Marketplace de seguros: entenda o que é e como funciona

por
Omar Ajame
9 min

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Uma tendência crescente que o mercado securitário vem demonstrando é a centralização dos negócios em um marketplace de seguros. Diversos países já utilizam o sistema, mas você já ouviu falar dele? Sabe como opera?O modelo tem sido utilizado com sucesso há alguns anos em outros segmentos no país e vem evoluindo rapidamente. No setor de seguros brasileiro, no entanto, é recente a adoção dele.Continue a leitura e descubra o que é o marketplace de seguros e como funciona!

O que é marketplace de seguros?

Marketplace, de modo geral, é um modelo de negócios de e-commerce que funciona como se fosse um shopping center virtual. A principal característica dele é a existência de uma plataforma mediada por uma empresa que, por sua vez, reúne diversos fornecedores (vendedores ou prestadores de serviços).A plataforma marketplace é uma ferramenta de tecnologia que agrega esses fornecedores e centraliza as informações de maneira a agilizar o atendimento às expectativas do cliente. Em um ambiente assim, o interessado sabe que encontrará o que precisa com muito mais facilidade.Um marketplace de seguros, além de congregar diversas seguradoras e corretoras, pode alcançar o ecossistema de outros segmentos como as indústrias e os bancos, por exemplo. Dessa forma, pode-se dispor de um imenso público de perfil conhecido ao qual os produtos e serviços do seguro podem ser oferecidos.Assim, além de acolher qualquer interessado na contratação de um seguro, a plataforma permite proatividade na oferta de produtos das seguradoras participantes. Com isso, clientes de diversos segmentos podem receber propostas de seguros, de modo não invasivo, condizentes com o perfil deles.

Como é o funcionamento dele?

Um marketplace apresenta três formas de acesso, conforme seja o administrador, os profissionais ou o cliente em operação. O administrador, naturalmente, é o responsável por gerenciar a plataforma, enquanto os profissionais são os que oferecem os produtos (os diversos tipos de seguros) e o cliente é o que vem até a plataforma em busca de soluções.De modo geral, o marketplace fortalece a autonomia do cliente, facilitando as iniciativas que pode tomar na plataforma. Assim, permite que o próprio interessado selecione o produto (tipo de seguro) que deseja e a seguradora capaz de melhor atender às necessidades dele.Ao mesmo tempo, possibilita que realize a adequação das coberturas que achar necessária, por meio da comparação entre as diferentes propostas apresentadas pelas seguradoras participantes. Todos os procedimentos para a contratação ocorrem de modo 100% digital e dentro do ambiente do marketplace.Para o usuário, o funcionamento é bem simples e intuitivo, de modo que em poucos minutos ele pode dispor das melhores propostas em função de suas necessidades. Enquanto profissionais e empresas que atuam no marketplace pagam uma mensalidade para fazer parte do grupo, não há custos para o cliente.O pool de um marketplace pode contar com as principais seguradoras do mercado brasileiro. De modo dinâmico, novas seguradoras, produtos e assistências poderão seguir ingressando e passando a integrar a plataforma.

Quais são os principais benefícios que oferece?

Em todo o mundo, o mercado tem apresentado um crescimento do marketplace — e no Brasil não é diferente. As expectativas de evolução são muito boas e o modelo de negócios constitui um impulso significativo, sobretudo para os pequenos e médios empreendedores.Nesse sentido, alguns benefícios e vantagens são relevantes para os participantes e devem ser levados em conta. Veja a seguir os que mais se destacam.

Um canal de vendas para as corretoras

O fluxo de clientes tem se voltado cada vez mais para os marketplaces, uma vez que constituem um novo e eficiente canal de vendas para as corretoras e para os profissionais do segmento de seguros. Assim, mais clientes resultam em mais negócios. Afinal, essa é uma das mais importantes metas de qualquer empreendimento.Na verdade, não se trata apenas de quantidade, mas também de diversificação de público e mesmo de portfólio. Mais demandas vão surgir e as respostas que as seguradoras oferecerem poderão se constituir em novos e mais atraentes produtos. O momento é dinâmico em função das mudanças que podem ser observadas no comportamento da sociedade e dos mercados.

Marketplace de seguros: entenda o que é e como funciona

Visibilidade para o negócio

O benefício é nítido: trata-se de uma espécie de atalho que a corretora pega diretamente para exposição junto a grandes nomes do mercado, ao invés de toda a árdua jornada até a conquista de um espaço. O produto ou o serviço ficará acessível e conhecido do grande público mais rapidamente.Para quem está começando, é tudo que se quer: uma oportunidade de encontrar um espaço no mercado de seguros. Para quem já está na estrada, constitui um forte impulso nos negócios.

Relevância em SEO

Não se pode deixar de considerar que as técnicas de SEO (search engine optimization, ou otimização para os mecanismos de busca) são indispensáveis para o sucesso no mundo online. Afinal, sua corretora precisa ser encontrada quando o cliente fizer a busca ou pesquisa na web.Nesse sentido, os investimentos necessários nas técnicas de marketing já foram providenciados pela plataforma. Mais uma vez, sua corretora pega uma carona nas facilidades do marketplace de seguros.

Marketplace de seguros: entenda o que é e como funciona

Redução de custos

Com a estrutura do marketplace, corretoras e profissionais conseguem dispor de mais recursos com menos custos. Quem estiver iniciando no mercado virtual encontrará todo o sistema já pronto, desde o cadastro de cliente até a segurança do site, de modo que o foco do corretor possa se voltar para a gestão.Isso significa que não há necessidade de se preocupar com os custos de implantação e manutenção do site de vendas. Todo o serviço é realizado pelo próprio marketplace a partir da contribuição de todos os participantes. Sua corretora pode centralizar esforços para as redes sociais.

Facilidades para o cliente

De modo geral, um marketplace facilita a compra em vários fornecedores (todos os produtos vão para o mesmo carrinho) e um único pagamento. No caso do marketplace de seguros, a vantagem principal está na disponibilidade imediata das diversas alternativas que o mercado oferece para que o cliente faça a sua escolha.Prontas respostas e negócios online constituem a regra dos novos tempos e serão cada vez mais exigidos. Assim, sua corretora precisa estar onde os clientes buscarão respostas e soluções às necessidades deles.Como se viu, o marketplace de seguros está delineando o novo ambiente de negócios em razão das facilidades que oferece para todos.Aproveite e descubra agora como vender seguros automotivos online. Você vai gostar!