Saiba por que aumenta a procura por seguros na crise econômica!

por
Omar Ajame
8 min

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Indo na contramão de diversos setores que se retraem na crise econômica, a venda de seguros mostra um aumento na procura e contratação dos serviços. O crescimento ocorre porque o comportamento de consumidores e empresas muda durante esse período. Assim, há mais cuidado para não ter possíveis prejuízos, e uma das maneiras é se proteger da inadimplência que assola esse período.Em uma época de recessão econômica, o ramo dos seguros é um dos únicos que continua crescendo. Nesse cenário, as empresas são as que mais buscam as corretoras de seguros, já que com a crise muitos consumidores deixam de pagar suas dívidas.Por esse motivo, o seguro de crédito é uma apólice que está em alta. Para aproveitar o bom momento e aumentar a venda de seguros e prêmios, veja dicas de como ampliar seus serviços para atender à demanda.

Estude seu público-alvo

Muitos empreendedores não costumam pensar sobre o que um seguro representa, acreditando que talvez estejam pagando o prêmio por algo e que provavelmente não precisarão. No entanto, o aumento do número de instituições pedindo recuperação judicial e declarando falência desperta tais empresas para o risco de calotes. Tomando essa perspectiva, é possível analisar que as empresas talvez ainda não estejam plenamente conscientes dos riscos que correm. Por isso, estudar seu público-alvo para oferecer um seguro adequado é a melhor forma de desfrutar do momento de crescimento. Em razão disso, veja os principais seguros de crédito:

  • à exportação: garante indenização à exportadores;
  • interno: feito para operações realizadas dentro do país;
  • comercialização de produtos agropecuários: modalidade de Seguro Rural;
  • puro: uma modalidade de seguro de crédito interno entre comerciantes ou indústrias sem garantias reais.

Conhecendo o público e os devidos seguros que são interessantes para ele, você saberá ofertar o que eles precisam. A proteção do patrimônio sempre será prioridade para as empresas.

Adapte os planos às necessidades do segurado

Por mais que os seguros tenham diversas apólices, há empresas que trabalham com diferentes bens e serviços. Há variados tipos de apólices e elas têm condições gerais, mas também podem ter especiais e particulares. Antes da adesão, é natural que o potencial segurado busque por outros requisitos ou que não precise de determinações de algumas das cláusulas contratuais.
A diversificação de planos é fundamental para cobrir possíveis sinistros de acordo com as necessidades dos empreendimentos. Afinal, em um cenário de crise econômica, cada centavo é muito valioso e as empresas dificilmente aceitarão pagar por algo que não as interessa.
Portanto, a personalização conta pontos em relação às corretoras menos flexíveis, sendo um diferencial que está ligado ao aumento no número de seguros apesar do momento delicado na economia. A produtividade nas vendas decorre de aspectos como processos, serviços ofertados e modelo de gestão.

Invista em um bom marketing de relacionamento

Além da consciência dos segurados da necessidade de se proteger dos sinistros e evitar impactos negativos, a procura por seguros também leva em consideração outros fatores. Entre eles, está uma relação próxima, a qual deve ser alimentada desde o primeiro contato.
Esse relacionamento deve ser de confiança e o segurado deve sentir que é valorizado e não apenas uma relação comercial. A fidelização é um aspecto de extremo valor, tornando o investimento em marketing de relacionamento uma boa decisão para atrair mais clientes em meio à crise.
O comportamento da corretora e sua ligação com seus segurados deve ser clara, e a credibilidade é essencial para chegar a esse nível de aproximação. Ou seja, manter a relação mais humana e entender o que as empresas desejam será muito vantajoso a curto e longo prazo.

Convença o cliente da necessidade de ter um seguro

Muitas vezes, as empresas até têm consciência da importância de um seguro para seus negócios, mas nem sempre isso é suficiente para que elas tomem as medidas necessárias. Vendedores que sabem se comunicar com clareza e que mostram os benefícios da adesão ao seguro de modo convincente têm mais chances de realizar a venda.
Trabalhar para que os riscos fiquem evidentes e demonstrar o cenário em que tais empresas estão inseridas é uma maneira simples de mostrar os perigos que correm em não ter seguro. A partir da análise de risco, a modalidade será definida, o que ajudará no processo de argumentação para mostrar por que investir na apólice e, assim, realizar a ativação do cliente.
É nesse momento que o marketing pode fazer a diferença. Por meio de conteúdos voltados para seu público, é possível educar potenciais clientes. Dessa forma, ao entrar em contato com a corretora, boa parte do trajeto para a decisão de compra já foi percorrido pelo próprio segurado, que estará mais aberto para negociar.

Capacite a equipe para vender cada vez mais

Esse ponto é essencial para a prospecção de clientes, já que uma equipe integrada e capacitada tem mais oportunidades de fechar vendas. Os treinamentos ainda são ótimas soluções para desenvolver habilidades nos corretores, estimulando o aprendizado e os preparando para realizar as vendas. Entre os ensinamentos, podem estar:

  • técnicas de vendas;
  • conhecimentos sobre aspectos legais;
  • treinamentos sobre os produtos oferecidos;
  • treinamentos sobre as soluções tecnológicas utilizadas pela corretora;
  • acompanhamentos de desempenho e feedbacks;
  • atendimento ao cliente e outros cursos.

A proatividade e capacitação da equipe fará toda a diferença nos resultados, principalmente em meio ao momento de crise financeira, em que os cortes de gastos estão em alta entre as empresas. No entanto, o setor de seguros se mantém com bom crescimento, e o uso da tecnologia é um dos pontos fortes nesse segmento.
Os softwares de gestão são ferramentas que auxiliam o corretor a ter todos os dados e informações a apenas um clique. Assim, fica mais simples manter os segurados atualizados sobre seus contratos, e a automação de processos faz com os corretores ganhem mais tempo. Logo, apostar em uma plataforma digital trará uma série de benefícios e ajudará na venda de seguros na crise!
Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Então, fale conosco, pois podemos ajudar a entender mais sobre o tema!

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