Saiba Como calcular o CAC da sua Corretora de Seguros

por
Ed Tomaz
4 min

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É essencial que as Corretoras de Seguros mensurem indicadores de desempenho como forma de averiguar como andam as operações do seu negócio e os resultados que estão gerando. Entre as principais métricas, está o Custo de Aquisição de Clientes, conhecido como CAC, que se refere ao valor que a organização gasta para atrair clientes.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar o seu conceito, como calcular o CAC e sua importância para a Corretora de Seguros. Confira!

O que é CAC?

O CAC se trata da soma de todos os custos aplicados para adquirir clientes, computados em um período específico e dividido pela quantidade de consumidores conquistados. Nesse caso, são considerados tanto investimentos de vendas quanto de marketing, por exemplo:

  • gastos com eventos ou participação em feiras;
  • comissões de vendas;
  • salários dos integrantes dos times de marketing e vendas;
  • aquisição ou pagamento de mensalidades relativas a sistemas, como CRM;
  • despesas com pesquisas de marketing;
  • custos com viagens, transporte, telefones e combustível utilizado por vendedores;
  • treinamento das equipes;
  • investimento em mídia e publicidade, entre outros.

Quais são os benefícios do CAC?

Realizar o cálculo do CAC pode proporcionar uma série de benefícios para a Corretora de Seguros, como:

  • otimização dos custos;
  • entendimento se os investimentos em marketing estão sendo bem aplicados;
  • análise de ações de vendas para atrair e captar clientes;
  • compreensão de como anda o desenvolvimento do time em relação aos investimentos e demais.

Como calcular o CAC?

Para calcular o CAC é muito simples, já que é necessário usar apenas uma fórmula: CAC = Investimentos na aquisição de clientes / número de clientes conquistados, levando em consideração um certo período.

Dessa forma, caso no decorrer de um ano a empresa investiu o total de 500 mil em marketing e vendas e conquistou 200 clientes, teremos o seguinte resultado: CAC = 500.000 / 200 = R$2.500. Ou seja, é gasto um valor de R$2.500 para a obtenção de 1 cliente.

Qual a importância do CAC?

O investimento da Corretora de Seguros para atrair novos clientes é um dado básico que possibilita o entendimento de como se encontra a relação entre custos e retornos de certo período. Assim, com esse valor calculado, é possível mensurar parte do desempenho da empresa e, caso seja preciso, implementar ações para melhorá-lo.

Dessa forma, se o CAC está muito elevado, isso significa que o gasto para atrair clientes é grande e provavelmente a Corretora está com pouco espaço no mercado. Além disso, se existe uma tendência de aumento do CAC, no decorrer de alguns meses, pode significar que a organização está perdendo espaço para a concorrência.

Considerando isso, o CAC disponibiliza aos gestores a chance de otimizar seus gastos com vendas e marketing, bem como melhorar suas estratégias e aumentar seus esforços para captar os consumidores.

Aprendeu como calcular o CAC da sua Corretora de Seguros? Então, comece a aplicar essa métrica agora mesmo na empresa e, assim, aproveitar os resultados esperados para elaborar ações eficientes e capazes de fazer com que se destaque no ramo de atuação.

Este artigo foi interessante para você? Então, aproveite para compartilhar em suas redes sociais e ajudar seus contatos a entender um pouco mais sobre o tema!