Como escolher o melhor sistema para corretora de seguros

Omar Ajame
Como escolher o melhor sistema para corretora de seguros

O mundo contemporâneo vem trazendo grandes mudanças para todos os setores da sociedade. No âmbito dos negócios, o número de empresas que estão investindo em tecnologia e softwares de gestão cresce a cada dia. O mesmo vale para a procura pelo melhor sistema para corretora de seguros.Investir em um sistema de gestão é fundamental para que sua corretora consiga se destacar e a escolha do software certo é determinante para alavancar seus resultados e evitar problemas futuros. Alguns dos benefícios são: automação das atividades, aumento da eficiência e da agilidade, otimização dos processos, crescimento da produtividade, segurança de dados, visualização dos resultados em tempo real e muito mais.Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como escolher o melhor sistema para sua corretora de seguros.

Avalie a opinião de outros corretores

Avaliar a opinião de outros profissionais é uma excelente ideia para escolher o melhor sistema para sua corretora. Essa é uma forma interessante de identificar as principais necessidades de cada um deles em seu dia a dia.Dessa forma, você não escolherá um software que possua funções que não serão utilizadas, evitando gastos desnecessários. Em contrapartida, também não haverá falta de nenhuma atribuição, ou seja, o software tende a ser exatamente o que sua corretora precisa.

Verifique as funcionalidades do sistema

Continuando a linha de raciocínio do tópico anterior, é preciso verificar as funções disponíveis no sistema, garantindo que elas serão utilizadas e não se tornarão despesas adicionais dispensáveis.É interessante buscar opções que sejam completas, abordando diversas áreas essenciais para uma corretora. Itens como gestão de clientes e apólices, sistema financeiro, gestão eletrônica de documentos e, principalmente, a importação automática de propostas e apólices devem ser observados.Não podemos deixar de mencionar que as pessoas estão procurando por sistemas cada vez mais automatizados. A correria do dia a dia está exigindo certa adaptação do mercado, pois o tempo é um recurso extremamente escasso e valioso. Em outras palavras, perder tempo com processos burocráticos e improdutivos pode custar muito caro. Pense nisso!

Facilite implementações na corretora

A compra ou a contratação da prestação de serviços de um software significa que sua corretora precisa configurá-lo, conforme os acordos comerciais com cada companhia parceira e com as regras de comissão e repasse que vocês praticam, além de orientar e treinar todos os colaboradores.Cada caso é um caso, mas alguns softwares têm o processo de treinamento muito complicado e não fornecem o conhecimento necessário para os seus colaboradores. Dessa forma, se os corretores tiverem muita dificuldade em utilizar o sistema, muitas vezes o deixarão de lado em suas atividades rotineiras.O ideal é buscar alternativas que sejam mais fáceis de ser implementadas. Prefira sistemas que tenham uma equipe técnica que ajude a configurar de forma assistida e que sejam adequados à realidade de sua equipe.

Ofereça suporte adequado para os corretores

De nada adiantará a contratação de um sistema para a corretora se os profissionais continuarem com sua rotina como antes da implantação, não é mesmo? Certamente, será necessário haver treinamento, capacitação e receptividade da corretora para tal.Entretanto, muitas dúvidas surgirão conforme a necessidade e o uso dos corretores. Assim, é preciso procurar alternativas que ofereçam um suporte adequado, capaz de solucionar as dúvidas e ajudá-los a desempenhar suas atividades.Além disso, o suporte também será responsável por ouvir os corretores e prover melhorias no sistema, deixando-o adequado à sua corretora. Todas as atualizações realizadas deverão ser devidamente explicadas aos corretores, de forma que eles possam utilizar o sistema integralmente.

Ajude a corretora a alcançar os objetivos

Outro benefício que o melhor sistema para corretoras de seguros deve oferecer é a capacidade de ajudá-la a alcançar seus objetivos. Os softwares devem representar muito mais do que simples facilidades adquiridas no dia a dia: eles devem ser capazes de prover informações valiosas, como dashboards e relatórios, tornando possível acompanhar os resultados e melhorar todo o gerenciamento do negócio.Assim, os diretores terão dados em tempo real sobre o desempenho dos corretores e poderão analisar o que deve ser feito para garantir resultados superiores. Além de aspectos gerenciais, um bom software deve prover aumento de produtividade e otimização das tarefas.Uma automatização, por exemplo, deve ser vista com bons olhos, pois pode ser fundamental para garantir que não ocorra a perda de nenhuma venda. Deve ser possível, também, agendar o contato com os clientes e gerar cálculos automáticos para renovação, o que proporciona ao corretor um relacionamento mais próximo com o segurado, evidenciando a criação de uma parceria.O tempo também deve ser otimizado, evitando realizar tarefas manuais e burocráticas. Assim, erros e retrabalhos diminuirão consideravelmente, podendo, inclusive, ser erradicados.

Verifique as funcionalidades que o software deve ter

É essencial verificar se o software escolhido tem as funcionalidades necessárias para atender às peculiaridades do seu negócio. Alguns dos pontos que não podem faltar estão detalhados a seguir.

Funcionalidade de multicálculo

O multicálculo consegue centralizar o processo de negociação com as seguradoras de forma fácil, realizando a cotação com as diversas empresas de forma automatizada, por meio do software.O potencial cliente envia os dados via formulário, que é aplicado pelo software, recebendo a resposta das seguradoras rapidamente e otimizando a gestão interna da empresa.

Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

Todo sistema para corretoras de seguro deve ter a possibilidade de armazenamento eletrônico de documentos. Se isso é importante para as empresas de qualquer área, para as corretoras é fundamental, pois é necessário armazenar cada um dos contratos para verificar quais são as coberturas estabelecidas em casos de sinistros, conseguindo verificá-los de forma ágil.Além disso, auxilia a eliminar documentos físicos e oferece a possibilidade de armazenamento digital dos arquivos, garantindo maior sustentabilidade nos processos internos.

Assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica é uma ótima possibilidade para fechamento de contratos para sua corretora de seguros. A partir disso, torna-se possível que o cliente receba a proposta por e-mail e ela ser fechada com apenas um clique.Assim, não é mais necessário enviar o documento para o cliente, aguardá-lo imprimir, assinar, escanear e enviar de volta. Além disso, a assinatura eletrônica conta com mecanismos de criptografia que garantem que o procedimento seja seguro, prático e sustentável.

Controle de comissões e prêmios

Se sua corretora trabalha com mecanismos de recompensa para os vendedores, como comissões e prêmios, é essencial que o software tenha mecanismos que auxiliem no melhor controle das vendas de cada um, direcionando as comissões a receber e as que já foram recebidas.O gestor poderá, assim, verificar os extratos de comissões que já foram pagas junto com a remuneração, dar baixas e consultar as parcelas que ainda não foram pagas para os funcionários.

Personalização para sua empresa

Cada empresa apresenta necessidades específicas caso a caso. Por isso, é essencial que o software ofereça a potencialidade de ser personalizável empresa a empresa. Assim, ele pode ser adaptado para as peculiaridades internas da organização, trazendo de fato os resultados pretendidos pelas organizações e conseguindo automatizar processos e melhorar a gestão interna do negócio.

Garanta uma implementação eficiente do software

Nada adiantará escolher um software perfeito caso a implementação não seja eficiente. Para isso, é essencial que a organização responsável ofereça o serviço de instalação dentro da sua empresa.E não para apenas por aí. Também é necessário que ocorra todo o processo de adaptação interna, desde a adequação dos procedimentos internos a, até mesmo, treinamento dos colaboradores para aprenderem a se adequar à nova cultura interna.As empresas fornecedoras do software devem oferecer o processo de implementação completo para as contratantes, personalizando caso a caso, de acordo com as demandas e necessidades do negócio. Caso contrário, você pode escolher o produto perfeito, mas ele não trará os benefícios necessários para seu negócio.

Garanta a segurança da informação

A segurança da informação representa um ponto de atenção na vida dos corretores, uma vez que a maioria dos documentos com os quais eles trabalham é confidencial e crítica e não pode, de maneira alguma, ser violada ou exposta.Além disso, é importantíssimo certificar-se de que todas suas informações estejam seguras, afinal um corretor não quer que seus concorrentes tenham acesso a seus dados, suas apólices e seus contratos, não é mesmo? A partir disso, é preciso procurar um sistema para corretora de seguros que seja dotado de devida proteção aos seus dados.Essa é a única maneira de garantir que o seu maior ativo, a carteira de clientes, esteja protegido de qualquer ameaça.Existem empresas especializadas no assunto que contam com técnicas de padrão internacional de segurança da informação. Esses softwares garantem muito mais proteção aos seus dados e aos dados dos clientes. Assim, sua preocupação em relação a esse tipo de problema não existirá mais. Vale a pena conhecer, concorda?Contratar um software para corretora de seguros pode ser o que falta para você alcançar os objetivos propostos e se destacar no mercado. Não perca tempo e invista já nesse tipo de tecnologia.Agora que você já sabe como escolher o melhor sistema para corretora de seguros, ficou mais fácil decidir, não é mesmo? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a acelerar sua jornada!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags