Fique por dentro dos desafios da gestão de corretora de seguros

por
Omar Ajame
14 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Você sabe como anda o mercado de seguros no Brasil? Acompanhar as tendências e atentar às mudanças de hábito dos segurados é o que vai garantir o sucesso de uma gestão de corretora de seguros. Então, vamos começar este artigo com uma boa notícia.Ainda com os desafios, a economia está se recuperando e a expectativa de crescimento do mercado pode chegar a 8,4%. A indústria automobilística, por exemplo, indicou um crescimento de 13,7%, prevendo um aquecimento no segmento.Já a procura por seguros de pessoas cresceu 9,4% em 2018 e a perspectiva para 2019 também é positiva. Pensando nisso, criamos este artigo! Para apresentar os principais desafios e erros que devem ser evitados pela gestão de Corretora de Seguros. Dessa forma, você fica atento para superá-los. Então, acompanhe!

Principais desafios para as Corretoras de Seguros

Além da tradicional competitividade, o mercado é dinâmico e passa por mudanças constantes, com isso, os desafios são parte da rotina das Corretoras. Sendo assim, ter um planejamento estratégico eficiente é indispensável para manter bons resultados e se destacar.Veja os desafios mais comuns para as Corretoras de Seguros!

Atendimento focado no relacionamento

Com as novas necessidades do consumidor, ter um serviço direcionado a resolver os problemas apenas quando ele precisa já não é mais suficiente. Sendo assim, o customer success surge como uma nova maneira de se relacionar com o cliente.Ao contrário das limitações do tradicional suporte, o objetivo desse serviço é proporcionar uma experiência única ao segurado, que vai desde a introdução no negócio até ao pós-venda.Ou seja, enquanto o cliente estiver ativo, o profissional responsável mantém relacionamento constante para garantir que todas as necessidades do segurado serão atendidas.Ao investir em ações de marketing de relacionamento, as estratégias para aumentar a renovação de seguros são alcançadas, o que é ótimo para a gestão de toda a corretora.

Formação de parcerias

Com a alta competitividade entre os corretores no mercado, a melhor solução para lidar com isso está na formação de boas parcerias. Aliás, por meio delas, é possível atingir um público mais amplo, além de diminuir custos de aquisição de clientes e treinamento de equipes para novos produtos.Na prática, se a corretora se especializa em seguro de imóveis, ao estabelecer uma parceria com uma que oferece seguro de automóvel, por exemplo, elas compartilham a carteira de negócios.Essa oferta também pode ser feita durante a negociação, após mapear o perfil do segurado, aumentando as chances de acelerar o crescimento com cross-selling e up-selling.Nesse sentido, ter bons parceiros pode ampliar o portfólio e intensificar a prospecção de clientes, sem aumentar o investimento.

Crise econômica

As mudanças no cenário global têm muito que revelar para a gestão de corretora de seguros. Além de fornecer informações que permitem antecipar problemas financeiros, é possível pensar em medidas para driblar a crise e transformar os desafios em oportunidades de negócio.Por exemplo, a partir da crise econômica, no fim de 2017, o comportamento do consumidor mudou devido à alta taxa de desemprego, que chegou a 12,6%, de acordo com a Exame. Além do cliente ficar mais atento à cobertura, a procura por seguro de vida teve um aumento de 26%.Tudo indica que essa transformação seja devido à preocupação do brasileiro em garantir o sustento para a família, em caso de imprevistos. Por isso, é fundamental que o corretor fique atento a essas mudanças para não ser pego de surpresa.

Mudanças da tecnologia

Mesmo com as insurtechs dominando o mercado de seguros, ainda existem diversas corretoras resistentes em aderir à transformação digital. O excesso de controle e o medo de se adaptar às mudanças são alguns sinais.No entanto, quanto mais a corretora demora em adotar as novas tecnologias, maior será o risco de ser engolida pelo mercado. Para uma corretora sobreviver, ela deve acompanhar os novos hábitos de consumo dos segurados. Com a inovação, é possível oferecer diversos benefícios, como:

  • comodidade com plataformas multicanais, podendo ser acessadas de qualquer lugar;
  • agilidade no retorno das solicitações por meio da integração de sistemas;
  • segurança de dados durante toda a negociação.

Diferentes perfis de clientes

Fazer um levantamento do perfil de cada segurado permite que o corretor conheça a fundo as necessidades específicas do cliente. Com essas informações, é possível entender quando um tipo de seguro é suficiente para um cliente e quando um adicional pode ser ofertado, por exemplo.Esses dados são essenciais para oferecer o seguro da maneira que ele precisa, além de evitar problemas indesejados no pós-venda. Contudo, a gama de clientes com estilos diferentes pode confundir essas informações e, quando isso acontece, o corretor perde a oportunidade de oferecer um serviço customizado.Por isso, contar com a tecnologia pode tornar tudo isso mais fácil, por meio de plataformas que coletam dados reais e precisos. Assim, é possível tomar decisões mais rápidas e certeiras.

Ferramentas de gerenciamento

Ter uma ferramenta que gerencia processos pode fazer toda a diferença para a gestão da sua corretora. Os fluxos de automação reduzem os custos com impressões de documentos e mão de obra, além de aumentar o desempenho da equipe.Sendo assim, as atividades rotineiras passam a ser executadas automaticamente, permitindo que o corretor foque em tarefas mais importantes.Por exemplo, já pensou em fazer a importação automática da proposta e transmitir ao cliente direto de um software? Ou, controlar a comissão dos corretores de onde estiver? Com as ferramentas de gerenciamento, isso é possível.

Gerenciamento de incertezas

Gerenciar situações de incerteza pode causar medo, no entanto, faz parte de toda gestão de corretora de seguros. Então, antes de decidir, é importante analisar o cenário e considerar todas as variáveis.Para isso, é fundamental criar um planejamento estratégico para ajudar na visão holística da corretora. Entretanto, antes de fazer qualquer ação, é preciso:

  • analisar o meio interno e seus principais recursos;
  • acompanhar o ambiente externo, como crises e novas legislações;
  • entender as necessidades dos segurados e seus hábitos de consumo.

É verdade que o setor de seguros ainda enfrenta desafios, por isso, o primeiro passo para se recuperar está na inovação. Os processos exaustivos, que consomem o tempo das corretoras, podem ser substituídos por softwares capazes de colher dados mais precisos, em menos tempo.Além de proporcionar uma experiência única ao segurado. Tudo isso aumenta o potencial competitivo. Por isso, se você ainda pensa que a tecnologia é inimiga do corretor, esqueça essa ideia.Esses recursos fornecem as ações que você precisa para oferecer um serviço diferenciado e aumentar sua carteira de negócios. Ou seja, é o apoio essencial para toda gestão de corretora de seguros.

Erros que devem ser evitados pela Corretora de Seguros

Os erros gerenciais e na relação com o cliente podem causar danos irreversíveis e precisam ser reduzidos para a Corretora de Seguros ter maiores possibilidades no mercado e assim, conquistar e fidelizar os clientes.Conheça erros graves que devem ser evitados pela gestão de Corretoras de Seguros!

Não reunir informações sobre os clientes

Para prestar serviços de qualidade é essencial compreender melhor o perfil e as necessidades dos consumidores. Nesse contexto, é possível criar um relacionamento próximo e definir estratégias para atender as expectativas e gerar o engajamento.Deixar de reunir informações sobre os clientes é um erro sério e dificulta entender o que os consumidores realmente precisam. É um fator com grande influência nos resultados e deve ser evitado pela gestão.

Não segmentar a carteira de clientes

Outro erro muito comum é não segmentar a carteira de clientes e deixar de ter um direcionamento para atender um perfil específico de Segurados. Afinal, investir para alcançar um grande e variado número de pessoas nem sempre é uma boa estratégia.Fidelizar os clientes que já têm contato com a Seguradora é mais barato e lucrativo do que investir em novos clientes. O ideal é segmentar os clientes de acordo com cada serviço e assim oferecer um atendimento personalizado e soluções perfeitas.

Não investir em marketing digital

O marketing digital é extremamente importante e não utilizá-lo como estratégia de negócio é um erro, pois é a melhor forma de alcançar e se comunicar com os clientes. Considerando a alta competitividade do mercado, desenvolver conteúdos relevantes para as mídias sociais é um grande diferencial.

Não treinar os corretores

Os corretores são os principais responsáveis por converter um cliente e melhorar os resultados do negócio. Dessa forma, deixar de capacitá-los e manter um cronograma de treinamentos agradável e intuitivo para aprimorar as técnicas de persuasão e atendimento ao cliente é um erro que deve ser evitado pela gestão.

Não digitalizar os processos

Muitas Corretoras de Seguros deixam de digitalizar os processos e acabam gerando um volume enorme de arquivos físicos, dificultando a consulta e organização. Além disso, a equipe perde muito tempo com tarefas manuais e burocráticas, portanto, o melhor é utilizar softwares e processos automatizados.

Não contar com a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para as Corretoras de Seguros e fornecem ferramentas para otimizar a gestão tornando fácil todas as atividades. Sendo assim, não contar com processos modernos e tecnológicos é um erro grave e compromete os resultados.

TELEPORT: a melhor solução para a Corretora de Seguros

O TELEPORT é uma solução completa, inovadora e totalmente online, desenvolvida para auxiliar a gestão de Corretoras de Seguros. Com uma interface intuitiva, centraliza todas as informações para um gerenciamento eficiente do negócio.Criado pela TEx, que há mais de 10 anos atua no desenvolvimento de plataformas digitais para o Mercado Segurador, o TELEPORT promove integração entre a Seguradora e cliente em tempo real, simplificando negócios e processos para melhorar os resultados.É a melhor alternativa para ter a tecnologia e inovação como uma aliada da Corretora de Seguros e alcançar os objetivos do negócio. Além de ter excelência na gestão, facilitando muito a superar os desafios e evitar erros.Como você percebeu, muitos são os desafios para a gestão de Corretoras de Seguros e entender como sobressair e evitar erros é imprescindível. Afinal, uma gestão moderna e eficiente contribui para melhorar a produtividade e aproveitar as oportunidades, levando o negócio a uma trajetória de sucesso.Se você gostou do post e deseja saber como aprimorar a gestão e modernizar a Corretora de Seguros, entre em contato conosco agora mesmo! Veja como podemos ajudar!