4 dicas de People Marketing para sua empresa de seguros!

por
Omar Ajame
8 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

Com um mercado cada vez mais concorrido graças à internet, as empresas estão em busca de novas estratégias para conquistar a satisfação do consumidor. No mercado de seguros, uma das técnicas utilizadas com esse objetivo é a criação de um site bem estruturado. No entanto, um site sozinho é apenas um espaço na web.

O Corretor precisa que o segurado seja atraído para a sua página e uma das formas de atingir esse objetivo é com a criação de bons conteúdos. É importante descobrir quem é seu público-alvo e em que estágio da jornada de compra ele está. Para atingir esse objetivo, muitas empresas estão apostando em um conceito direcionado ao consumidor, o People Marketing.

Neste post, vamos entender o que é People Marketing e a importância dessa estratégia para os Corretores de Seguros. Confira!

O que é People Marketing?

Criado pela Social Miner, o People Marketing é uma estratégia que tem como objetivo auxiliar as empresas na identificação dos motivos que levam as pessoas a tomarem determinadas decisões — como as decisões de compra. Ao identificar a motivação por trás dessas decisões, a empresa pode criar estratégias para otimizar a performance e aumentar as vendas.

Para que você entenda melhor essa estratégia, vamos a um exemplo prático. Suponhamos que o seu site de vendas de seguros receba milhares de visitas mensais. Como sabemos, o perfil do consumidor de seguros é variado, logo é impossível que um único conteúdo seja útil para todos os clientes cadastrados no site.

A mensagem que atinge um lead qualificado, ou seja, aquele que já está preparado para a compra, deve ser diferente da que vai para o cliente que ainda está descobrindo que tem um problema. São clientes que têm necessidades diferentes e precisam de motivações de acordo com o seu perfil. Nesse cenário, se a sua empresa tem as ferramentas, porque não ser relevante para os dois perfis, respeitando o momento em que cada um se encontra no funil de vendas?

Sua empresa aumentará consideravelmente as chances de conversão quando começar a entregar conteúdos personalizados que consideram os interesses de cada público, guiando-os até a conversão e indicando o serviço mais adequado para eles. É exatamente isso que o People Marketing faz.

Como usar People Marketing no Mercado de Seguros?

Agora que já entendemos o conceito de People Marketing, vamos entender como essa estratégia pode ser utilizada com qualidade para elevar as vendas em sua Corretora de Seguros. Acompanhe!

1. Identifique os clientes

Se a sua empresa não conta com um banco de dados estruturado e centralizado, com dados completos de seus clientes, está na hora de criá-lo. Em uma Corretora de Seguros, a melhor maneira de criar esse banco de dados é com a adoção de um sistema de gestão e com uma plataforma de vendas integrada ao seu site.

4 dicas de People Marketing para sua empresa de seguros!

Com o auxílio da computação em nuvem, você tem a possibilidade de integrar esses dados para utilizá-los posteriormente na identificação do perfil de clientes. Você pode categorizar os seus clientes de acordo com a etapa do funil em que eles se encontram ou com outros critérios, que facilitem a criação dos conteúdos personalizados. O importante é não tratar a sua base como um grupo genérico.

2. Foque no engajamento dos clientes

Como vimos no início do post, um dos principais objetivos do People Marketing é atingir o cliente certo, na hora certa, com o conteúdo certo. Por isso, é importante que, ao criar as suas estratégias de marketing digital, você crie um planejamento com foco em conteúdos que possam resultar na interação entre cliente e empresa. Por exemplo, uma corretora que vende seguros automotivos, pode criar conteúdos sobre segurança ao viajar nas férias, sobre manutenção do carro, e outras que possam trazer valor para o cliente e provocar uma identificação e interação com a sua empresa.

3. Otimize a conversão

A partir do momento em que a Corretora assume as estratégias de people marketing, com uma base de dados sólida e conteúdos que “conversam” com clientes, é hora de trabalhar a conversão.Um dos obstáculos que muitos corretores encontram ao implementarem as suas estratégias de marketing digital é a dificuldade de crescer a sua base de leads de forma sustentável e qualificada.

Nesse cenário, o ideal é que você aproveite a base de dados para fazer análises que permitam a criação de conteúdos customizados de acordo com o nível de engajamento de cada um e com os produtos com os quais eles mais interagiram.

4 dicas de People Marketing para sua empresa de seguros!

Além do site e blog, o People Marketing aposta na utilização das redes sociais, que, além de aumentar as interações, pode tornar a conversão automática. No WhatsApp, por exemplo, a corretora pode expor os seus produtos no catálogo, redirecionando o cliente para a página de vendas, ao mesmo tempo em que envia conteúdos ricos. Com tudo isso bem amarrado, a tendência é que haja um aumento natural das conversões.

4. Trabalhe o pós-venda e retenção

O pós-venda é uma estratégia cada vez mais explorada para quem quer fidelizar um cliente e o People Marketing ajuda a Corretora nesse sentido, por incentivar a empresa a continuar se relacionado com o cliente, mesmo após a conversão, utilizando as ferramentas de marketing digital e de conteúdo. A fidelização de clientes, além de garantir uma receita recorrente, faz com que a empresa ganhe um divulgador espontâneo.

A retenção de clientes continua quando a empresa está pronta para responder dúvidas, para indicar novos produtos que possam ser do interesse dele, quando a empresa lembra desse consumidor em datas especiais e quando envia conteúdos ricos, que ajudarão em sua dia a dia, mostrando que o objetivo é manter o relacionamento a longo prazo e não apenas empurrar um produto.

Como vimos, o People Marketing é uma estratégia que busca a aproximação das estratégias de marketing da empresa aos perfis dos clientes, aprimorando a análise de dados e a comunicação. Para que isso seja possível é importante que o Corretor de Seguros conte com um bom sistema de gestão e conheça as principais estratégias de marketing digital.

Gostou do post? Quer saber como executar boas estratégias de marketing de conteúdo em sua Corretora? Temos um ebook completo sobre o assunto para você. Confira!