Confira o passo a passo para realizar uma cotação de Seguro eficiente!

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A cotação de Seguro é uma atividade imprescindível, pois auxilia a encontrar condições e serviços compatíveis com as necessidades do cliente. Trata-se de um processo que proporciona benefícios mútuos, tanto para a Corretora, quanto para os clientes.

Nesse contexto, a cotação de seguros contribui para identificar produtos que sejam interessantes ao cliente, equilibrando custo e benefício — sobretudo, criando oportunidades para ter um portfólio lucrativo e que promova o crescimento da Corretora.

Se você deseja entender melhor o assunto e aprimorar as suas estratégias, este post vai ajudar! Continue lendo e veja um passo a passo para fazer a cotação de seguros com toda eficiência, facilitando o trabalho dos Corretores e gerando ótimas oportunidades!

O que é e como a cotação de seguro funciona?

A Corretora de Seguros é responsável por intermediar os serviços entre o Segurado e a Seguradora, garantindo a devida cobertura. Para isso, a Corretora deve saber exatamente quais as melhores opções do mercado que vão atender as necessidades do cliente e gerar bons resultados.

Sendo assim, a cotação de Seguros é o processo responsável por identificar os melhores planos junto às Seguradoras. Funciona como a realização de orçamentos, para saber quais as opções mais vantajosas e dessa forma, oferecê-las aos clientes da Corretora.

Quais os passos para realizar a cotação de Seguro?

Embora pareça algo complexo, a cotação de seguro é uma atividade simples, mas que exige atenção e estratégias específicas. Em outras palavras, antes de começar a pesquisar o mercado é importante analisar alguns fatores, que podem impactar nos resultados. Veja nos próximos tópicos, como realizar a cotação de Seguro!

Tenha um bom sistema de MultiCálculo

Para facilitar o trabalho dos corretores, é importante contar com um bom sistema de MultiCálculo, que automatize os trabalhos. Ter um software confiável é indispensável para encontrar oportunidades de forma centralizada e diversas funcionalidades importantes.

Invista em qualificação

Corretores qualificados e bem treinados têm uma performance profissional de alta qualidade, trabalhando de acordo com os objetivos. Por esse motivo, é importante investir na capacitação, principalmente, para orientar sobre as regras e objetivos com a cotação de Seguro.

Esteja atento aos fatores de risco

A cotação de Seguro não deve se limitar à análise de valores e tipo de Seguro, mas verificar todo o contrato de forma abrangente. Nesse sentido, é importante orientar os Corretores para terem atenção especial com os fatores de risco, e como influenciam no processo.

Estude o perfil do Segurado

O estudo do perfil do Segurado, ou seja, as necessidades, preferências e comportamento, é indispensável para a cotação de Seguro. Trata-se de um dos principais direcionadores das suas decisões e permite ter clareza sobre o Seguro ideal para oferecer ao público-alvo.

Quais as vantagens de iniciar a cotação de Seguro?

A cotação de Seguro é um processo essencial para as estratégias de uma Corretora e contribui para oferecer produtos adequados aos clientes. Com a grande variedade de Seguradoras e produtos disponíveis, saber quais são os melhores é muito importante para otimizar o trabalho e ter maior lucratividade.

Nesse sentido, algumas das vantagens dessa atividade são:

Como percebeu, a cotação de Seguro é um processo importante e que deve acontecer de uma maneira criteriosa, a fim de encontrar as melhores opções. Afinal, é uma atividade que faz toda a diferença para o Segurado, inclusive, para os resultados da Corretora.

Gostou do post? O que achou dos passos para realizar a cotação de Seguro com precisão e eficiência? Compartilhe conosco sua opinião e experiência com o assunto. Deixe aqui o seu comentário e vamos conversar!