Motivação no trabalho: há relação com a produtividade do time da Corretora de Seguros?

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

O ambiente de uma Corretora de Seguros é muito competitivo e dinâmico, especialmente porque o mercado está passando por mudanças e os profissionais precisam aproveitar esse momento de recuperação. Por isso, a motivação no trabalho de um Corretor pode fazer grande diferença em termos de produtividade.

Além da mudança econômica, esse mercado está sendo influenciado pela evolução tecnológica, que acabou tirando do Corretor de Seguros a exclusividade de fechar o negócio e aumentando a sua concorrência. O que fazer então para não desanimar e conseguir superar os objetivos traçados? Um dos fatores-chave para conseguir isso é se manter motivado.

Neste artigo você verá qual a relação entre a motivação e produtividade, além de conferir dicas práticas para manter o time estimulado. Confira!

Qual a relação entre motivação e produtividade?

O guru da gestão Kenneth Blanchard comenta no livro O Gerente Minuto que “pessoas satisfeitas produzem melhores resultados”. Certamente você deve concordar com ele. Pare e pense: quando você consegue produzir mais? Será que é quando está passando por problemas familiares e dificuldade financeira ou quando está com a vida profissional e a pessoal equilibradas? A valorização do funcionário está ligada à motivação e, aplicada da forma correta, reflete diretamente em produtividade e atingimento de metas. E, se tem algo que deixa feliz tanto o corretor de seguros quanto a corretora, é o alcance de resultados.

Como a motivação no trabalho aumenta a produtividade?

Motivar significa encontrar os motivos, as razões certas para se fazer algo de maneira contínua e melhor. Ou seja, a motivação faz com que o profissional se doe mais, se comprometa mais e busque sempre o melhor no que se propõe a realizar. A motivação e a produtividade se relacionam no momento em que a primeira aumenta a confiança e o otimismo do profissional que, por sua vez, impulsionam sua performance diária para alcançar os objetivos individuais e coletivos. Ele enxergará um ambiente favorável, que lhe proporciona o suporte necessário para continuar acreditando e buscando os resultados.

Como motivar sua equipe na Corretora de Seguros?

Valorize os colaboradores

Dale Carnegie, autor do best-seller Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, comenta que o ser humano anseia o reconhecimento e precisa se sentir importante. Reconhecer é valorizar, e todo profissional deseja isso da empresa. A valorização pode ocorrer de várias formas, desde um elogio até uma promoção.

Realize programas de capacitação

Programas de treinamento e capacitação conseguem resolver vários problemas ao mesmo tempo. Em um primeiro momento, desenvolvem as habilidades técnicas dos profissionais. Além disso, quando a empresa promove programas de capacitação, os colaboradores entendem que a organização está investindo no seu crescimento profissional e se sentem motivados a agir de forma recíproca e focada nos resultados.

Faça pesquisas de satisfação

Pesquisas de satisfação tendem a ser bastante motivadoras e refletem uma clara valorização do profissional. Por terem a oportunidade de expor suas opiniões sem receio, os funcionários se sentem mais engajados e aumentam naturalmente seus níveis pessoais de produtividade. Quando o Corretor de Seguros sabe que as suas opiniões são levadas em consideração, tende a ser mais participativo, “comprar a ideia” e atuar com muito mais vigor, pois entende que teve participação na elaboração das estratégias. A motivação no trabalho é primordial para corretores de seguros, que participam de um mercado altamente competitivo e que contam com ferramentas que criam rankings de performance. Por isso, siga as dicas apresentadas e mantenha o seu time motivado para gerar resultados fora da curva.

Gostou do artigo? Tem amigos que se interessariam por essas informações? Compartilhe o post nas suas redes sociais e divida com eles esse valioso conhecimento.