Como vender seguros online? Veja estratégias essenciais!

por
Omar Ajame
22 min

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Telegram

A internet é uma aliada importante na hora de vender produtos e serviços. Uma de suas maiores vantagens é chegar a diversas pessoas, das mais diversas regiões, de forma rápida, segura e ágil, ampliando o potencial público-alvo da sua empresa e contribuindo para aumentar o número de vendas total. Assim, é fundamental saber como vender seguros online para explorar todo o potencial desse canal e, assim, obter bons resultados.

Ferramentas de segmentação também melhoram a eficiência da prospecção de clientes, permitindo que você divulgue os serviços da sua corretora para quem realmente tem interesse neles e garantindo um maior custo-benefício nas ações de marketing.

E não para por aí: agilidade no envio de informações, maior precisão ao oferecer as cotações, possibilidade de fechar contratos online, automação dos processos de cotação, renovação e vendas são algumas vantagens dessa estratégia. Esse conjunto de medidas é capaz de gerar uma maior eficiência da sua corretora e possibilita um crescimento sustentável do negócio. Aprenda como fazer isso por meio das dicas que passaremos a você e potencialize seu negócio!

Crie um blog corporativo para a sua empresa

Uma das melhores formas de chegar até seu cliente online é por meio do marketing de conteúdo. Essa estratégia é uma das mais eficientes e consolidadas do mercado atual. E não é à toa, já que ela funciona muito bem. Os blogs corporativos cumprem uma função importante no processo: educar seus clientes para fazê-los identificar e compreender possíveis dores e problemas que tenham e motivá-los a buscar soluções, conduzindo-os pelo funil de vendas até a decisão de compra.

Por exemplo, no caso de corretoras de seguros, as publicações demonstrarão a importância da aquisição da apólice para garantir segurança e bem-estar aos segurados, tirando dúvidas sobre o assunto, apresentando os diversos tipos de seguro etc. Ao ler o conteúdo, o possível cliente vai conhecer mais sobre o tema e perceber que o serviço é essencial para ele. Assim, verá sua corretora como uma autoridade no mercado, o que o levará a contratar o seguro com a sua empresa. Porém, lembre-se de que isso faz parte de uma estratégia de conteúdo, ou seja, é essencial que seja feita de forma planejada e bem definida para que, de fato, traga os resultados esperados.

Implemente ferramentas de vendas de seguro online

Outra forma de potencializar as vendas é implementando soluções online no site da corretora. É indispensável que o usuário tenha a possibilidade de ter a sua cotação realizada rapidamente, agilizando o processo de contratação. No ambiente online, praticidade é a palavra-chave, ou seja, é imprescindível permitir que o cliente consiga ter acesso rápido e direto às informações importantes para tomar a sua decisão.

Utilizando uma ferramenta de vendas online de seguros integrada a um software de multicálculo de cotações, você permite que seu público receba as informações de prospecção do serviço mais rapidamente, potencializando as chances de que ele feche contrato com o seu negócio. Essa ferramenta precisa ser inserida de forma intuitiva no seu site, de forma que fique facilitado para o potencial cliente encontrar o formulário e preenchê-lo adequadamente.

Utilize as redes sociais e mídias pagas para vender seguros online

As redes sociais são grandes aliadas para a venda de seguros online. Com as estratégias corretas, torna-se possível potencializar as suas vendas nesse ambiente. Por exemplo, nas redes sociais você pode se servir do Facebook Ads, anunciando os serviços da sua corretora para a segmentação específica da sua empresa. Isso permite que as pessoas que têm maior interesse no seu negócio entrem em contato, acompanhando suas publicações e conhecendo mais sobre seu negócio.

As redes sociais podem ser aliadas importantes também para conduzir o público pelo funil de vendas, auxiliando junto ao marketing de conteúdo e o marketing digital nesse processo. Outra oportunidade também é utilizar os links patrocinados em buscadores como Google para que um potencial público chegue ao seu site. Assim, quando seu público-alvo pesquisar por uma determinada palavra-chave, poderá encontrar seu site entre os links patrocinados e conhecer os serviços de sua corretora. No entanto, vale ressaltar que isso só funciona se as estratégias definidas previamente forem bem implementadas e seguirem aquilo que é considerado as melhores e mais atuais práticas. Com boas estratégias e por meio das mídias pagas, torna-se possível destacar sua corretora de seguro e fazer com que o negócio chegue ao conhecimento de mais pessoas, potencializando as chances de fechar contratos.

Tenha uma gestão eficiente de documentos

Para vender seguros online de forma eficiente, é importante que a parte administrativa também esteja funcionando adequadamente. As informações necessárias devem estar disponíveis, ao alcance dos colaboradores e bem organizadas. Dessa forma, em caso de um sinistro, por exemplo, os dados se encontram prontamente acessíveis. Softwares de gestão podem ser utilizados para essa função, assim como há a possibilidade de armazenar os arquivos na nuvem, permitindo não só uma melhor organização, mas garantindo também uma maior disponibilidade no acesso a eles.

Aumente sua rede de contatos online

Potencializar a venda de seguros online também passa por ampliar a audiência da sua corretora. Para aumentar as taxas de conversão, é essencial que o seu conteúdo chegue a mais pessoas que tenham interesse na aquisição de seguros. Além do alcance do conteúdo, é necessário também manter um relacionamento positivo com essas pessoas por meio de envio de informações, tirando dúvidas, compreendendo suas necessidades e dores, antecipando possíveis problemas e oferecendo soluções. No atual contexto, o cliente está no centro da divulgação, e não mais o produto ou serviço. Por isso, deve-se manter o foco total nele, encantando-o e não só atendendo, mas superando as suas expectativas.O primeiro passo é aumentar a sua rede de contatos online. Quando você fala com mais pessoas interessadas em seu serviço, o número de pessoas que poderão ser convertidas em clientes aumenta. Há diversas formas de fazer isso, entre elas:

  • criar conteúdo interessante para as redes sociais;
  • utilizar a newsletter como forma de encaminhar materiais educativos para seus clientes;
  • oferecer ao usuário a possibilidade de entrar em listas de transmissões no WhatsApp para receber dicas e condições especiais;
  • explorar o potencial de redes como o LinkedIn e sites como o YouTube;
  • oferecer dicas essenciais para o seu público-alvo nesses canais.

Explore o potencial do marketing digital

Quando falamos em vender seguros online, é imprescindível falar de marketing digital. Devido à sua eficiência e melhor custo-benefício, cada vez mais as empresas — dos mais diferentes segmentos — investem nessa estratégia. Segundo dados do IAB Brasil, a expectativa é que ocorra um aumento de 12% ao ano nos valores investidos em marketing digital até o fim de 2021. E não é à toa: quando bem investido e bem estruturado, os resultados são excelentes.

Se a sua corretora pretende aumentar as vendas de seguros online, é essencial conduzir o potencial cliente até o seu site, de forma interessada e consciente, para que ele realize a cotação e, após o recebimento das informações, faça a contratação. É isso que significa conduzir o potencial cliente pelo funil de vendas. Por fim, é preciso lembrar que o marketing digital vai muito além da simples presença em redes sociais e da manutenção do site. Há muito estudo e estratégia. Assim, é essencial escolher bons profissionais para realizar esse trabalho, de modo a ver o valor investido convertido em ampliação da carteira de clientes. Quer saber como vender seguros online? Baixe agora o nosso e-book:

Como vender seguros online?

Utilize o WhatsApp como ferramentas de vendas

Com pessoas conectadas 24 horas por dia, utilizando as redes sociais, o gestor que não aproveitar essa ferramenta está perdendo uma grande oportunidade de mercado. O WhatsApp, app de mensagens mais popular no mundo, está presente em 99% dos smartphones no Brasil e no meio de tanta gente certamente está o seu público-alvo. Ao perceber o potencial do WhatsApp como ferramenta de aproximação com os clientes, empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos passaram a incluir a plataforma em suas estratégias, mesmo com suas eventuais limitações. Com esse aumento de empresas utilizando o WhatsApp como ferramenta de trabalho, não demorou muito para o Facebook enxergar o potencial da plataforma e desenvolver uma versão empresarial da aplicação, o WhatsApp Business. Entre os diferenciais dessa nova versão, podemos destacar:

  • perguntas e respostas rápidas — essa versão permite que o usuário crie atalhos com mensagens completas para agilizar o atendimento;
  • identidade de marca — com o perfil comercial, os clientes identificam a sua marca e você pode inserir outros dados importantes da sua empresa, como endereço e site;
  • automação de mensagens — essa funcionalidade facilita a criação de boas vindas ou informações de ausência, com data e hora para retorno etc;
  • identificação de usuário — com as etiquetas, torna-se possível categorizar os contatos para encontrá-los com maior facilidade.

Para alcançar bons resultados utilizando o WhatsApp como ferramenta de vendas, é importante que você vá além do convencional, criando um processo comercial bem estruturado, com boas estratégias de negociação e entendendo as melhores maneiras de abordar um cliente.A seguir, entenda como extrair o máximo do WhatsApp Business.

Como utilizar o WhatsApp Business em minha estratégia?

O primeiro passo para a criação de uma boa estratégia no WhatsApp Business é a separação de conta pessoal de conta empresarial. De preferência, tenha um número exclusivo para a conta Business, para que os dados coletados para uma eventual análise sejam bem estruturados.Para começar a sua estratégia, baixe o WhatsApp Business na loja de aplicativos de seu smartphone. Em seguida, abra o app e insira os dados do telefone que será utilizado para a conta empresarial. No WhatsApp Business, você pode utilizar um telefone móvel ou fixo como número da conta.Se você utilizar o WhatsApp com um número móvel, receberá um SMS ou uma mensagem automática para confirmação de propriedade de número. Se optar por um número fixo, poderá optar por receber o código via ligação.

Utilize a função catálogo

Em meados de 2019, o WhatsApp liberou a função catálogo para os usuários, para ampliar as ferramentas empresariais do app Business. Essa ferramenta permite aos clientes visualizarem os produtos oferecidos pela empresa, tornando o processo de vendas mais dinâmico e autônomo. Para utilizar essa função, vá até as configurações e depois em catálogo. Em seguida, faça o upload de uma imagem para representar o produto e insira informações, como preço, nome, descrição e o link direto de venda.

Não utilize grupos

Um grupo no WhatsApp é um espaço que reúne pessoas com interesses em comum e deve ser criado e alimentado por pessoas que estão de comum acordo. Ninguém gosta de ser inserido em grupos aleatórios no WhatsApp e ficar recebendo mensagens recorrentes contra a vontade. Quando uma empresa cria um grupo e insere clientes aleatoriamente como estratégia de entregar uma única mensagem ao maior número de pessoas, se torna invasivo e corre o risco de ver seu alcance cair. Além disso, a maioria das pessoas provavelmente vai silenciar o grupo e não será atingida por sua mensagem. Existe uma maneira mais eficiente de mandar uma mesma mensagem para vários usuários no WhatsApp Business. É isso que veremos no tópico a seguir.

Automatize os processos

O WhatsApp deve ser uma ferramenta de auxílio para aumentar as vendas, por isso, deve entregar praticidade. Como o seu objetivo é atrair cada vez mais leads, aumentando a sua lista de contatos, não é viável enviar uma mensagem personalizada para cada pessoa.Para facilitar a vida dos usuários, o Facebook desenvolveu para o WhatsApp Business uma linha de transmissão, que contribui para a produtividade, permitindo o envio de uma única mensagem para vários usuários de forma simultânea. Para automatizar os envios para os contatos, você precisa adicionar o número de seus leads e clientes e enviar uma única mensagem como se estivesse em um grupo no WhatsApp. A diferença é que os usuários receberão a mensagem de maneira individual, como se tivesse sido escrita para cada um deles.

Crie um cronograma de mensagens

Para trabalhar com marketing digital, captando e nutrindo os leads, é importante que você crie um cronograma de mensagens para diferenciar os clientes que estão em estágios diferentes no funil de vendas. Alguns leads ainda não sabem que estão com um problema. Outros já sabem e estão em busca de solução. Há, ainda, aqueles que estão prontos para fechar negócio. Ao criar as suas listas de contato, você poderá direcionar as mensagens certas para os clientes certos, no momento certo, individualizando o processo. Além de criar listas de contatos personalizadas, é importante que você tenha um cronograma de mensagens para torná-las periódicas. Essa estratégia possibilita que o cliente siga o funil de vendas de maneira fluida, já que as mensagens podem direcioná-los para os próximos níveis.

Peça autorização dos contatos

Assim como no e-mail marketing, ao utilizar o WhatsApp para vendas, você precisa conquistar o contato do cliente e não comprar ou usar de maneira arbitrária. Vale lembrar que o WhatsApp corresponde ao número de telefone de uma pessoa, ou seja, é extremamente deselegante e invasivo enviar uma mensagem do nada. Ao enviar uma mensagem não autorizada, além de diminuir as chances de conversão, você corre o risco de ganhar um cliente detrator, que provavelmente vai falar mal de sua marca. Na situação mais extrema, o cliente poderá até denunciar a sua empresa para o Procon e em sites como o Reclame Aqui, o que pode prejudicar a sua reputação. A melhor maneira de conquistar uma lista de contatos novos, de leads, é por meio do marketing de conteúdo e de landing pages. Troque conteúdos ricos em blog, como posts e ebooks, por dados dos clientes, sempre avisando da possibilidade de entrar em contato com eles.Por fim, sempre que for coletar dados pessoais de um cliente, atente-se às regras da LGPD para não sofrer sanções.

Evite erros comuns ao tentar vender seguros online

Para conseguir melhores resultados na venda de seguros online, também é importante evitar cometer erros que podem comprometer os resultados das suas estratégias e campanhas. Veja a seguir os principais cuidados que você deve tomar.

Tenha foco

Não saia atirando seus esforços em todas as redes. Concentre-se em poucos canais e execute as estratégias de forma correta. Por exemplo, se o foco é a venda de seguro coletivo e empresarial, foque nos locais em que seu público-alvo estará (como o LinkedIn, por exemplo).Agora, se o foco for seguro pessoal (automotivo ou residencial), concentre-se em uma rede social mais direcionada para esse público (como o Facebook), ou invista em ambos, caso trabalhe com os dois segmentos. Mas não expanda demasiadamente seus investimentos.

Separe perfil pessoal do profissional

Não utilize o perfil pessoal para falar sobre a corretora. Crie um perfil corporativo e defina uma branding persona para sua marca. Assim, pronuncie-se sempre como uma pessoa jurídica nesses ambientes.

Busque relevância

Concentre seus esforços em apresentar algo relevante para a sua persona, que desperte o interesse dela sobre o tipo de serviço que a sua corretora oferece (seguros). Não foque apenas na venda do produto: conduza a pessoa a conhecer o problema que ela tem até o processo de conversão.

Se atente à comunicação

Seja sempre solícito para responder as dúvidas do seu público-alvo. Falhas e erros podem gerar reclamações que prejudicam a imagem da sua empresa no mercado. Segmente Não deixe a segmentação de lado, pois o recomendado é direcionar seus esforços para quem realmente possa vir a ter interesse nos seus serviços. Considerando todas as dicas, esperamos que tenha ficado mais claro como iniciar uma estratégia para vender seguros online. Essa é uma importante forma de fazer a sua corretora crescer, aumentando o número de clientes e mantendo a sua fidelidade por um longo período. Dessa forma, é essencial utilizar estratégias eficientes, a fim de potencializar os resultados pretendidos. Além disso, oferecer cotações rápidas, de forma segura, por meio da integração de ferramentas online com um software de MultiCálculo é definitivamente um diferencial competitivo. Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas!