Como tomar decisões difíceis na corretora de seguros

Omar Ajame
Como tomar decisões difíceis na corretora de seguros

A atual crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 vai desafiar todos os modelos de negócio. Em um cenário como esse, saber como tomar decisões difíceis pode definir o futuro de uma empresa — inclusive o das corretoras de seguros.Decisões difíceis deverão ter tomadas pelos gestores de modo imprescindível e inadiável, como demissão de funcionários, renegociação de contratos, escalada para baixo das operações, mudança na carteira de produtos, entre outras.Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com algumas dicas do que considerar na hora de tomar uma decisão. Quer entender melhor? Confira!

Evite a tomada de decisão impulsiva

Não importa o motivo ou o tamanho da crise, não entre em pânico! Mantenha a calma. Não baseie suas decisões na ansiedade. Afinal, em meio a emoções fortes, a tendência a tomar uma medida mais drástica é maior. Desse modo, há um risco grande de interpretar mal os dados e superestimar cenários, por exemplo.Espere um pouco para ver como o mercado do setor de seguros vai reagir à crise. Isso não significa ficar parado: pelo contrário, é saber priorizar. Tome as decisões que terão menor impacto sobre as pessoas e sobre o seu plano de negócios enquanto planeja ações mais complexas.Por exemplo, corte custos supérfluos, renegocie o aluguel, diminua a retirada de lucros, entre outras. Faça isso antes de tomar decisões que podem prejudicar o seu negócio em curto ou longo prazo, como:

  • interromper uma campanha de marketing;
  • demitir funcionários;
  • reduzir a aquisição de novas tecnologias;
  • parar investimentos;
  • pausar o seu plano de crescimento.

Essa dica não serve somente para o cenário atual: você pode aplicá-la sempre que enfrentar desafios internos ou externos.

Considere o histórico e as informações disponíveis

Depois de se certificar de que as emoções estão mais controladas, você poderá analisar os dados de uma forma mais objetiva. Então, há três dimensões que devem ser consideradas:

O passado

Aqui, você fará uma análise de cenários passados para que eles possam ajudá-lo a elaborar uma análise preditiva. Nesse sentido, é importante verificar como o seu setor reagiu a crises passadas e quais lições tirou delas.Além disso, olhe como sua corretora se comportou: como foram os números, quais ações deram certo e quais deram errado. Isso não implica que tudo vai ocorrer da mesma forma, mas, pelo menos, você terá um bom pano de fundo para suas decisões.

O presente

Aqui, é importantíssimo fazer muita pesquisa e estudar muito. Veja os pontos prioritários:

Economia

Observe como o cenário macroeconômico está se comportando, quais políticas econômicas são lançadas e os movimentos do mercado. Essas informações estão disponíveis em revistas e podcasts especializados em gestão de negócio.

Valores do público-alvo

Algumas decisões difíceis parecem óbvias em curto prazo, mas prejudicam a corretora no futuro. Suponha que os seus clientes vejam com maus olhos demissões em um momento difícil para as pessoas, como a pandemia. Assim, sua imagem pode ficar comprometida após a crise. Portanto, acompanhe o que eles estão falando agora para não dar um passo em falso.

O futuro

Muitos esperam que o setor cresça durante e após a crise causada pela pandemia, visto que as pessoas buscarão seguros para reduzir as incertezas. No entanto, é preciso ter bastante cautela e pensar nas melhores estratégias, pois decisões mais complexas precisam ser constantemente tomadas em qualquer cenário.Então, veja como esses momentos podem se tornar oportunidades. Em vez de sacrificar o crescimento, você pode, por exemplo, tomar a decisão de contratar uma ferramenta de automação. Assim, é possível evitar demissões, reduzir a necessidade de contratações e, ainda, ganhar produtividade.Por fim, fica claro que tomar decisões difíceis demanda uma análise precisa do cenário atual e futuro. Desse modo, você poderá verificar os melhores caminhos possíveis e escolher aquele mais alinhado com a estratégia da sua corretora — lembrando que a tecnologia pode ser uma aliada imprescindível.Quer saber como as soluções da TEx podem ajudar a sua corretora? Entre em contato com o nosso time!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags