7 livros de gestão ideais para melhorar os processos da empresa

Ed Tomaz
7 livros de gestão ideais para melhorar os processos da empresa

Gerir o próprio negócio é uma tarefa bem mais difícil do que muitos imaginam. Não basta pensar apenas no serviço que é oferecido ao cliente. Você também precisa levar em conta todos os processos internos que fazem a empresa funcionar, além de administrar corretamente qualquer mudança ou novo projeto que pretende colocar em prática.

Felizmente, já existe bastante conhecimento acumulado nessa área para ajudar você a tomar as decisões certas. Há vários livros de gestão que você pode ler no seu tempo livre, a fim de melhorar bastante a qualidade do seu negócio e de seus projetos. Basta dedicar um pouco do seu tempo e energia, e logo verá bons resultados.

Para ajudar você a dar os primeiros passos, listamos aqui 7 livros de gestão ideais para você aprimorar os processos internos do seu negócio. Confira.

1. A Quinta Disciplina

Escrito por Peter Senge, com sua primeira edição impressa em 1990, A Quinta Disciplina é um livro fundamental e bem abrangente para todos os tipos de gestor. Tanto que ele foi reconhecido pela Financial Times como um dos 5 maiores livros de negócios e empreendedorismo de todos os tempos.

A principal dificuldade de gestão na maioria das empresas é conseguir implementar novas ideias e projetos de forma sistemática.

Tentar fazer tudo sem um método aumenta as chances de que algo desvie do previsto, o que diminui seus resultados.

Em A Quinta Disciplina, Peter Senge mostra como fazer uma análise mais eficaz de sistemas complexos para promover resultados mais concretos. É um livro recomendado para profissionais de todas as áreas em empresas de qualquer tamanho.

2. Empresas Feitas para Vencer

Escrito por Jim Collins, lançado em 2001, Empresas Feitas para Vencer é uma leitura importante para quem deseja alcançar o sucesso como empreendedor e gestor.

Para escrever este livro, ele passou 15 anos analisando o sucesso de empresas de capital aberto, tentando entender o que diferencia as boas empresas das ruins. Ele levanta várias questões em sua obra, por exemplo:

  • por que algumas empresas funcionam mesmo sem seu CEO, e outras não;
  • o que a tecnologia faz e o que não faz para transformar uma empresa;
  • como evitar o excesso de burocracia nas grandes empresas;
  • como focar no que sua empresa faz de melhor.

Na obra, o autor elabora essas e outras questões, com o intuito de mostrar um caminho mais eficaz para os leitores. Um dos melhores livros de gestão disponíveis.

3. Estratégia Competitiva

Escrito por Michael E. Porter e lançado em 1980, esse livro apresenta as 5 forças competitivas essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento. Um dos livros de gestão mais clássicos que existem.

Em sua obra, Porter estabelece os fundamentos necessários para qualquer pessoa que deseja criar a própria empresa ou ampliar um negócio já existente. Boa parte de suas orientações se apoiam nas três estratégias genéricas:

  • reduzir custos;
  • diferenciar;
  • focar.

A ideia é que, independentemente do tipo de negócio, esses três cursos de ação podem ser tomados para melhorar o desempenho do negócio. Ótimo para novos empreendedores e àqueles que desejam focar mais a qualidade de sua gestão.

4. Marketing de Guerrilha

Escrito por Jay Conrad Livingstone, publicado em 1984 e revisado em 2010, este livro foca em metodologias mais recentes e inovadoras para se destacar da concorrência.

É verdade que os fundamentos da gestão de empresas serão sempre importantes para garantir o seu sucesso como empreendedor, mas não há muito a ganhar ao se prender a estratégias antiquadas. Com o tempo, todos precisam fazer algo a mais para se destacar.

É sobre isso que Jay Conrad fala em seu livro, envolvendo marketing. De forma bem didática, ele explica várias estratégias de baixo custo que geram resultados proporcionalmente maiores, como as vendas pela internet e aplicação de novas tecnologias no relacionamento com os clientes.

5. Mito do Empreendedor

Escrito por Michael E. Garber e publicado em 1985, é um dos livros de gestão mais vendidos, com mais de três milhões de cópias ao redor do mundo. E não é sem motivo.

Como o próprio título já diz, esse livro fala principalmente sobre os mitos relacionados ao empreendedorismo, mostrando que o conhecimento técnico é apenas uma fração do que determina se seu negócio será bem-sucedido. Na realidade, muitos dos melhores líderes de empresas não possuem conhecimento técnico.

O objetivo é fazer o leitor entender essas qualidades, sua real importância e a diferença entre um técnico administrador e um técnico empreendedor. E, com base nisso, mudar a forma como ele administra o próprio negócio.

6. Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Escrito por Stephen R. Covey e publicado em 1989, este livro faz exatamente o que se propõe no título. Em vez de falar sobre estratégias de mercado e gestão de empresas, ele foca outra área igualmente importante: o aprimoramento pessoal. Faz isso na forma de 7 hábitos que ele conseguiu identificar em pessoas altamente produtivas, mas que não abrem mão da própria felicidade e satisfação. Esses hábitos são:

  1. seja Proativo;
  2. comece com o objetivo em mente;
  3. primeiro o mais importante;
  4. ganha/ganha ou nada feito;
  5. primeiro compreender para depois ser compreendido;
  6. crie sinergia;
  7. renovação constante.

Esse livro de gestão pode ajudar não apenas na empresa, mas em vários projetos ao longo da vida.

7. Quebre Todas as Regras

Escrito por Marcus Buckingham e Curt Coffman, publicado em 2011, esse livro propõe uma quebra quase total com antigos paradigmas e expectativas sobre “como as coisas devem ser”.

Em sua obra, os autores propõem apenas duas questões centrais:

  • O que sua equipe realmente precisa?
  • O que você deve fazer para reter e motivar profissionais de talento?

A ênfase está principalmente no tratamento humano dos funcionários, focando como reforçar as principais qualidades da equipe no dia a dia.

Agora que você tem uma boa lista de livros de gestão, é hora de escolher alguns deles para começar. Com um pouco de tempo e dedicação, você logo vai transformar essas lições em melhor desempenho.

Mas, antes de começar suas leituras, convidamos a dar uma olhada neste outro artigo e se aprofundar em um assunto desafiador para muitos líderes e empreendedores: gestão do tempo!!!!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags