Veja como tornar a contratação de Seguros mais fácil em sua Corretora

por
Omar Ajame
9 min

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A contratação de seguros promovida pela corretora e seus profissionais é a consolidação de um dos principais objetivos do negócio. Os desafios, no entanto, não são poucos e é preciso trabalhar permanentemente na direção da superação deles.Existem iniciativas que compõem grande parte desse esforço e que devem ser trabalhadas por todos, de atendentes e corretores aos altos executivos da empresa. Dessa forma, com todos voltados para os mesmos fins, a efetivação das contratações será mais consistente, e os negócios caminharão para o sucesso. Continue a leitura e veja como tornar a contratação de Seguros mais fácil em sua Corretora.

Entenda as necessidades do cliente

É certo que as características e virtudes de seu produto constituem um importante aspecto a ser destacado na apresentação para o contrato de Seguros. Afinal, quase sempre o interessado na aquisição de um produto ou serviço deseja obter o melhor.No entanto, a relação a ser construída, especialmente no caso do Corretor, deve ser de confiança. Por isso, o foco deve ser colocado para as necessidades do cliente. Se as demandas específicas não forem apresentadas, procure descobri-las, já que atendê-las significa ter percorrido quase todo o caminho até o contrato.Além disso, não se trata apenas de uma contratação, mas de ser o Corretor de confiança e garantir um efeito de continuidade a cada ano. É um cuidado para o qual sempre vale a pena atentar.

Não omita informações

Continuando a construção de um relacionamento de confiança, não se pode esquecer de que o Corretor é quase um conselheiro. Ser honesto com as informações significa não esconder aspectos importantes para a decisão do cliente, esclarecendo quando houver caminhos alternativos.Conquistar espaço pela opção dos clientes em razão de ser uma corretora confiável consolida as relações e permite ampliar rapidamente sua rede de contatos. Manter esse relacionamento merece toda a atenção do profissional antes, durante e após a contratação, sobretudo nos tratos do pós-venda.

Veja como tornar a contratação de Seguros mais fácil em sua Corretora

Esse, por sua vez, é um aspecto essencial para a continuidade dos negócios. Portanto, mantenha a chama acesa, mas tomando cuidado de não ser chato. A função é não ser esquecido. O bom corretor deve ser uma carta na manga do cliente para o caso de uma necessidade inesperada.

Transmita informações de maneira simples

Além de não ocultar informações importantes para o cliente, disponibilize sua orientação e forneça os dados do modo mais simples e acessível para o interessado. Ao mesmo tempo, esteja atento para oferecer o produto certo e mais adequado às demandas apresentadas pelo cliente ou que você identificou.Seja didático, esclarecendo cada cobertura e o respectivo alcance se for necessário, mas leve em conta que é preciso ser objetivo. Isso significa oferecer o produto certo e de forma a não ocupar todo o tempo do cliente. O resultado será eficiência.Garanta que não tenha ficado nada para trás, de modo a deixar o cliente satisfeito. Nesse sentido, seja proativo e considere esclarecer aqueles aspectos para os quais a maioria dos Segurados geralmente apresenta dúvidas.

Ofereça opções de customização

Atender às expectativas do cliente requer disponibilidade de ajustes e adequações nas coberturas. Assim, leve em conta essas necessidades e ofereça as melhores opções de customização com vistas a adequar o produto para os desejos e demandas do contratante.Se a sua corretora dispuser de tecnologia para a realização de simulações, conte com as opções disponíveis mais próximas das necessidades apontadas e apresente o resultado, lembrando-se sempre de orientar a definir bem o que ele deseja.Para esse fim, preste atenção quando o interessado manifestar que o produto não está no formato mais apropriado para as necessidades que possui. Nesse caso, avalie as suas próprias opções e alternativas a fim de customizar a proposta para o cliente e alcançar as expectativas.

Facilite a documentação

A documentação inerente ao processo de contratação do Seguro deve ser reduzida ao que for necessário a fim de que se realize com presteza e segurança para o cliente e para a Corretora. Assim, facilite o que for possível.Ao mesmo tempo, esclareça quanto à documentação indispensável e que o processo será agilizado. Nesse quesito, a tecnologia também é de grande valia, permitindo ganhar tempo e aumentar a satisfação do contratante.

Veja como tornar a contratação de Seguros mais fácil em sua Corretora

Coloque-se ao lado do futuro segurado desde já, manifeste sua iniciativa de verificar tudo que puder para facilitar e viabilizar o atendimento. Nenhuma iniciativa nesse sentido será perdida.

Demonstre segurança

Como tem sido considerado até aqui, a grande característica do Corretor de Seguros é ser um consultor de confiança. O primeiro passo para conquistar essa condição é demonstrar segurança nas considerações que fizer.De modo geral, é muito mais fácil confiar em alguém passa segurança e consistência em suas colocações porque as domina bem. Para isso, é indispensável ter domínio sobre a matéria, conhecer as Seguradoras, as principais coberturas e os diferencias de cada uma.

Avalie seus procedimentos

É essencial assumir uma postura permanente de auto avaliação dos procedimentos adotados no exercício profissional. Leve em conta que não se trata apenas do atendimento, mas de como todo o processo de contratação é conduzido.Existe um preparo indispensável para se demonstrar uma segurança natural como foi abordado no tópico anterior. Ao mesmo tempo, o agendamento com o cliente, sua recepção in company ou na própria corretora e as abordagens que são adotadas devem ser avaliadas.Da mesma forma, avalie a condução do processo após a definição da proposta do cliente e a manutenção do contato até a consolidação da apólice e seu recebimento pelo Segurado. Finalmente, mas não menos importante, os cuidados com o pós-venda, sobretudo quando houver algum sinistro ou necessidade de acionamento da Seguradora, devem ser apreciados.Como você viu, a contratação de Seguros é facilitada com o emprego de algumas iniciativas proativas e com a utilização de tecnologia. Nesse sentido, considere a plataforma on-line TELEPORT como sua primeira solução, em especial para as múltiplas simulações, mas também para a gestão completa de sua corretora. Entre em contato conosco e veja como a TELEPORT vai facilitar a contratação de seguros e alavancar os resultados do seu negócio.