Como realizar a automatização de processos em Corretora de Seguros?

Omar Ajame
Como realizar a automatização de processos em Corretora de Seguros?

Com a transformação digital e o aumento da demanda por ativos tecnológicos nas empresas, aumentou-se a busca por automatização de processos — que nada mais é do que a troca de processos manuais por sistemas informatizados. Quando bem implementada, a automatização gera aumento da produtividade, redução de erros e diferencial de mercado.Nas Corretoras de Seguros, a automação está sendo facilitada pelo desenvolvimento de softwares específicos para o setor. Com essas ferramentas, os corretores e equipe podem automatizar tarefas repetitivas e burocráticas que custam dinheiro e despendem tempo, gerando pouco ou nenhum retorno.Neste post, vamos entender os benefícios da automatização de processos em Corretoras de Seguros e em quais procedimentos pode ser aplicada. Confira!

Quais são as vantagens da automatização de processos em Corretoras de Seguros?

Para que você entenda a importância da automatização de processos em uma Corretora, vamos entender como uma empresa pode se beneficiar com sua implementação.

Promove o aumento de produtividade

Um dos principais benefícios da automatização de processos em empresas de todos os segmentos é o aumento da produtividade. Isso porque a empresa deixa de perder tempo com uma série de tarefas repetitivas e burocráticas, que passam a ser executadas por algoritmos. Esses algoritmos, além de aumentarem a precisão, aumentam a velocidade de execução de tarefas.Esse ganho de produtividade pode contribuir para o aumento da satisfação dos clientes, que passam a receber um atendimento mais ágil e preciso. O cliente pode, por exemplo, cotar, comparar e contratar um seguro de maneira autônoma, no horário e dia que quiser, aumentando as chances de conversão.

Permite a padronização de tarefas

A partir do momento que uma Corretora de Seguros passa a trabalhar com um software de gestão prático e ágil, ganha a oportunidade de padronizar uma série de processos. Com as informações que os colaboradores alimentam o sistema no dia a dia, todo o processo de controle de entradas, despesas, pagamentos e diagnóstico de erros se torna mais fluido. Além disso, as tarefas mais recorrentes da Corretora serão padronizadas e facilitadas, tornando o dia a dia da empresa mais organizado.

Como realizar a automatização de processos em Corretora de Seguros?

Aprimora a gestão de tempo

Quando o gestor automatiza as tarefas de sua Corretora, tem a oportunidade de administrar melhor o seu tempo e, ao utilizar um software de gestão em nuvem, pode realizar atividades dentro e fora do ambiente de trabalho. Essa maior organização de tempo possibilita a elaboração de estratégias com mais calma, para aprimorar os processos para aumentar as vendas.

Possibilita o armazenamento de grande volume de dados

Antigamente, os documentos e as informações das Corretoras de Seguros eram guardados em arquivos de papel, o que gerava uma demanda por espaço físico e conservação. Isso limitava a quantidade de informações que uma empresa poderia manter internamente. Com o advento das ferramentas digitais, o limite para o armazenamento de informações aumenta exponencialmente e com a nuvem esse limite praticamente deixa de existir.

Como realizar a automatização de processos em Corretora de Seguros?

Com a automação de processos, utilizando um bom sistema de gestão para corretores, você ganha a possibilidade de processar e armazenar grandes volumes de dados em tempo real, em algumas situações, com os clientes cotando e contratando seguros de maneira autônoma. Com o auxílio da computação em nuvem, esses dados ficam acessíveis a qualquer dispositivo autorizado, facilitando o acesso remoto para corretores e clientes.

Contribui para a diminuição de riscos

Quando a automatização é bem implementada, há uma natural redução de riscos. Primeiro, porque há uma redução de problemas causados pelo fator humano, como cansaço, esquecimento, confusões etc. Além disso, o processo se torna mais preciso e auditável, facilitando a identificação de riscos e falhas.Por exemplo, quando os dados são armazenados e centralizados de maneira correta e automática, há uma redução de perda e extravio de dados, tornando o processo mais organizado e seguro. A redução de riscos resulta em menos custos e problemas de credibilidade da empresa, o que gera benefícios incalculáveis.

Quais processos de uma Corretora de Seguros podem ser automatizados?

Agora que já entendemos a importância da automação de processos, precisamos saber quais processos podem ser automatizados em uma Corretora de Seguros. É sobre isso que falamos no tópico abaixo.

Pagamento de comissões

Um bom sistema de gestão para corretores permite o controle de todas as comissões da empresa, facilitando a automação dos repasses aos vendedores e demais colaboradores da corretora.Com um software de qualidade, você ganha a possibilidade de agilizar todos os seus pagamentos, reduzindo erros relacionados às inconformidades nas informações, possibilitando o alinhamento da gestão e uma maior satisfação dos colaboradores.

Realização de cotações

Com a utilização de ferramentas de MultiCálculo, a empresa ganha a possibilidade de automatizar todo o processo de cotações, permitindo a realização de cálculos em questão de segundos. Tudo isso reduz o tempo de indecisão dos clientes, aumentando a conversão e tornando o cálculo mais preciso e seguro.

Gestão de tarefas

Entre os principais benefícios dos sistemas focados na automatização de processos em Corretoras de Seguros está a integração de todos os dados. A partir de um gerenciamento unificado, a Corretora ganha a possibilidade de otimizar a sua agenda, delegando as tarefas de maneiras mais eficientes e simplificadas.

Baixa de comissões

Outra tarefa que pode ser automatizada com a utilização de uma boa ferramenta de gestão é a baixa de extratos de comissão. O gestor tem a possibilidade de controlar o recebimento de parcelas sem que seja necessário fazer buscas por documentos ou correr o risco de informar dados incongruentes.Como vimos, a automatização de processos é primordial para as Corretoras de Seguros que querem ganhar um diferencial de mercado. Para que essa automatização seja feita com sucesso, é essencial contar com um bom sistema de gestão, desenvolvido especificamente para as Corretoras de Seguros.Nesse cenário, a escolha de um bom fornecedor é primordial. No Brasil, a TEx é referência nesse segmento. Ferramentas como o TELEPORT, TELEPORT Express e Nimble vão elevar o padrão de atuação de sua Corretora, potencializando a gestão, as vendas e a relação com os clientes.Quer saber como contar com as soluções da TEx para automatizar os processos em sua corretora? Entre em contato conosco e descubra como!Siga a TEx nas redes sociais.

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags