O que é MRR e como calcular o da sua Corretora de Seguros?

Ed Tomaz
O que é MRR e como calcular o da sua Corretora de Seguros?

Você sabe o que é MRR? Podemos dizer que o MRR é fundamental para as empresas Software as a Service ou SaaS, principalmente para Corretoras de Seguros. No entanto, muitas empresas adotam essa métrica em seus negócios.

Leia este texto e aprenda o que é de fato o MRR, como calculá-lo e qual a importância em calcular essa métrica. Além disso, veja as principais dicas de como aumentar o MRR. Confira!

O que é MRR?

MRR ou Monthly Recurring Revenue, que significa Receita Recorrente Mensal, em português, é o cálculo de quanto a empresa vai receber por mês pelas assinaturas de uso dos seus serviços ou produtos. É por meio dessa métrica que os líderes empresariais preveem o ganho mensal e, assim, planejam investimentos futuros.

A métrica do MRR é a mais importante para empresas de SaaS (Software as a Service). Pois, é por meio do cálculo feito corretamente que o roadmap de projetos do software será criado da maneira mais real possível.

Enfim, é pelo cálculo do Monthly Recurring Revenue que é possível conduzir a entrada de novos clientes, churn (cancelamento de assinatura) e renovações de contratos.

Como é o cálculo do MRR na Corretora de Seguros?

Por meio de planos mensais, o MRR é basicamente o preço pago mensalmente pela assinatura. Ou seja, caso os clientes paguem mais de um mês adiantado (12 meses, por exemplo), é só dividir o valor que foi pago pela assinatura pelos meses do período da assinatura. Para melhor compreensão, veja um exemplo prático a seguir.

Uma empresa com 5 clientes que pagam R$ 50 mensalmente tem um MRR no valor de R$ 250, ou seja, 5 x 50,00 é igual a R$ 250,00.

Caso a empresa adquira mais 1 cliente com um plano mais caro no valor de R$ 100 mensais, o seu MRR aumentaria para um valor de R$ 350,00 (5 x R$ 50,00 + 1 x R$ 100 - R$ 350,00).

Depois de analisarmos como o MRR pode ser calculado, é necessário explicar brevemente as principais variáveis que devem ser consideradas nessa conta.

Número de assinaturas mensais

Antes de começar o cálculo do MRR, é essencial saber o número de assinaturas e o valor de cada uma delas.

Taxas que não são recorrentes

É fundamental considerar os valores que não se repetem, como a contração de algum serviço extra, por exemplo.

Vencimento de contratos

É necessário analisar as datas de vencimento de cada um dos contratos de sua empresa, pois, assim, poderá saber o impacto das não renovações no seu MRR.

Novas vendas

Da mesma forma que as assinaturas canceladas fazem parte da conta, as novas vendas também são essenciais para o cálculo.

Churn MRR

O churn é a rotatividade de clientes. É um valor extremamente importante para o cálculo do seu MRR, uma vez que com o cancelamento da assinatura é interrompido o pagamento da mensalidade. Logo, você receberá menos dinheiro ao final do mês.

Uma única moeda

Pelo fato de vivermos em um mundo totalmente conectado, é normal um produto ou serviço ser oferecido em vários países. Portanto, para saber o MMR real, é fundamental converter os valores para apenas uma moeda.

Como aumentar o MRR da corretora?

Depois de aprender o que é MRR e como calculá-lo, é importante que você conheça algumas formas de como aumentá-lo. Confira algumas dicas.

Amplie a variedade de planos

Flexibilize os planos que você comercializa. Dessa forma, apresente diferentes opções para os clientes. Isso ajuda a adesão e influencia positivamente o seu MRR.

Foque na satisfação dos clientes atuais

Clientes fidelizados e satisfeitos não só vão continuar com seus planos ativos, como podem também trazer novos assinantes, por meio da divulgação espontânea.

Aumente os valores

Analise se o preço cobrado por suas soluções é capaz de bancar os custos e ainda render lucro. No entanto, não tenha receio em aumentar o valor dos seus planos.

Dessa maneira, apresentamos neste artigo as principais informações sobre o Monthly Recurring Revenue. Ou seja, você aprendeu o que é MRR, como fazer o seu cálculo e como aumentar esse indicador.

Você curtiu este post sobre o que é MRR? Gostaria de tirar alguma dúvida em relação ao tema? Deixe seu comentário!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags

vendas

estratégia

mrr