Esclareça as suas dúvidas sobre a função do Corretor de Seguros

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

O Corretor de Seguros é o profissional capacitado e habilitado para intermediar as relações entre o interessado em um seguro e a seguradora. Nesse trabalho, orienta e assessora, dando o suporte necessário à concretização do contrato.

Sua atuação requer o cumprimento de certas atribuições que constituem as boas práticas do trabalho desse profissional. Para esse fim, é preciso uma adequada formação na área e a respectiva certificação para o exercício da profissão.

Continue a leitura e esclareça suas dúvidas sobre a função do Corretor de Seguros.

Conhecimento do mercado

O corretor não deve se ver como um simples vendedor de seguros, mas como um profissional que assessora o cliente. Para isso, é preciso que detenha um excelente conhecimento do mercado a fim de atender às expectativas e gerar confiança.

Essa segurança transmitida pelo conhecimento do corretor, quando acrescida de um bom atendimento constitui um dos principais fatores de fidelização. Assim, uma ampla visão das diferentes coberturas, da composição da apólice e das características das seguradoras, entre outras competências, é essencial para o profissional de seguros.

Além disso, é preciso considerar a importância da intimidade do corretor com o marketing digital, uma vez que o mercado é mais dinâmico nesse ambiente. Trata-se, na verdade, da mais importante ferramenta de trabalho de uma corretora de seguros.

Consultoria em seguros

Consultoria é uma das mais importantes atribuições do corretor de seguros, uma vez que o impulsiona a aprimorar seu próprio desempenho. Na verdade, um consultor preparado para atender às diferentes demandas, esclarecendo ou apontando as melhores opções do mercado, faz toda a diferença para o cliente e para a corretora.

Nesse sentido, essa função requer permanente atualização a fim de estar constantemente preparado para o suporte que lhe for solicitado, assim como para identificar necessidades não percebidas pelo próprio interessado. Assim, o aperfeiçoamento nessa função reflete também nas melhores oportunidades de conquistar novos clientes e fidelizar os existentes.

Análise de risco

Um aspecto essencial do trabalho de consultoria em seguros diz respeito à análise de riscos existentes. Assim, o corretor de seguros tem essa função de identificar as possibilidades de danos e de perdas na rotina pessoal e patrimonial do cliente.

Com isso, o profissional pode avaliar a realidade e trazer as melhores opções de coberturas necessárias para atender essas demandas. Esse cuidado facilita para o interessado fazer sua escolha dentro do que é oferecido pelas seguradoras.

Administração do contrato de seguro

Essa atribuição do corretor de seguros constitui outro importante fator de fidelização do cliente. Após a contratação, uma boa administração do contrato, acompanhando quaisquer mudanças sinalizadas pelo mercado até a simples lembrança, com antecedência, do vencimento da apólice aumentam a confiança e a satisfação do segurado.

A ocorrência de um sinistro, por sua vez, é uma excelente oportunidade de atuação do corretor fortalecendo sua relação com o segurado. Assim, orientar o cliente desde o início e acompanhar todo o processo até que se consolide a liquidação da indenização aproxima segurado e corretor.

Renovação de contratos

As boas práticas do corretor de seguros mostradas até aqui sinalizam para a decisão de renovação do seguro como fruto da fidelização que costuma resultar de um bom trabalho profissional. Assim, como uma das funções do corretor é informar a tempo sobre o vencimento, fica bem mais fácil consolidar a continuidade contratual.

Como você pode ver, o bom desempenho da função de corretor de seguros requer conhecimento e dedicação profissional que costumam resultar de uma formação adequada, treinamentos contínuos e certificação para a atuação.

Como você já conhece melhor as atribuições de um Corretor de Seguros, compartilhe as informações deste post com os seus amigos nas redes sociais.