Como a transformação digital muda a realidade das corretoras de seguros?

por
Omar Ajame
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Vivemos uma realidade altamente digitalizada e competitiva, em todos os setores.Por isso, é cada vez mais necessário e comum que novas soluções tecnológicas surjam a todo instante, para facilitar o cotidiano das pessoas e também das empresas.Neste conteúdo, mostraremos como a transformação digital vem impactando a realidade, a gestão e as vendas das corretoras de seguros.Quer entender mais? Então continue a leitura do artigo para conferir!

O que é a transformação digital e como ela tem afetado a sociedade e os negócios?

O termo “transformação digital” diz respeito a um processo adotado pelas empresas para aumentar o alcance e garantir melhor desempenho e resultados por meio do uso da tecnologia.Assim, a tecnologia é responsável por desempenhar um papel estratégico central.A sociedade é profundamente impactada pela transformação digital, por isso se torna essencial desenvolver programas de mudança nas empresas.É evidente constatar esse impacto pela mudança de comportamento das pessoas: elas estão mais distraídas e exigentes a cada dia.Por isso, as empresas devem se adaptar para atender às novas demandas dos consumidores, otimizando processos por meio da transformação digital.

Quais são as grandes transformações digitais?

A transformação digital trouxe ampla mudança e benefícios para a vida de todos.Às empresas, algumas vantagens trazidas são:

  • melhorias na experiências do cliente;
  • novas formas de ofertar produtos e serviços;
  • otimização de processos;
  • auxílio na tomada de decisões estratégicas.

O que está mudando on e off-line com a inclusão da corretora às mudanças e inovações tecnológicas?

O alto investimento em soluções tecnológicas faz parte do plano de corretoras dos mais diversos ramos de atuação e tamanhos.No que concerne às mudanças on-line e off-line para a realidade das corretoras de seguros, podemos citar:

  • a digitalização, que inclui a digitalização de contratos e documentos, assinatura eletrônica de contratos e o armazenamento e proteção de dados na nuvem. Esse processo permite buscar um entendimento integral da tecnologia em mudanças reais do negócio. Big Data, Internet das Coisas, blockchain e cripto moedas são exemplos de mudanças reais que podem ser observadas também;
  • a incorporação de softwares específicos para a gestão e vendas. Ferramentas de multicálculo, plataformas de vendas online e softwares de gestão estão entre as soluções mais vantajosas para as corretoras de seguros;
  • a mudança do relacionamento e atendimento ao cliente, tornando a comunicação mais simples e efetiva. O uso de ferramentas como os chatbots colabora para a aproximação do público, tornando mais prática a relação dos clientes e dos corretores;
  • a otimização da gestão das corretoras de seguro, com a diminuição da burocracia e maior agilidade nos processos. Ou seja, o relacionamento com clientes, seguradoras, corretores e entre corretoras fica bem mais simples.

Soluções descomplicadas, eficientes e seguras são o objetivo da transformação digital.Com isso, as vantagens obtidas pelas corretoras de seguros englobam maior lucratividade e redução de custos, aumento de eficiência e geração de novos negócios.Portanto, tal movimento é benéfico e leva ao crescimento tanto do mercado quanto dos clientes e profissionais.Gostou deste post sobre transformação digital?Então, aproveite a visita em nosso blog e confira também como usar a tecnologia como uma vantagem competitiva para sua corretora!