissão direta pela ferramenta

A demora em ter retorno no orçamento pode fazer com que o prospect acabe desistindo da contratação. Portanto, além de contribuir para a redução de custos e produtividade, outro grande benefício do Sistema MultiCálculo de Seguros é a transmissão direta. O TELEPORT, diferentemente de outras ferramentas, transmite a proposta dentro do próprio sistema após o cálculo. Ou seja, quando o Corretor faz a cotação para determinado cliente, essas informações podem ser transmitidas diretamente, sem a necessidade de entrar no site das Seguradoras para inserir novamente os dados.


Outra vantagem de utilizar o TELEPORT é que os Descontos Especiais e Coberturas Adicionais também estão integradas. Diminuindo as etapas dos processos, os Corretores ganham tempo com essa agilidade e as chances de ocorrerem erros e falhas são reduzidas. A utilização da plataforma tem uma eficiência que chega a ser 90% menor que o tempo médio de uma cotação se ela fosse feita manualmente. A gestão de tempo é melhorada, o que é um diferencial para a Corretora no mercado. Entretanto, promover treinamentos para o uso correto da ferramenta é primordial como um meio de potencializar resultados.

Para escolher um Sistema MultiCálculo de Seguros, é necessário conhecer a empresa e sua experiência no Mercado de Seguros. Conferir a competência em relação ao software e quais são seus benefícios para os Corretores é essencial, já que a plataforma deve ajudar na otimização da rotina por meio da automatização de processos primando sempre pela segurança de todos os dados. O objetivo sempre será ter rotinas eficazes para o cliente final que promovam a redução de custos e o aumento da produtividade, entre outros benefícios.

Para isso tudo dar certo, é essencial que a empresa busque estudar as necessidades de cada local, a fim de que sejam adotados todos os princípios indispensáveis ao mecanismo certo para cada situação. Agora que você conhece melhor o sistema MultiCálculo e suas qualidades, pode decidir qual plataforma é a mais adequada para você e como você pode usá-la para maximizar seu desempenho. Existem dois tipos: o Robô e o WebService, que é o formato usado pela TEx.

Achou este artigo interessante? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como o sistema MultiCálculo pode contribuir com seu desempenho no dia a dia.