Conheça os principais indicadores de performance de uma corretora de seguros

Omar Ajame
Conheça os principais indicadores de performance de uma corretora de seguros

Os indicadores de performance são métricas que permitem avaliar continuamente a posição e a evolução de determinadas atividades e processos que acontecem em uma corretora de seguros. Quando aplicados e monitorados corretamente, o gestor consegue avaliar, analisar e tomar melhores decisões a fim de otimizar diferentes processos diários, como captação de leads e fechamentos de contratos. Assim, forma-se uma cultura de constante desenvolvimento. Para ajudar a melhorar os números da sua corretora, neste artigo, apresentaremos alguns dos principais indicadores de performance para empresas do setor. Continue lendo e saiba como otimizar o desempenho do seu negócio. Boa leitura!

Indicador de qualidade

Para um segmento que lida diretamente com pessoas, como é o caso das corretoras de seguros, o indicador de qualidade é importantíssimo, pois avalia o modo de trabalho dos corretores e suas performances junto aos clientes Por meio desse indicador, é possível, por exemplo, identificar as razões de um alto número de reclamações e de uma elevada taxa de retrabalhos. Ao analisar as informações levantadas, a corretora pode aplicar melhores treinamentos para os funcionários ou desenvolver a criação de novos serviços ou produtos.

Indicador de produtividade

Já o indicador de produtividade se relaciona diretamente com os resultados obtidos pelos corretores e demais profissionais de acordo com suas horas trabalhadas. Com isso, a empresa consegue definir se os recursos oferecidos são suficientes para o alcance dos resultados. Por outro lado, com o indicador de produtividade, o gestor extrai informações concretas para tomar decisões mais acertadas, como uma iminente troca de funcionários. Nesse sentido, algumas das principais métricas que você deve observar são:

  • status das cotações (fechadas, em andamento e perdidas);
  • seus top 10 produtores;
  • as top 10 estruturas de vendas;
  • tempo médio de emissão e fechamento das propostas;
  • índice de renovação.

Indicador de operação

Em uma corretora de seguros, o indicador de operação não tem a ver com um profissional especificamente, mas sim com processos ou setores. Por exemplo, analisar a saúde financeira da sua corretora, se as parcelas estão sendo pagas em dia e gerir as suas apólices. Assim, é possível aplicar as melhorias nos momentos certos, otimizando procedimentos para aumentar a sua performance. Para esse indicador, é importante monitorar as seguintes operações:

  • apólices (quantidade transmitida, pendente, recusada, emitida, cancelada e vigente);
  • parcelas recebidas dos clientes e índice de inadimplência;
  • sinistros;
  • comparações entre os indicadores (exemplo: apólices emitidas X canceladas).

Indicador comercial

Um alto fluxo de leads é o que de fato ajuda no aumento das vendas. Por isso, esse é um dos principais indicadores de performance de uma corretora de seguros. Embora com uma lista de leads, ao menos em tese, o vendedor possa obter bons resultados, nem sempre isso se concretiza na realidade. Somente com uma taxa de contatos concisa de pessoas interessadas nos serviços da corretora é que o número de negócios tende a melhorar. Com os dados desse indicador o gestor consegue apontar os pontos fracos dos seus vendedores e trabalhar melhores estratégias a fim de obter números mais satisfatórios.

Indicador da taxa de conversão dos leads em venda

É o complemento direto do indicador do fluxo de leads. É a taxa de conversão que apontará se as estratégias desenvolvidas anteriormente surtem efeito na prática. Afinal, o alto número de leads só será eficiente se o volume de vendas seguir o mesmo ritmo. O objetivo aqui é justamente identificar se existem gargalos em alguma etapa, seja nas habilidades do vendedor ou nas ferramentas da empresa. Ao definir a situação, o gestor cria soluções para tornar os processos mais homogêneos.

Indicadores de performance de vendas

A gestão de vendas deve trabalhar com alguns indicadores-chave de performance (KPI), que são um tipo especial de métrica. Eles traduzem, em um valor numérico e em conceitos simples de compreender, o desempenho de uma equipe ou de um processo. Nesse sentido, temos a "taxa de sucesso de vendas por vendedor". Para isso, você deve registrar todos os atendimentos a clientes em busca de alguma modalidade de seguro. Desse volume, quantos contratos foram efetivados? Isso mostra a eficácia dos seus colaboradores no processo de persuasão. Outro KPI muito importante é o "ticket médio", pois ele mede a média da receita injetada no seu caixa em cada contrato fechado. Para isso, deve-se calcular todo o faturamento em um determinado período e dividi-lo pelo número de transações de vendas. Um negócio deve se esforçar em manter o ticket médio em constante crescimento. Esse objetivo pode ser conquistado ao agregar mais valor aos seus produtos com ações de marketing, melhorias na carteira de seguros oferecidos, otimização do atendimento etc.

Indicadores de eficiência

Uma companhia de seguros tem que manter um controle estrito dos seus gastos em relação às ocorrências. Afinal, isso será determinante para manter a sustentabilidade do sistema, permitindo que a receita obtida pelos contratos seja superior ao valor desembolsado para os sinistros. Nesse sentido, surge a métrica de custo médio por sinistro. Ela mede quanto uma seguradora paga por cada reclamação feita pelos clientes. Aqui devem ser registrados não só os valores pagos aos clientes como prêmio, mas todos os custos da companhia para garantir o direito deles, como transporte, documentação etc. Para manter uma boa lucratividade, sua empresa pode estabelecer medidas de eficiência. Por exemplo, terceirizar os serviços de atendimento ou implementar softwares de automação da gestão. Outro indicador interessante nesse sentido é o "tempo médio para resolver uma reclamação". Quanto tempo demora para que o cliente tenha seu problema resolvido desde o seu primeiro contato com suas equipes. Entretanto, é muito importante individualizar essa métrica com o tipo de seguro oferecido, pois há modalidades, como o seguro de incêndio, que são muito complexas e levam naturalmente mais tempo para oferecer uma resolução total.

Indicadores de satisfação do cliente

Por fim, não podemos deixar de falar dos indicadores de satisfação do cliente, pois são eles que garantem que seu negócio ficará de portas abertas por muitos anos. Para isso, existe um KPI utilizado pela maioria das empresas bem-sucedidas, o Net Promoting Score (NPS). Ele é calculado a partir de uma pergunta simples feita ao fim dos atendimentos. "De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossos produtos e serviços a um amigo?". Um NPS abaixo de 6 indica que sua companhia não oferece uma boa experiência aos clientes, enquanto notas acima de 8 mostram que provavelmente eles o indicam espontaneamente para os conhecidos. A TEx oferece soluções muito interessantes para o monitoramento das métricas. Por exemplo, a plataforma TELEPORT é uma solução totalmente online e foi desenvolvida para atender as necessidades específicas das corretoras de seguro. Ela centraliza toda a gestão do seu negócio com as seguintes ferramentas:

  • painéis de controle de metas, nos quais sua equipe pode visualizar o seu desempenho;
  • serviço de MultiCálculo de verdade para que você possa oferecer aos seus clientes a melhor cotação;
  • automação de cálculos, o que reduz em até 90% o tempo de atendimento.

Esses foram alguns dos principais indicadores de performance para uma corretora de seguros. Contudo, mais importante do que definir quais dados acompanhar, é implementar o conceito de monitoramento constante dos números. Assim, todas as informações extraídas serão trabalhadas corretamente e gerarão oportunidades de crescimento para a empresa. Portanto, analise as informações apresentadas e otimize o trabalho da sua corretora.Quer saber mais sobre as nossas soluções e como elas podem otimizar os indicadores do seu negócio? Então, entre em contato com a nossa equipe!

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