Atendimento ao cliente: como encantar e fidelizar com uma boa proposta de seguro?

por
Omar Ajame
5 min

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O atendimento ao cliente é decisivo em Corretoras de Seguro e determinante para o êxito ou não de uma proposta comercial. Corretores que atendem com agilidade, prestam informações relevantes e surpreendem o cliente têm tudo para chegar ao nível máximo de eficiência comercial, o encantamento. Se o seu objetivo não é menos que encantar, então, você está lendo o artigo certo. Continue a leitura, e saiba como um atendimento bem feito é fundamental para o sucesso!

Conheça o seu público

Em plena era digital, não faz mais sentido enviar propostas de seguros genéricas ou com informações distantes demais da realidade de quem as recebe. Para elaborar uma proposta irrecusável, você, Corretor, precisa se antecipar às objeções do potencial cliente por meio das informações. Se for pessoa física, além dos dados socioeconômicos básicos, como idade, estado civil e renda mensal, é interessante também estar a par do que acontece no bairro em que ele mora. Enviar estatísticas sobre índices de roubos (se a proposta for de seguro automotivo) ajuda, e quanto mais detalhada for, melhor. Inclua até mesmo, se possível, os indicadores da rua onde o cliente mora. No caso das empresas, obter informações corporativas pode ser mais difícil, o que não significa que você não possa se cercar de informações úteis. Por exemplo, mostrar o quanto um seguro contra roubos de cargas pode ajudar a economizar em regiões com índices elevados de sinistros é uma forma de tornar a proposta irrecusável. As estatísticas sobre roubos estão disponíveis na web, basta uma rápida pesquisa para ter os números.

Siga um roteiro

Se a ideia for uma apresentação em PowerPoint, é importante que você elabore um roteiro antes de passar as informações para os slides. Nesse caso, você deverá encadear logicamente as ideias apresentadas de maneira a prender a atenção de quem assistir. Uma boa forma de começar é fazer uma pergunta inusitada ou que instigue as pessoas a mostrar os seus conhecimentos. Voltando ao exemplo da proposta de seguro automotivo, você pode perguntar, antes de iniciar, onde as pessoas da plateia moram. Considerando o local da maioria, pergunte em seguida se elas sabem o índice de roubo de carros na região. Claro que, nesse caso, você deverá estar muito bem informado, já que inventar estatísticas não vale. Em seguida, enumere motivos para fazer um seguro, descreva os benefícios e cite casos reais de empresas ou pessoas que se beneficiaram com as indenizações previstas em suas apólices. Exerça a liderança, e esteja sempre pronto para responder tudo na ponta da língua.

Dê atenção ao design

Para causar a melhor impressão possível, uma proposta de seguros deve ter um aspecto profissional. Na falta de um designer que possa ajudar, existem templates prontos em sites na internet que você poderá usar para dar uma aparência que transmita credibilidade. Alguns desses sites são o Free PowerPoint Templates, Slidescarnival ou o Templates Office. Lembre-se sempre de que uma apresentação bonita aumenta as suas chances de sucesso, porque mostra que você teve cuidado ao montar a sua proposta. O cliente percebe isso, e tende a fechar negócio caso sinta que houve preocupação com os detalhes. Plataformas de MultiCálculo contam com propostas de seguro personalizadas com o logo da Corretora, por exemplo. Conheça o MultiCálculo do TELEPORT e veja esse benefício e muitos outros que te ajudarão a encantar seus clientes.

Agilidade no retorno

Com agilidade do atendimento, a percepção que o cliente tem da sua Corretora de Seguros muda. Ele passa a perceber eficiência e eficácia no serviço e a seriedade da sua empresa. Para o Corretor também há vantagens: quanto mais ágil for o atendimento, mais capacidade a sua equipe tem, e esse é um dos fatores determinantes no sucesso de todo negócio. Tendo isso em vista, fica claro que quando o segurado solicita uma cotação, ele aguarda retorno o mais rápido possível. Lembre-se que a concorrência é grande. Para ajudar nesse processo e garantir velocidade nesse processo, a TEx lançou o TEx Predicts, ferramenta de previsão de seguro auto com apenas 5 informações. Com o TEx Mercado, você conquista o potencial segurado apresentando uma previsão do valor do seguro em poucos cliques, sem precisar consultar uma Seguradora.

Informe tudo que o cliente precisa

Se você está enviando uma proposta de seguro residencial, não seria interessante informar ao cliente o que acontece se houver um incêndio? Indo além, você pode expor o que acontece, caso o incêndio seja criminoso ou acidental. As pessoas, por mais leigas que sejam, percebem quando uma proposta não está adequada às suas necessidades. Seja transparente, informe o que precisar, e não omita nada que seja importante. Nada pior para um corretor do que um cliente que sabe por outras fontes algo que você deveria informar em uma proposta comercial. Atendimento ao cliente bem realizado é aquele que informa, satisfaz as suas necessidades e, no final, encanta. Lembre-se disso e tenha ótimos resultados!

Conclusão

Agora que você sabe como fazer um atendimento ao cliente de primeira, assine a nossa newsletter e saia na frente dos concorrentes. No competitivo Mercado de Seguros, informação é poder!