Webservice das Seguradoras: você sabe como funcionam?

por
Omar Ajame
9 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Para manter a sua Corretora de Seguros competitiva no mercado, é essencial que você invista em formas de garantir maior agilidade aos processos. Isso porque os seus clientes querem serviços rápidos e práticos e esse pode ser um dos maiores diferenciais do negócio. No entanto, você sabe como fazer isso? Entende qual a melhor forma de otimizar as cotações? Sabe como melhorar a comunicação da sua Corretora com a Seguradora e, com isso, agilizar os serviços oferecidos aos clientes? A resposta pode estar na utilização de um sistema de MultiCálculo via webservice. Leia este artigo e entenda agora mesmo tudo sobre webservice das Seguradoras e todos os benefícios que ele pode gerar para o seu negócio!

O que é o webservice das Seguradoras?

O webservice é uma tecnologia utilizada em diversas áreas empresariais para integrar inúmeros sistemas e possibilitar a comunicação entre diferentes softwares. Ele não é um programa padrão, no qual você insere e manipula dados. Esse sistema atua como intermediário entre dois — ou mais — softwares, permitindo a comunicação entre eles. No caso das Corretoras e Seguradoras, essa conexão entre os sistemas é o que agiliza a comunicação. Isso porque a sua Corretora precisa acessar diversos dados de plataformas de Seguradoras diferentes para realizar a cotação dos seguros para seus clientes. Cada um desses sistemas é criado em uma linguagem de programação específica, assim como o software utilizado pela sua corretora para realizar a cotação dos seguros dos seus clientes.

Antes do webservice, esses sistemas não se comunicavam entre si de forma independente, o que fazia com que os dados tivessem que ser inseridos manualmente pelos seus colaboradores. Ou seja, o webservice é como uma ponte que conecta as informações inseridas pelas Corretoras (por meio do sistema de MultiCálculo utilizado) às plataformas das seguradoras. O webservice é capaz de integrar e processar dados de diversas plataformas, independentemente da linguagem utilizada para a programação de cada uma delas. Para isso, ele utiliza tecnologia web e, com isso, manipula dados dos outros softwares, transmitindo-os aos sistemas com os quais você e seus colaboradores precisam lidar. Isso significa que ele "traduz" os dados de cada um dos sistemas em uma linguagem única padrão. Dessa forma, ele é capaz de intermediar a transmissão de informações entre os programas e, com isso, evita que você tenha que transmitir dados de forma manual entre um software e outro, realizando essa tarefa de forma automática.

O webservice é confiável?

Uma das grandes preocupações das Seguradoras e Corretoras de Seguro em relação aos serviços disponíveis na Internet está ligada à segurança do banco de dados. Afinal, você tem acesso a uma série de informações sigilosas sobre os clientes e o funcionamento do negócio, sendo que a divulgação desses dados poderia acarretar problemas sérios para a sua Corretora.

Nesse sentido, o webservice se mostra como uma ferramenta extremamente segura. Isso porque ele não estabelece nenhuma comunicação direta com a sua base de dados, acessando apenas as informações necessárias para a realização da atividade solicitada (cotação). Ou seja, ele atua apenas na transmissão de informações entre dois ou mais softwares, não disponibilizando nenhum tipo de dado para a internet. Dessa forma, ele não coloca nenhuma informação em risco, já que o acesso é totalmente indireto. Portanto, mostra-se como uma opção segura para agilizar e facilitar os processos da sua corretora, como a realização do MultiCálculo.

Qual a diferença do MultiCálculo por webservice e por robô/API?

Antes de oferecer uma proposta para o cliente, é essencial que você realize a cotação do seguro em mais de uma Seguradora para verificar qual a melhor opção. Para isso, você pode utilizar o MultiCálculo, uma ferramenta que permite a execução dessa tarefa de uma só vez, evitando que os seus colaboradores precisem fazer vários cálculos individuais. Essa é a melhor utilidade do webservice das seguradoras. Isso porque o MultiCálculo pode ser utilizado de duas formas: por meio de um robô/API ou com o webservice. O robô/API é um sistema que responde a comandos, executando tarefas de forma automática. Com ele, é possível realizar o MultiCálculo uma vez que esse sistema acessa as plataformas das Seguradoras e realiza a cotação.

Porém, os dados gerados pelo robô/API são informações espelhadas, e não necessariamente o valor real da cotação. Além disso, após o recebimento das cotações, os seus produtores precisam reinserir esses dados nos sistemas das Seguradoras para efetivamente transmitir as propostas. Já o webservice é capaz de realizar as cotações com maior agilidade e precisão. Isso porque se conecta, de forma direta, com os sistemas das Seguradoras, evitando que o seu colaborador precise intermediar o processo. Os softwares de MultiCálculo via webservice ainda fazem a transmissão do seguro pelo próprio sistema, permitem a cotação de diferentes franquias e aceitam produtos e regras especiais das Seguradoras.

Quais os benefícios do webservice das Seguradoras?

Contar com o webservice das Seguradoras na sua Corretora pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. O seu MultiCálculo fica mais rápido, permitindo maior agilidade na entrega da proposta para os clientes e aumento da produtividade dos seus colaboradores. Além disso, por proporcionar a transmissão de dados de forma automatizada entre os sistemas das seguradoras e da sua Corretora, você é capaz de reduzir a probabilidade de erros por falta de atenção ou de digitação dos seus colaboradores.

Dessa forma, os seus serviços também ganham em qualidade, aumentando a satisfação dos clientes.

Entender como funciona o webservice das Seguradoras é essencial para que você possa utilizar ao máximo essa funcionalidade. Para poder usufruir desses benefícios e automatizar todos esses processos na sua corretora, é preciso que as seguradoras forneçam a liberação de acesso dos seus webservices. Ou seja, sua utilização não depende das empresas fornecedoras dos sistemas de MultiCálculo. A liberação do webservice das Seguradoras varia de caso a caso, e são diversos os fatores que influenciam a decisão. Porém, baseado na nossa experiência, de mais de 10 anos de atuação no mercado de seguros, já vimos todos os tipos de corretoras conseguirem essa permissão. Assim, sugerimos que você entre em contato com as Seguradoras com as quais trabalha e, depois, entre em contato conosco! Afinal, perguntar não custa nada, não é mesmo?

Ah...caso você não consiga a liberação agora, não se preocupe, pois temos soluções que podem ajudá-lo a acelerar a sua jornada e fazê-lo chegar lá mais rapidamente. Entre em contato com a TEx e conheça as nossas soluções!