Entenda o que é follow up de vendas e como fazer um

Omar Ajame
Entenda o que é follow up de vendas e como fazer um

O follow up de vendas é o acompanhamento do lead (ou cliente) para aperfeiçoar sua jornada e garantir o fechamento da compra. Ou seja, é um conjunto de ações para atrair, nutrir e converter o prospect da maneira mais eficaz possível. Nem sempre as empresas se preocupam com a experiência do cliente. O follow up é, então, aplicado para que a equipe de vendas faça um trabalho contínuo de nutrição de forma a melhorar essa interação. Continue a leitura e saiba qual o melhor momento e como fazer o follow up de vendas, além de conhecer os erros a serem evitados ao desenvolver sua estratégia.

Quando e como fazer o follow up de vendas?

O follow up de vendas é uma técnica que pode ser utilizada em diferentes momentos e com diversos objetivos. Por exemplo, uma empresa pode aplicá-la para avaliar a relação entre marca e cliente, bem como analisar o nível de satisfação do consumidor. Em outro caso, ela pode ser aplicada para aumentar a taxa de conversão de leads. Como estratégia de acompanhamento, o follow up de vendas otimiza o trabalho do vendedor para a conclusão da venda. Confira, a seguir, alguns passos essenciais para sua aplicação.

Faça o contato inicial

O primeiro contato é vital para a continuidade da estratégia. Não importa se é para um prospect ou para um cliente que já comprou: é nessa fase que se inicia a pré-venda. Para não errar, seja cordial e direto. Concentre-se em apresentar informações úteis para as necessidades do cliente.

Crie um plano

Um bom follow up não deve ser feito no improviso. Para acompanhar a jornada do cliente, é preciso estar preparado e ter um plano de comunicação sólido. Por isso, a criação do planejamento deve pensar na estratégia. Pesquise o perfil do usuário e elabore as repostas certas.

Nutra o prospect

O follow up de vendas é excelente para negociações longas, nas quais a conclusão da compra dificilmente é feita no primeiro encontro. Deve-se, então, manter o contato e nutrir o prospect. É essencial, no entanto, não sufocar o cliente: faça a nutrição com informações válidas, de forma a garantir um avanço na negociação a cada interação.

Mantenha a continuidade

O follow up de vendas é um conceito cíclico e não deve ser executado de forma isolada. Após a conclusão da venda, o trabalho deve ser reiniciado para garantir a obtenção de resultados ainda melhores.

Quais erros devem ser evitados no follow up de vendas?

Como qualquer estratégia comercial, o follow up de vendas só traz bons resultados se for executado corretamente. Por isso, é essencial evitar os erros mais comuns. Conheça, a seguir, alguns deles!

Ser inconveniente

Muitos profissionais acreditam que ligar ou se comunicar insistentemente é o melhor caminho. Isso é um ledo engano: o follow up de vendas exige persistência por parte do vendedor, mas é importante se policiar para não ser inconveniente.

Utilizar comunicação falha

Comunicação confusa e sem direcionamento também pode atrapalhar a continuidade da estratégia. Não se pode dar a impressão de desorganização. Utilize canais que estejam em funcionamento e que sejam de fato utilizados pelos prospects. Além disso, evite discursos longos ou desconexos.

Abandonar o prospect (ou o cliente)

Muitos vendedores cometem esse erro em algum momento. Afinal, o trabalho de acompanhamento é longo e, por vezes, desgastante. Porém, jamais se deve abandonar o prospect durante sua jornada. Lembre-se de que o objetivo da estratégia é justamente estreitar os laços e desenvolver o relacionamento. Em resumo, o follow up de vendas é uma excelente ferramenta para otimizar a experiência do cliente. No entanto, para aumentar as chances de sucesso, é importante conhecer o público-alvo e usar estratégias efetivas. É essencial, ainda, ter ferramentas que facilitem a atração, a nutrição e a conversão de leads. Gostou deste post? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outros interessados também possam se informar mais sobre o assunto. Se você acredita que este post agregou ainda mais conhecimento para você, siga-nos agora mesmo em nosso perfil no Instagram, LinkedIn e no Facebook, para acompanhar nossas novidades de perto!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags