Como vender seguros automotivos online? Confira nossas 4 dicas!

por
Omar Ajame
9 min

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Um dos requisitos para ter sucesso na venda de seguros automotivos é a velocidade nas cotações. Muitos corretores estão utilizando a tecnologia a favor deles e passando a vender seguros automotivos online. O resultado é a otimização do aproveitamento de leads, que amplia a capacidade de prospecção de novos clientes. Ter uma plataforma de vendas online permite a corretora de seguros ampliar o horário de atendimento, além de aumentar o alcance dela, possibilitando a venda de seguros em todo o território nacional. O resultado é o aumento da satisfação do cliente, que pode fazer a sua cotação no horário de sua preferência e de maneira autônoma. Neste post, trazemos 4 dicas para que você comece a vender seguros automotivos online de maneira eficaz. Confira!

1. Identifique o público-alvo

Um dos requisitos básicos para atuar com vendas na internet é a definição de um nicho, ou seja, o mapeamento do seu público-alvo. Dessa maneira, é possível criar campanhas de marketing mais baratas e direcionadas para as pessoas certas. Nas abordagens de marketing e vendas tradicionais, o foco é atingir o máximo de pessoas possíveis e, no meio delas, “garimpar” os possíveis clientes.

Na internet, você passa a ter a possibilidade de mapear o seu público antes de criar uma campanha. Isso permite uma melhor personalização das ferramentas utilizadas para a atração e o engajamento desse lead. Ao personalizar o seu conteúdo e o seu site de acordo com seu público, fica mais fácil criar uma conexão com eles.

2. Aproxime-se do seu cliente

Outro benefício que a tecnologia traz para as empresas é a quebra de intermediários para se comunicar com os clientes. Ao utilizar os chats na plataforma de vendas e o alcance das redes sociais, aliados a um bom atendimento, a empresa pode trabalhar o pós-venda e a fidelização de clientes. Essa aproximação é primordial para a redução na taxa de churn, ou seja, na perda de clientes durante ou após o término de contrato.

Além do atendimento personalizado, cordial e preparado para resolver as questões dos clientes e leads, é importante que a empresa utilize-se de ferramentas de autoatendimento, para tirar dúvidas pontuais e atender os clientes sempre que ele precisar. Para isso, mapeie as principais perguntas e os problemas relatados por eles e crie um FAQ no site de vendas respondendo a essas questões. Há a possibilidade de, além de textos, o FAQ contar com vídeos explicativos, criando uma conexão maior entre os corretores e os clientes, pois o vídeo torna a explicação pessoal.

Outra opção para ampliar a capacidade de atendimento, a redução de filas e o aumento de conversões é a utilização dos chatbots. Essa ferramenta permite desde a resolução de questões simples até a automação do processo de cotação e vendas. A fidelização de clientes é uma excelente alternativa para que a empresa mantenha uma receita recorrente e um divulgador espontâneo.

Nas redes sociais é importante fazer postagens frequentes, relevantes e com conteúdo que converse com seu público. Pra te ajudar nisso, disponibilizamos 1 mês grátis de conteúdo para redes sociais da sua Corretora de Seguros que você pode adquirir clicando aqui.

3. Trabalhe com um funil de vendas

Outra oportunidade que a venda online de seguros permite é que a corretora trabalhe com o funil de vendas. Saber em que etapa do processo de prospecção o seu lead está é uma excelente maneira de criar ferramentas eficientes para direcioná-lo para a conversão. O funil permite uma melhor seleção dos leads que estão propensos a fechar negócio, possibilitando uma abordagem mais direcionada do corretor, que pode ganhar tempo e produtividade.

Por outro lado, os leads que ainda estão no topo podem ser direcionados para o fundo por meio de materiais educativos, como blog posts, ebooks e e-mails informativos, que servirão para a atração e o mapeamento de novos clientes.

4. Utilize plataformas de vendas

Para vender seguros automotivos online, você não precisa ser um especialista em programação ou ter uma equipe interna apenas para desenvolver uma aplicação do zero. Você pode contratar essa plataforma de vendas com uma empresa especializada e personalizá-la para ficar com a identidade visual da sua empresa.

Uma das principais ferramentas do mercado é o Nimble, da TEx, que é pioneira na geração de leads, cotação e contratação de seguros online. A plataforma pode ser integrada ao seu site para que as vendas sejam viabilizadas de maneira 100% online, intuitiva e automática. É uma excelente oportunidade para transformar o seu site em uma máquina de vendas de seguros, sem ter que lidar com toda a complexidade que o desenvolvimento de uma plataforma completa exigiria. Para integrar o Nimble com o seu site, você terá que inserir apenas uma linha de código, sendo devidamente orientado pelo time da TEx para que essa inserção seja feita de maneira correta.

Interface fácil e moderna

Após essa configuração simples, você já terá em mãos uma ferramenta com interface amigável e moderna, que agiliza o processo — o cliente não precisará mais passar pelos intermináveis formulários online, pois navegará por módulos intuitivos e de fácil preenchimento.

Um dos processos que facilitam e agilizam o processo de registro e geração de leads é a possibilidade de o cliente se cadastrar com poucos cliques, utilizando as suas redes sociais e alimentando o banco de dados da corretora de maneira instantânea. Todos os dados ficam registrados a cada processo, permitindo que o cliente inicie a sua cotação em um dia e termine em outro, independentemente do dispositivo que esteja utilizando.

O cálculo eficaz dos seguros é garantido pelo TELEPORT, o melhor motor de cálculo de seguros automotivos do mercado, capaz de fazer cotações em apenas 30 segundos — entregando diversas opções para que o seu lead tome a melhor decisão. Essa automação permite que o cliente realize todo o processo de maneira proativa, baseada em suas próprias decisões.

Como vimos, neste post, quando a empresa passa a vender seguros automotivos online, reduz custos, ganha tempo, elimina parte dos processos burocráticos e aumenta as chances de fidelização do cliente. Para isso, é importante utilizar a tecnologia ao seu favor, integrando uma plataforma de vendas de seguros ao seu site. A TEx tem experiência em impulsionamento tecnológico e pode ajudar a alavancar as vendas de sua corretora. Estamos prontos para entregar a melhor solução.

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