Controle de equipe: como melhorar essa questão na minha empresa?

Omar Ajame
Controle de equipe: como melhorar essa questão na minha empresa?

Aumentar a produtividade de um time de talentos há muito tempo deixou de ser uma realidade distante. Quem acredita que isso depende apenas dos colaboradores muito se engana, porque os gestores são peças-chaves para atingir esse objetivo. Afinal, a responsabilidade de ter nas mãos o controle de equipe é inteiramente deles. Dar a devida importância à organização e ao controle sistemático das demandas por parte daqueles que desenvolvem equipes de alta performance é justamente o que leva à melhoria dos resultados da empresa. No entanto, durante a trajetória, qualquer gestor se depara com inúmeros desafios. Neste artigo abordaremos os principais obstáculos que toda liderança enfrenta quando assume a missão de obter o melhor controle da equipe possível. Confira!

Falta de profissionais competentes

Há quem diga que não faltam profissionais no mercado, o que falta é o profissionalismo. Peter Schutz, CEO da Porsche na década de 80, aconselhava contratar uma pessoa pelo seu caráter e depois treinar as suas habilidades. Ele defendia que o caráter era mais importante do que as habilidades e os conhecimentos que alguém apresentava em seu currículo, visto que habilidades podem ser treinadas, mas o caráter não. Diante desse pensamento, por mais que no mercado haja escassez de mão de obra qualificada, é preciso que os gestores concentrem seus esforços em treinar e moldar as pessoas em função dos objetivos e necessidades da empresa para que o controle de equipe fique mais fácil.

Métricas inadequadas

Medir o desempenho do time de vendas nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando isso ainda é feito manualmente. Definitivamente, a adoção de indicadores de produtividade é uma medida crucial para qualquer empresa que queira melhorar seus resultados. Por outro lado, utilizar métricas inadequadas é um desafio para que o controle de equipe seja bem executado. Sistemas integrados de gestão não apenas conectam líderes às informações relacionadas ao desempenho dos talentos, mas aos números da organização de uma maneira geral. Com isso, qualquer tipo de dúvida sobre produtividade pode ser facilmente respondida.

Expectativas desalinhadas

Este é um dos problemas mais comuns que prejudica qualquer controle da equipe: a falta ou a falha de comunicação. Uma das principais estratégias para conquistar o engajamento de um time é demonstrar que os funcionários são parte importante da companhia. Para tanto, alinhe as expectativas com clareza, além de compartilhar notícias, novidades e celebrar conquistas. Afinal, a comunicação é algo extremamente importante para a eficácia da produtividade. Um corretor precisa entender o status da produção por meio do controle de equipe, a fim de garantir que o seu trabalho esteja alinhado com a promessa do grupo e com as necessidades da empresa. Portanto, tenha em mente que falhas de comunicação geram retrabalho e, consequentemente, perda de recursos e de tempo. Promover o controle de equipe com maestria na sua empresa é muito fácil, basta dar a devida atenção a alguns cuidados simples e diários. A boa notícia é que algumas ferramentas podem ser decisivas para o futuro do controle de equipe da sua empresa, como plataformas de gestão, cálculos e vendas. Essas soluções são capazes de descomplicar o dia a dia das corretoras, assim como tornar os dados mais seguros, acelerar a jornada e colaborar para o aumento das vendas. Se você gostou deste conteúdo e não quer perder nenhuma de nossas atualizações, siga nosso perfil agora mesmo no Facebook e no LinkedIn!

Ouça o TExTalk!  🎧

Assine nossa Newsletter para receber artigos e dicas!

Acompanhe a TEx!

TEx - InstagramTEx - FacebookTEx - LinkedInTEx - YoutubeTEx - TikTok
Marketing de Conteúdo para Corretoras de Seguros
TELEPORT - Revolucione sua Corretora

Tags