Aprenda a lidar com as vendas complexas no mercado de seguros

por
Ed Tomaz
5 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Em qualquer segmento, conseguir mais clientes é fundamental para a manutenção de uma empresa. Porém, enquanto o processo em si é bem rápido e prático em alguns setores, outros exigem muito mais esforço e investimento. Nesses casos, é necessário lidar com mais vendas complexas.

Esse é o caso mais comum no mercado de seguros, que oferece produtos de alto valor que mostram seu benefício a longo prazo. Para poder lidar melhor com esse tipo de venda, é importante para o corretor de seguro entender como ela funciona. Acompanhe e aprenda um pouco mais sobre o assunto.

O que são vendas complexas?

Chamamos de venda complexa aquela que exige muito mais tempo, atenção e esforço para ser concluída, mas que possuem foco em produtos de maior valor. Em uma venda simples, o cliente encontra um produto simples, de baixo custo e o adquire rapidamente. Já nas vendas complexas, a empresa precisa preparar seu lead por mais tempo. Veja quais são os principais fatores que caracterizam essa modalidade de venda.

CAC mais alto

O Custo de Aquisição por Cliente, ou CAC, é uma métrica que reflete quanto a empresa precisa investir em captação para fechar uma venda. Quanto mais complexo é o processo de captação e nutrição de leads, mais ele custa para a empresa para ser bem-sucedido.

Longos ciclos de venda

Outro fator associado ao maior CAC é o ciclo de vendas prolongado. Afinal, além de investir mais em divulgação, é necessário mais tempo para que esses investimentos gerem retorno. Isso significa que o intervalo entre uma venda e outra pode ser bem mais longo que a média.

Ticket médio mais alto

Para compensar esses investimentos extras em tempo e recursos, vendas complexas são voltadas para produtos com ticket médio bem mais elevado. Em outras palavras, o foco está em vendas de alto valor e fidelização de clientes.

Como acelerar o processo de vendas complexas?

Considerando que a maioria das vendas no mercado de seguros são complexas, a maior dificuldade é fazer com que elas sejam mais rápidas. Veja aqui alguns métodos para acelerar o ciclo de vendas.

Account-based Marketing

Nesse método, não é recomendado fazer uma campanha abrangente, mas sim focar os seus investimentos em marketing em um cliente específico. Isso facilita o seu planejamento e aumenta drasticamente as chances de sucesso e a taxa de retorno do seu investimento.

Marketing de Conteúdo

Também chamado de Inbound Marketing, essa é uma estratégia focada em educar o cliente antes de apresentar o seu produto. Você fornece informação e tira suas dúvidas, esclarecendo mais detalhes sobre o problema. Depois que o lead está melhor informado, pode-se oferecer o seu produto com maior chance de aceitação.

SPIN Selling

SPIN é, na verdade, uma sigla que representa 4 etapas do processo de venda, indicando quais questões devem receber seu foco em cada uma. Elas são:

  • situação: coleta de dados sobre o cliente e sua situação atual;
  • problema: detalhamento sobre a dor do cliente;
  • implicação: ajudar o lead a reconhecer os impactos negativos dos seus problemas e a necessidade de uma solução;
  • necessidade: apresentar a solução da empresa e como ela ajuda a lidar com o problema.

As vendas complexas podem exigir mais da equipe de vendas, mas são a chave para obter alto retorno no mercado de seguros. Por isso você deve continuar aprimorando suas estratégias de captação e conversão.

Tem mais alguma dúvida? Então deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos te ajudar!