O uso da tecnologia como uma vantagem competitiva para sua Corretora de Seguros

por
Omar Ajame
6 min

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A vantagem competitiva é conquistada quando desenvolvemos um modelo de negócios capaz de entregar um valor superior para o consumidor. Como resultado disso, a rotina de gestão da empresa flui mais naturalmente e o desempenho melhora. Afinal, uma empresa mal posicionada em termos de competitividade precisa de muito mais dedicação para conseguir um resultado superior. Não é assim? Pois bem, acontece que, na atualidade, a tecnologia passou a fazer parte de qualquer negócio. Pouquíssimas são as atividades que se mantêm mais artesanais. Não seria diferente no caso das Corretoras de Seguros. O fato é que se dedicar a avaliar a utilização da tecnologia pode exigir um pouco de atenção e tempo.

Contudo, o resultado é altamente compensador e, em razão disso, elaboramos esta postagem para facilitar para você. Aproveite a leitura!

Como o uso da tecnologia tem melhorado a vantagem competitiva nas Corretoras?

Se você fizer um cálculo rápido de quanto tempo sua equipe está diante do cliente negociando e quanto dele gasta com atividades secundárias, como cotações e comunicações internas, deve concluir por algo próximo de 30% com venda e relacionamento com o cliente, certo? Independentemente do percentual a que chegou nessa conta de cabeça, é certo que, quanto mais conseguir aumentar o tempo disponível para vender, maior será o resultado de sua equipe.

É por isso que muitas corretoras têm investido em tecnologia. Segundo estudo da Fenacor, o ESECS-PJ - 2017, a importância que o setor dá para a tecnologia supera os 80%, chegando a: 86% para tecnologia aplicada às vendas, 83% para prospecção, 93% para relacionamento com o cliente e 88% para gestão interna. A vantagem competitiva obtida com a otimização dos processos, o aumento da produtividade, da eficiência e a consequente melhoria da experiência do cliente é facilmente identificada e impactante. Ela é resultado, principalmente, de:

  • redução de falhas;
  • simulação de cenários futuros;
  • identificação de tendências;
  • análise de resultados;
  • oferta de soluções práticas aos clientes.

Quais são algumas das tecnologias que podem beneficiar as corretoras?

Chatbots

Chatbots são softwares robôs programados para trocar mensagens como se fossem pessoas. Eles são usados no atendimento e podem direcionar os clientes para uma área ou colaborador, fornecer documentos e orientações diversas. Além disso, esse tipo de aplicação está em constante evolução e já começa a utilizar de inteligência artificial. Nas versões mais elaboradas, eles são capazes de aprender e tomar decisões.

Softwares para Corretoras de Seguros

Muitos dos processos internos de uma corretora podem ser automatizados e integrados com as seguradoras para gerar apólices, efetuar cotações e facilitar procedimentos referentes a sinistros. Sem dúvida alguma, essas soluções melhoram significativamente a vantagem competitiva ao diminuir erros, evitar retrabalho e aumentar a produtividade, resultando numa melhor experiência para o cliente.

WhatsApp for business

Algumas das melhores tecnologias são aquelas facilmente incorporadas pelo público de uma corretora. Dentre elas, sem dúvida alguma o WhatsApp está entre as mais utilizadas pelos clientes. É muito mais fácil e prático fazer algumas solicitações pelo aplicativo do que por e-mail ou via ligação telefônica. A versão empresarial da ferramenta possui recursos adicionais e melhora a imagem da corretora ao permitir a aplicação da identidade visual da empresa, transmitindo confiabilidade e profissionalismo.

Telemetria

A telemetria já é bastante utilizada nos EUA e uma ótima promessa no Brasil. Por meio de um dispositivo instalado no veículo, é possível monitorar o perfil do condutor e avaliar o risco de acordo com os hábitos de direção de cada segurado. Na contratação, é oferecida uma bonificação que será mantida na renovação se o condutor for bem avaliado. O equipamento monitora quase 40 variáveis, como ocorrência de freadas bruscas, velocidade nas curvas e aceleração. Depois disso, os dados coletados são analisados para serem usados como critério de manutenção do bônus anual. O preço do dispositivo coletor ainda é um empecilho para ampliar o mercado dessa modalidade de seguro.

Contudo, a tendência é que os carros passem a ser fabricados com ele, favorecendo o uso da telemetria pelas seguradoras e, desse modo, contribuindo com a vantagem competitiva da corretora.

Ferramentas de inteligência de dados

A análise de dados é a melhor forma para qualquer negócio embasar decisões e para Corretoras de Seguros não é diferente. Corretores de Seguros que analisam os dados da sua carteira de clientes para direcionar seus novos negócios de forma estratégica têm uma enorme vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes. Para ajudar nessa tarefa, a TEx lançou recentemente o TEx Mercado, plataforma de inteligência de dados para Corretoras de Seguros. Com o TEx Mercado, é possível extrair as principais estatísticas do mercado. Caso já utilize o TELEPORT, é possível analisar competitividade com concorrentes, por exemplo. Tenha acesso a dados do mercado, como comissões praticadas, coberturas e franquias mais contratadas, podendo segmentar por regiões e faixa etária. As opções são inúmeras e muito vantajosas.

Conclusão

Ficou alguma dúvida? Tem alguma curiosidade sobre o tema? Gostaria de relatar sua experiência com a tecnologia? Deixe seu comentário nesta postagem e vamos conversar a respeito!