A vantagem competitiva é conquistada quando desenvolvemos um modelo de negócios capaz de entregar um valor superior para o consumidor. Como resultado disso, a rotina de gestão da empresa flui mais naturalmente e o desempenho melhora. Afinal, uma empresa mal posicionada em termos de competitividade precisa de muito mais dedicação para conseguir um resultado superior. Não é assim? Pois bem, acontece que, na atualidade, a tecnologia passou a fazer parte de qualquer negócio. Pouquíssimas são as atividades que se mantêm mais artesanais. Não seria diferente no caso das corretoras. O fato é que se dedicar a avaliar a utilização da tecnologia pode exigir um pouco de atenção e tempo.
Contudo, o resultado é altamente compensador e, em razão disso, elaboramos esta postagem para facilitar para você.Aproveite a leitura!
Se você fizer um cálculo rápido de quanto tempo sua equipe está diante do cliente negociando e quanto dele gasta com atividades secundárias, como cotações e comunicações internas, deve concluir por algo próximo de 30% com venda e relacionamento com o cliente, certo?Independentemente do percentual a que chegou nessa conta de cabeça, é certo que, quanto mais conseguir aumentar o tempo disponível para vender, maior será o resultado de sua equipe.
É por isso que muitas corretoras têm investido em tecnologia.Segundo estudo da Fenacor, o ESECS-PJ - 2017, a importância que o setor dá para a tecnologia supera os 80%, chegando a: 86% para tecnologia aplicada às vendas, 83% para prospecção, 93% para relacionamento com o cliente e 88% para gestão interna.A vantagem competitiva obtida com a otimização dos processos, o aumento da produtividade, da eficiência e a consequente melhoria da experiência do cliente é facilmente identificada e impactante.Ela é resultado, principalmente, de:
Chatbots são softwares robôs programados para trocar mensagens como se fossem pessoas.Eles são usados no atendimento e podem direcionar os clientes para uma área ou colaborador, fornecer documentos e orientações diversas.Além disso, esse tipo de aplicação está em constante evolução e já começa a utilizar de inteligência artificial.Nas versões mais elaboradas, eles são capazes de aprender e tomar decisões.
Muitos dos processos internos de uma corretora podem ser automatizados e integrados com as seguradoras para gerar apólices, efetuar cotações e facilitar procedimentos referentes a sinistros.Sem dúvida alguma, essas soluções melhoram significativamente a vantagem competitiva ao diminuir erros, evitar retrabalho e aumentar a produtividade, resultando numa melhor experiência para o cliente.
Algumas das melhores tecnologias são aquelas facilmente incorporadas pelo público de uma corretora.Dentre elas, sem dúvida alguma o WhatsApp está entre as mais utilizadas pelos clientes.É muito mais fácil e prático fazer algumas solicitações pelo aplicativo do que por e-mail ou via ligação telefônica.A versão empresarial da ferramenta possui recursos adicionais e melhora a imagem da corretora ao permitir a aplicação da identidade visual da empresa, transmitindo confiabilidade e profissionalismo.
A telemetria já é bastante utilizada nos EUA e uma ótima promessa no Brasil. Por meio de um dispositivo instalado no veículo, é possível monitorar o perfil do condutor e avaliar o risco de acordo com os hábitos de direção de cada segurado. Na contratação, é oferecida uma bonificação que será mantida na renovação se o condutor for bem avaliado. O equipamento monitora quase 40 variáveis, como ocorrência de freadas bruscas, velocidade nas curvas e aceleração. Depois disso, os dados coletados são analisados para serem usados como critério de manutenção do bônus anual. O preço do dispositivo coletor ainda é um empecilho para ampliar o mercado dessa modalidade de seguro.
Contudo, a tendência é que os carros passem a ser fabricados com ele, favorecendo o uso da telemetria pelas seguradoras e, desse modo, contribuindo com a vantagem competitiva da corretora.
Ficou alguma dúvida? Tem alguma curiosidade sobre o tema? Gostaria de relatar sua experiência com a tecnologia? Deixe seu comentário nesta postagem e vamos conversar a respeito!
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