Gestão de equipe: entenda como treinar sua Corretora de Seguros

por
Omar Ajame
5 min

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Não existe gestão de equipe sem a programação sistemática de treinamentos. Eles são fundamentais porque ajudam a desenvolver a capacidade de execução da equipe com base em processos previamente definidos.

Além disso, compensam as carências de pessoal qualificado, o que é um problema em praticamente todos os setores no nosso país. Em razão desse investimento essencial, a corretora também precisa garantir a retenção dos talentos que ajuda a desenvolver.

A questão é como fazer isso. Foi exatamente o que buscamos responder para você neste post. São algumas dicas pontuais e práticas sobre as principais medidas que você pode tomar. Confira!

Gestão de equipe: Identifique pontos fortes e fracos

A gestão da equipe começa com uma análise da realidade atual. Com um bom diagnóstico da situação, que ajude a identificar os pontos fortes e fracos da equipe, você pode facilmente direcionar os seus esforços para resolver os problemas prioritários, além de fortalecer as forças que já estão presentes.

Estabeleça metas e objetivos

Além de observar a realidade atual, é fundamental determinar a que você deseja construir com base na gestão da equipe. Para que esse estado desejado seja concreto e claro, ele precisa ser traduzido na forma de objetivos e mensurado por meio das metas.

Quer um exemplo para facilitar o entendimento? Suponha que você identificou que a equipe está com dificuldades em fechar negócios com a agilidade devida. Por meio de indicadores, você observou que a maioria das vendas são concluídas depois de 6 reuniões, quando poderiam ser fechadas em 3 ou 4. Isso significa que o seu objetivo é diminuir o ciclo de venda; e sua meta é diminuir o número de visitas para 4.

Desenvolva processos

O controle de processos é uma das ferramentas que você pode usar para identificar fraquezas e forças. Além disso, a elaboração do fluxo de cada atividade, na forma de um processo definido e estruturado, padroniza as tarefas e facilita o treinamento dos colaboradores.

Afinal, como uma empresa poderia ensinar sua equipe como executar uma atividade, antes de definir como ela precisa ser feita?

Desenvolva um programa de análise de desempenho

Por melhor que sejam os seus treinamentos, reuniões e processos, sempre será possível melhorar, pois a busca pela excelência é um trabalho árduo e constante. Além disso, cada membro da equipe costuma ter limitações e talentos únicos, o que implica em necessidades diferentes.

Um programa de análise de desempenho ajuda com isso porque ele permite o acompanhamento individual. Cada colaborador é orientado de acordo com o seu desempenho sobre como pode melhorar, o que ajuda com que ele evolua como profissional.

Elabore um plano de capacitação

Você pode contratar um treinamento sobre técnicas de negociação, por exemplo. Esse é um tema importante em uma corretora e certamente trará resultados. Contudo, ele pode ser muito maior se pensar em termos de um programa mais longo.

Definir capacitações de acordo com as análises que indicamos, as deficiências dos processos e a necessidade individual, permite elaborar uma sequência de eventos que se reforçam uns aos outros, o que faz com que o aproveitamento seja muito maior.

Escolha um sistema que ofereça suporte e treinamento

Para concluir, opte por soluções que ofereçam o melhor atendimento aos seus clientes, além de materiais de apoio e treinamentos periódicos. Assim é o TELEPORT, solução totalmente online, desenhada para atender as necessidades de corretoras de todos portes, centralizando toda a gestão do negócio, além de oferecer o melhor MultiCálculo para seguro de automóveis do mercado.

O TELEPORT é um sistema em constante desenvolvimento, com atualizações e novas funcionalidades projetadas a partir de feedbacks dos corretores de seguros. Além de todo o suporte, a ferramenta oferece treinamentos gratuitos à sua base de clientes e acesso contínuo a materiais de apoio, desenvolvimentos para ajudar e esclarecer as principais dúvidas dos Corretores de Seguros e assim, melhorar a performance e os resultados.